Os veículos elétricos têm custos de utilização mais reduzidos quando comprados com os modelos de propulsão convencional. Ao desenvolver o SUV U5, a Aiways colocou o foco numa construção leve e inteligente, na aplicação de um grupo propulsor eficiente e na eficácia da gestão térmica da bateria, por forma a manter os requisitos energéticos tão baixos quanto possível. Esta estratégia não se revela apenas compensadora na estação de carregamento: é igualmente vantajosa nos custos de manutenção globalmente mais baixos, graças aos intervalos de manutenção de 100 mil km.
A plataforma MAS (More Adaptable Structure, ou “estrutura mais adaptável”), desenvolvida pela Aiways, conjuga soluções técnicas inovadoras para criar uma arquitetura inteligente. Por exemplo, a carroçaria em branco (fase em que os painéis se encontram apenas soldados, sem outros componentes adicionais) do SUV Aiways U5 é constituída por 52% de alumínio leve e resistente à corrosão e por 48% de ligas especiais compostas por aço de alta resistência.
Estes materiais são até quatro vezes mais resistentes que os aços especiais convencionais usados na construção de automóveis e garantem um excelente nível de segurança. As técnicas inovadoras de colagem e união utilizadas na carroçaria em branco permitiram alcançar uma rigidez torsional da subestrutura 50% superior àquela que é obtida com os métodos de construção habituais. Além do SUV U5, também o SUV-Coupé U6 (que será lançado em breve) e os modelos seguintes da Aiways terão como base esta plataforma extremamente versátil.

Estrutura de bateria patenteada com gestão térmica inteligente
A plataforma MAS distingue-se também pela sua arquitetura pioneira no que respeita à bateria. A estrutura patenteada “em sanduíche” não só garante uma elevada segurança anticolisão para os 24 módulos fornecidos pela CATL (Contemporary Amperex Technology Limited), como permite a utilização de um sistema de gestão térmica inteligente para aumentar a eficiência do sistema de alta tensão. Os módulos, situados na zona seca, encontram-se separados das placas de arrefecimento, localizadas na zona húmida, por uma camada protetora de isolamento multicamadas. Esta solução resulta num incremento de eficiência, bem como da fiabilidade da bateria de iões de lítio, que pode ser pré-aquecida graças à estrutura “em sanduíche”. O sistema de gestão térmica do SUV Aiways U5 assegura o funcionamento do conjunto da bateria de 63 kWh a uma temperatura ideal em todas as ocasiões, contribuindo para um aumento do seu tempo de vida útil. Em resultado, a Aiways garante 75% de capacidade residual da bateria, mesmo após oito anos de utilização. Com uma densidade de potência de 172 watts-hora por quilo, a bateria de alta tensão deste modelo está entre as que apresentam melhor desempenho do seu segmento.
Características avançadas do motor elétrico poupam peso e espaço de instalação
Os engenheiros do Aiways Research Center, em Jiading, recorreram também a elementos de liga leve para o sistema de propulsão. Pequeno e leve, o motor elétrico síncrono de ímanes permanentes desenvolvido internamente atinge 16 000 rpm, cerca de 25% mais do que os utilizados pela concorrência. A unidade propulsora, composta pelo motor elétrico, caixa de velocidades e inversor, oferece a vantagem de ocupar um espaço de instalação e possuir um peso 15% inferiores. Esta plataforma destaca-se também pela sua modularidade: no U5, o sistema de propulsão, com 150kW de potência e 310Nm de binário, encontra-se na frente do veículo e a tração é dianteira, mas poderá ser configurada com tração traseira ou integral em futuros modelos
Peso mais baixo do segmento contribui para a elevada eficiência e baixo desgaste
A combinação inteligente de materiais de liga leve de alumínio e aço, conjugada com o sistema inovador de bateria “em sanduíche” e com a unidade propulsora elétrica compacta, permite à versão base do U5 apresentar uma tara de apenas 1720 kg. Esta característica não só torna este modelo até 350 kg mais leve que os seus concorrentes diretos, como lhe permite ter um peso inferior a muitos SUV médios com propulsão convencional. As vantagens são evidentes: menor consumo de energia e redução no desgaste do componentes, tais como travões, pneus ou rolamentos do chassis.
Intervalos de manutenção de 100 mil km significam baixos custos de manutenção
Outra vantagem do conceito de construção leve, e da menor pressão sobre os componentes que daí resulta, é usufruir de longos intervalos de manutenção. O SUV Aiways U5 apenas necessita de manutenção por uma oficina autorizada Aiways a cada 100 mil quilómetros ou 36 meses (o que ocorrer primeiro). Os trabalhos de manutenção obrigatórios incluem a verificação e o reabastecimento ou substituição do fluido dos travões e do refrigerante da bateria de alta tensão, assim como do óleo da caixa redutora do grupo propulsor, além da substituição da pilha da caixa de telemática. Os restantes trabalhos de manutenção são realizados em função das necessidades. Estes longos intervalos de manutenção significam custos de manutenção e de utilização muito baixos, como também permitem poupar muitas matérias primas (necessárias para o fabrico de suprimentos operacionais ou peças de desgaste) em comparação com os veículos convencionais.
O vice-presidente para as Operações no Exterior da Aiways, Alexander Klose, afirma: “Ao conceberem a plataforma MAS, os nossos engenheiros estabeleceram um verdadeiro marco no setor. A tecnologia utilizada para a carroçaria, chassis, conjunto da bateria e unidade propulsora do U5 é pioneira e única na classe dos SUV. Durante a fase de desenvolvimento, foi particularmente relevante criar um produto que fosse não só sustentável e elétrico, mas que apresentasse também baixos custos de manutenção. Tendo em conta os atuais preços da energia, torna-se cada vez mais importante assumir um papel de liderança nesta área. A elevada flexibilidade da nova plataforma vai permitir mantermo-nos muito bem posicionados no que respeita a modelos futuros, tais como o SUV-Coupé U6, que será lançado em breve”.
Já o diretor de Pós-Venda nas Operações Exteriores da Aiways, sublinha: “Os custos de utilização e de manutenção de um veículo elétrico a bateria, como o SUV Aiways U5, são fatores de crescente relevância para os clientes devido ao significativo aumento dos preços da energia. Diversos estudos confirmam uma vantagem dos automóveis elétricos em termos de custos de até 20% face aos convencionais em praticamente todos os cenários de aplicação. Os intervalos de manutenção de 100 mil km são mais um importante fator neste contexto”.