Através do seu projeto TransforMAR, o Lidl estabeleceu um protocolo de colaboração com a Marinha, que prevê a realização de ações que visam a preservação dos ecossistemas marinhos e a proteção dos oceanos, onde se inclui a requalificação do laboratório de análises da qualidade da água e plâncton do Aquário Vasco da Gama, assim como a recolha de redes de pesca em alto mar.
Como forma de consciencializar a população para a adoção de comportamentos mais sustentáveis, em prol dos oceanos, em 2018 o Lidl desenvolveu o projeto TransforMAR, uma iniciativa que decorre, este ano, em 20 praias portuguesas, pretendendo sensibilizar para a importância da reutilização, reciclagem e redução do desperdício de materiais plásticos e resíduos de metal, evitando que estes acabem no mar, colocando em causa os ecossistemas.
Este ano, o Lidl dá mais um passo neste sentido, ao estabelecer um protocolo com a Marinha, através do Aquário Vasco da Gama, no âmbito da 5ª edição do TransforMAR. O protocolo estabelece as condições de colaboração entre as duas entidades, com vista ao incremento de ações que visam a preservação do ambiente e dos oceanos, designadamente, na recolha de redes de pesca em alto mar que, nesta edição, foram transformadas em várias esculturas, localizadas em Portimão (tartaruga gigante), Nazaré (“A onda que ninguém quer surfar”) e Vila Nova de Gaia (um labirinto de redes), concebidas pela artista portuguesa Soraia Domingos.
Além disso, o Lidl e a Marinha vão colaborar na requalificação do laboratório de análises da qualidade da água e plâncton que visem um melhoramento das capacidades existentes para uma melhor eficiência e eficácia dos serviços prestados à comunidade, no Aquário Vasco da Gama – o Aquário mais antigo do mundo aberto ao público.
O apoio do Lidl na requalificação do Aquário Vasco da Gama, irá permitir que este continue a sua missão de desenvolver atividades de investigação no domínio da fauna e da flora aquáticas, assim como na análise das águas do mar por forma a avaliar a qualidade da mesma, quais os desafios e metas a atingir e ações para a proteção ambiental dos oceanos e ecossistemasCom a produção de plâncton, o Aquário Vasco da Gama estabelece a cadeia alimentar marinha completa, fator crucial no aumento da longevidade de algumas espécies de invertebrados marinhos, e constitui igualmente parte importante da primeira fase de alimentação de algumas espécies reproduzidas no Aquário.
O Lidl conta com uma estratégia de redução de plástico, denominada Reset Plastic, cujos objetivos são: reduzir em 20% o seu consumo de plástico até 2025, tornar todas as suas embalagens o mais recicláveis possível e utilizar o máximo de plástico reciclado nas suas embalagens de marca própria.
Para Elena Aldana, Diretora de Assuntos Públicos, Comunicação e ESG do Lidl Portugal, “esta parceria que estabelecemos com a Marinha está totalmente alinhada com o nosso compromisso de cuidarmos do planeta, desde a recolha de resíduos nas praias com o objetivo de que estes não cheguem ao mar, a análise das águas dos oceanos e a qualidade do plâncton à recolha de redes de pesca em alto mar e a reciclagem das mesmas. Reconhecemos a urgência em proteger e salvar os oceanos, em respeitar a biodiversidade e em conservar os recursos e, enquanto empresa socialmente responsável, continuaremos a fazer a nossa parte, sensibilizando também a sociedade para estes temas fulcrais”.
Para o Comandante Nuno Leitão, Diretor do Aquário, “a Marinha, através do Aquário Vasco da Gama, está empenhada em contribuir de forma ativa na preservação dos ecossistemas marinhos e na conservação dos seres que aí habitam. A parceria com o Lidl Portugal vem cimentar este nosso foco. A criação de pontes com empresas socialmente responsáveis é central na preservação da natureza, assegurando um futuro de qualidade para as gerações vindouras.”