A dignificação e reconhecimento da formação profissional estiveram na base da criação dos Prémios ATEC que, na sua primeira edição – integrados na conferência “A importância da Formação Prática em Contexto de Trabalho (FPCT) no mercado laboral” em Palmela e Matosinhos – honraram os formandos e os parceiros da Academia que mais se destacaram ao longo do ano letivo.
A formação profissional e a qualificação técnica são uma forte alavanca para o desenvolvimento sustentado das empresas e para o crescimento económico do País. Consciente de que muito mais que uma mera alternativa para terminar a escolaridade, devem ser encaradas como uma opção, com a instituição destes prémios, a ATEC – Academia de Formação pretende reconhecer aqueles que, ao longo dos últimos anos, provaram que as competências adquiridas durante a formação profissional são cada vez mais necessárias e valorizadas pelo mercado.
“Apesar dos progressos, a educação e a formação profissional têm enfrentado uma histórica desvalorização, com a associação da sua imagem a um tipo de ensino destinado pessoas com menor desempenho escolar. Felizmente, são cada vez menos as empresas que as vêem assim. Reconhecem as suas mais-valias e o percepcionam o estágio, não como a última etapa de um curso, mas como uma entrada na organização. Trabalhamos, diariamente, com formandos e empresas para reforçar esta ideia e quisemos valorizar aqueles que mais têm contribuído para esta mudança de mentalidade”, começa Pedro Oliveira, Diretor de Formação da ATEC.
Durante a conferência e a entrega de prémios foi destacada a importância dos estágios na aproximação à realidade laboral e na aquisição de experiências pré-profissionais e realçado o nível de preparação encontrada nos alunos da ATEC. O papel dos formandos no processo da renovação geracional das instituições foi distinguido pelos diferentes parceiros que sublinharam as mais-valias de parcerias com entidades de formação como a ATEC. O seu papel como tutores e futuros empregadores, por outro lado, também não passou despercebido e também foi alvo de apreciação.
O debate e a partilha de perspetivas foi uma constante ao longo de toda a cerimónia, com uma certeza em comum – a importância da aposta na valorização deste tipo de formação.
Terminada a conferência, e distinguidos os vencedores, Pedro Oliveira deixa o desafio: “Considerando a forte ligação e alinhamento às necessidades do mercado de trabalho, uma clara orientação para o saber-fazer e a possibilidade do prosseguimento de estudo, serão estes argumentos suficientemente sólidos para que a educação e formação profissional se assumam como uma opção?”.
Vencedores Prémios ATEC
- Tutoria de Excelência – Eurohidra e We Provide Solutions
- Mérito Empresarial na promoção de competências profissionais – SOAUTO e Jacinto & Alice
- Parceiro ATEC – Capgemini, Worten, Norauto e STET
- Promoção do Emprego – CGI e STCP – Sociedade de Transportes Coletivos do Porto.
- Prémio carreira – Gabriela Facury e André Ribeiro (diplomados ATEC)
- Prémio Estagiário ATEC – Pedro Moura, Adérito Neto, José Capela e Carlos Ramos
Destaque para a Fundação Amélia de Melo, que este ano se uniu à ATEC para premiar monetariamente dois jovens estagiários que se distinguiram segundo os critérios do prémio Industrial Future.
