Com o aproximar do outono e do tempo de chuva, a rede de oficinas ContiService sensibiliza os automobilistas para a necessidade de adotar alguns comportamentos para que a segurança nas deslocações esteja sempre em primeiro lugar, contribuindo desta forma para a necessidade urgente da redução dos números da sinistralidade rodoviária.
A velocidade:
O primeiro conselho a ter em conta é reduzir a velocidade e adaptá-la às condições meteorológicas o que ajudará os automobilistas a estarem preparados para os eventuais imprevistos.
O estado dos pneus:
Os pneus são o único ponto de contacto entre o veículo e a estrada. Verifique regularmente o estado dos seus pneus para se assegurar que a profundidade do piso é a recomendada. Mesmo com pneus novos e em bom estado, os condutores devem sempre reduzir a velocidade em piso molhado de forma a diminuir o risco de aquaplaning.
Na eventualidade de entrar em aquaplaning, os condutores devem retirar imediatamente o pé do acelerador e diminuir a velocidade. Devem evitar “virar” o volante e travar. Contudo se existir a ameaça de um acidente, devem iniciar a travagem de emergência – na maioria dos casos os pneus traseiros mantêm aderência suficiente para abrandar o veículo. Logo que possível deve retomar-se a circulação a uma velocidade reduzida.
As luzes:
Ligue as luzes do veículo, inclusivamente quando chover com pouca intensidade. Ajudá-lo-á a aumentar a visibilidade, tanto a sua como a dos outros veículos.
A distância de segurança:
Mantenha a distância de segurança do veículo da frente (equivalente ao espaço de dois veículos), uma vez que o piso molhado faz com que a distância de travagem triplique. Sempre que possível use o motor para diminuir a velocidade do veículo.
As escovas limpa para-brisas:
Certifique-se que as escovas limpa para-brisas estão em boas condições e substitua-as se necessário.