O conceito de big data não é algo novo, mas a análise de grandes volumes de dados torna-se cada vez mais relevante, numa altura em que o tecido empresarial procura reinventar-se e adaptar-se a uma nova realidade desafiante e em constante mudança. Mas serão as empresas portuguesas capazes de utilizar as análises que resultam desses dados em proveito próprio? Estarão munidas de ferramentas de big data ou machine learning que lhes permitam fazer uma previsão de negócio ou guiam-se, simplesmente, pelo gut feeling? É a estas (e outras questões) que o BASE – Analytics Assessment, um inquérito desenvolvido pela LTPlabs – consultora de gestão especializada em advanced analytics – e pela Nova School of Business and Economics (Nova SBE), pretende dar resposta.
O inquérito, o primeiro do género desenvolvido pela LTPlabs, tem como objetivo medir a maturidade da componente analítica nos processos estratégico-táticos das empresas, desdobrando-se em várias questões que visam avaliar a capacidade de envolvimento da componente de análise na tomada de decisão em questões como planeamento da procura, alocação de recursos, análise de mercado e consumidores, entre outros. Além disso, inclui perguntas, direcionadas para diferentes áreas de trabalho de cada organização, sobre o envolvimento de analytics no quotidiano, nomeadamente no que diz respeito às técnicas utilizadas, aos planos de formação e até ao grau de importância atribuído pelos líderes à componente analítica.
No final de cada um dos cinco capítulos do questionário, os participantes terão acesso a um relatório que irá detalhar o nível de maturidade da respetiva empresa nessa temática, assim como posicioná-la em relação ao nível médio de empresas semelhantes. Além disso, irão receber um conjunto de recomendações de melhorias em diferentes áreas, tendo, ainda, acesso a uma seleção de estudos de casos de sucesso dentro do mesmo setor de atividade.
“A maturidade analítica é a medida de quão bem uma organização utiliza os seus dados. Aquelas com uma maturidade elevada têm dados e analytics profundamente enraizados em todos os departamentos e tomadas de decisão”, afirma Pedro Amorim, partner da LTPlabs. “Esta, todavia, não é a situação mais comum e a transição da tomada de decisão centrada no instinto para uma decisão baseada em indicadores, através de capacidades analíticas avançadas, é, de facto, um processo que deve ser realizado passo a passo. Saltar qualquer etapa nessa jornada levará provavelmente ao fracasso. Por isso, o primeiro objetivo deste inquérito passará por conhecer a maturidade atual do tecido empresarial nacional”, conclui.
Depois de obtidos os primeiros resultados, a LTPlabs e a Nova SBE, pretendem desenvolver, através do seu Data Science Knowledge Center, um índice de maturidade analítica das empresas nacionais. O inquérito, que acaba de ser lançado, encontra-se disponível online e pode ser preenchido de forma anónima em https://ltplabsbase.typeform.com/analyticssurvey.