Entre os meses de janeiro e junho de 2022, as empresas do cluster do mobiliário e afins geraram quase 1000 milhões de euros em vendas ao exterior, superando em 9% os valores registados em igual período no ano transato. O resultado confirma as perspetivas de retoma do crescimento que o cluster vinha a registar na última década, mesmo com os impactos da pandemia, com um crescimento de 5% face ao primeiro semestre de 2019.
Os principais mercados comerciais deste cluster demonstram, assim, um desempenho positivo quando comparados com o ano anterior. França, responsável por 33,84% das exportações nacionais, importou mais 6,66% face ao igual período em 2021, seguindose Espanha, com uma quota de 24,60%. Já o mercado americano, manteve-se como o terceiro mais relevante, ao registar uma variação homóloga de 38,66%, seguindo-se a Alemanha (4,70%) e o Reino Unido (20,42%).
Joaquim Carneiro, presidente da Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA), demonstra-se “satisfeito com os resultados alcançados, numa conjuntura particularmente desafiante, pautada pela escassez de matérias-primas, pelos custos de produção e de transporte. Não podemos, contudo, acreditar que estas condicionantes não afetarão seriamente a atividade económica deste cluster. “
“Por outro lado, a retoma dos grandes certames internacionais, como a Maison&Objet, a Tortona Design Week ou o Portugal Home Week, está a revelar-se extremamente positiva para o cluster, ao permitir que apresente a excelência da produção nacional e a complementaridade da sua oferta internacionalmente. Falamos de um cluster altamente exportador e que vê nas feiras uma enorme possibilidade de fechar negócios com os seus clientes”, acrescenta.
O saldo da balança comercial nos primeiros seis meses do ano manteve-se substancialmente positivo, cifrado nos 401 milhões de euros, com uma taxa de cobertura das importações pelas exportações de 169%. Assim, o cluster do mobiliário e afins constitui um dos mais exportadores da economia nacional, com cerca de 90% da produção a ser destinada aos mercados estrangeiros.