O Circuito de Monza, o terceiro mais antigo do mundo ainda em utilização, e a mais antiga pista na Europa, está a comemorar o seu 100º aniversário.
Para comemorar este marco histórico está em execução uma vasta programação, num conjunto de eventos em que mais de 300.000 visitantes são esperados, ao longo do fim de semana. A Câmara Municipal de Monza está, também ela, a realizar uma série de ações históricas, incluindo uma celebração das marcas – de automóveis e de motos – que participaram no primeiro Grande Prémio disputado no Circuito de Monza, há um século. A honra da subida ao primeiro lugar do pódio entre os automóveis é da FIAT, feito alcançado por pelo 804 de 6 cilindros, conduzido por Pietro Bordino, a 10 de setembro de 1922.
Dotado de um motor de 6 cilindros em linha com 95 cv, ao qual se acoplava uma transmissão manual de quatro velocidades, o FIAT 804 podia atingir uma velocidade máxima de 170 km/h, sendo muito difícil de conduzir fruto do seu baixo peso (650 kg). Ainda assim, Bordino conseguiu domar a potência do modelo que, para esta corrida, se vira aumentada para os 112 cv, permitindo-lhe alcançar uma clara vitória sobre os demais concorrentes.
Esta vitória será recordada na noite de hoje (sexta-feira, 9 de setembro), na praça principal de Monza, com uma cerimónia na qual Pietro Maria Meda – Vice-Presidente da ACI Milano e Presidente da EICMA – entregará uma placa comemorativa aos representantes do departamento de Heritage da FIAT.
Para celebrar o feito, foi, também, emitido um selo pela Poste Italiane, numa reprodução de uma obra do designer britânico Michael Turner, que retrata um ponto na corrida em que, surgindo em primeiro plano, o FIAT 804 acelerava ao longo da reta da meta ladeada pelas bancadas.