• AUTOMÓVEL
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • LANÇAMENTOS
  • DESPORTO
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • DESIGN
  • LINKS
    • BELEZA
    • ESTUDO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

QS europeu – Yolanda Hopkins campeã em Newquay!

15 de Agosto, 2022

Conheça os pacotes especiais do The Lodge Hotel para uma city break e para os verdadeiros amantes de vinho

15 de Agosto, 2022

Quatro formas de detectar câmaras ocultas no alojamento e o que fazer a esse respeito

15 de Agosto, 2022
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL

    Início da produção do Mercedes-AMG ONE

    13 de Agosto, 2022

    Hyundai conquista dois prémios no Red Dot Awards: Brand & Communication Design 2022

    12 de Agosto, 2022

    Mobinov promove conferência sobre o futuro da indústria automóvel

    12 de Agosto, 2022

    Mazda prevê contínua recuperação das vendas a nível global

    11 de Agosto, 2022

    Novo Kia Sportage obtém 5 estrelas nos testes de segurança Euro NCAP

    11 de Agosto, 2022
  • ENTREVISTA

    Cristina Rola – Diretora de Marketing da SEAT e CUPRA Portugal

    18 de Julho, 2022

    Entrevista com TSUNEO KANASUGI, designer do LEXUS NX

    11 de Fevereiro, 2022

    Luiza Teixeira de Freitas – Operação Nariz Vermelho

    8 de Novembro, 2021

    Mestres Takumi: Os artesãos modeladores de argila da Mazda

    22 de Julho, 2021

    Maria Greger: Reflexões de uma veterana do design

    22 de Julho, 2021
  • NEGÓCIOS

    Mistolin Pro reduz pegada ambiental

    15 de Agosto, 2022

    Já abriu o novo supermercado Coviran em Garvão

    13 de Agosto, 2022

    Solução inovadora de transferência de cargas entre equipamentos

    13 de Agosto, 2022

    90 anos do Grupo LEGO

    10 de Agosto, 2022

    COTEC premeia inovação e solidez financeira da Luís Simões

    9 de Agosto, 2022
  • IMOBILIÁRIO

    Serviços de leasing da NHOOD PORTUGAL comercializam 58 novas lojas no primeiro semestre de 2022

    11 de Agosto, 2022

    Keller Williams Portugal regista o maior crescimento de sempre no primeiro semestre de 2022

    2 de Agosto, 2022

    Casa No Minuto chega ao mercado e lança o primeiro Drop Imobiliário em Portugal

    21 de Julho, 2022

    Os 25 municípios mais baratos para arrendar casa em Portugal

    21 de Julho, 2022

    21,5% das transações RE/MAX são de investimento estrangeiro

    21 de Julho, 2022
  • LANÇAMENTOS

    Bicicletas elétricas BIRD chegam ao Norte de Portugal

    14 de Agosto, 2022

    JCDecaux refresca paragens de autocarro de Lisboa a Braga ao sabor do novo Beefeater Zesty Lemon

    11 de Agosto, 2022

    A Vaca que ri e Babybel juntam-se aos clássicos da Disney® no regresso às aulas

    10 de Agosto, 2022

    NOVO DS 7 já pode ser encomendado em Portugal

    9 de Agosto, 2022

    Shamir Portugal lança primeira coleção de óculos

    9 de Agosto, 2022
  • DESPORTO

    QS europeu – Yolanda Hopkins campeã em Newquay!

    15 de Agosto, 2022

    José Pedro Fontes/Inês Ponte vencem sexta etapa do Campeonato de Portugal de Ralis

    12 de Agosto, 2022

    Carolina Santos estreia-se a vencer na Costa Nova

    8 de Agosto, 2022

    Sardinha portuguesa NURI dá a volta ao mundo na GOLDEN GLOBE RACE 2022

    4 de Agosto, 2022

    Novo Abarth Pulse é o novo “safety car” da Fórmula 4 brasileira

    2 de Agosto, 2022
  • DESTINOS

    Uma MADEIRA alternativa

    12 de Agosto, 2022

    LISBON MARRIOTT HOTEL lança noite de cinema ao ar livre

    6 de Agosto, 2022

    eDreams sugere os melhores destinos para desfrutar da natureza

    5 de Agosto, 2022

    PORTOBAY apresenta “LA VILLA”

    28 de Julho, 2022

    THE VINE HOUSE: uma experiência autêntica no ambiente de uma quinta vinhateira

    25 de Julho, 2022
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • DESIGN

    VICAIMA INFINITY lança uma nova dimensão para o design de interiores

    1 de Maio, 2022

    LEXUS apresenta “SPARKS OF TOMORROW” na semana de DESIGN DE MILÃO 2022

    18 de Abril, 2022

    Inovação e sustentabilidade “MADE IN PORTUGAL” merecem elogios na MAISON & OBJET

    31 de Março, 2022

    DS X MÉTIERS D’ART: Anne Lopez, primeira premiada, recria o ambiente de um DS 9

    26 de Março, 2022

    Quais são as marcas com os anúncios mais memoráveis de todos os tempos? E deste Natal (2021)?

    21 de Janeiro, 2022
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. ESTUDO
    3. EVENTO
    4. LIVROS
    5. MODA
    6. SAÚDE
    7. SUSTENTÁVEL
    8. TECNOLOGIA
    9. VER TODOS

    Atida | Mifarma indica 4 cuidados essenciais para conseguir a melhor rotina diária para o Verão

    23 de Julho, 2022

    A vida realmente começa aos 40 – de acordo com o último estudo global realizado pela Avon

    12 de Julho, 2022

    Da cozinha para o nécessaire: Atida | Mifarma explica as vantagens de utilizar o ovo na cosmética

    9 de Julho, 2022

    SKIN dá vida à sua SKINBOX numa experiência pop-up de beleza de 3 dias em Lisboa e Porto

    26 de Junho, 2022

    84% dos portugueses já tiveram comportamentos de risco enquanto conduziam

    1 de Agosto, 2022

    90% dos portugueses considera que a preservação do meio ambiente é um problema urgente e imediato

    28 de Julho, 2022

    DELTA lidera o ranking das marcas com maior relevância e reputação no 1º Semestre de 2022 e CGD é a marca que regista o maior crescimento

    27 de Julho, 2022

    Serviços Públicos alvo de mais de 5.500 reclamações. IMT, Segurança Social e SNS são as entidades com mais queixas

    27 de Julho, 2022

    MAR SHOPPING MATOSINHOS escolhido para ser palco do projeto “conservar afetos femininos”

    13 de Agosto, 2022

    17º Festival Internacional dos Açores 30 de agosto a 4 de Setembro Açores são palco para grandes nomes do panorama musical nacional e internacional

    8 de Agosto, 2022

    A classe de luxo da Opel em grande destaque no Top International Concours d’Élégance

    7 de Agosto, 2022

    AGOSTO é sinónimo de diversão no ARENA SHOPPING

    6 de Agosto, 2022

    Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce Catarina Silva é a vencedora da fase de ilustração

    7 de Agosto, 2022

    VIAGEM ao INTERIOR dos livros, das pessoas e do país

    23 de Julho, 2021

    H&M e Grupo LEGO unem-se para comemorar o poder da brincadeira e da criatividade

    7 de Julho, 2022

    NAJI alegra o verão com 3º DROP da KILIG COLLECTION

    4 de Julho, 2022

    A Vinted pode ser a nossa melhor amiga nos Festivais de Verão para encontramos o nosso look festivaleiro!

    4 de Julho, 2022

    Coleção MODA La Redoute para criança… propostas felizes onde reina cor e diversão!

    23 de Junho, 2022

    Urgências/Obstetrícia: Queixas dos utentes disparam 113%

    12 de Agosto, 2022

    Calema e Pfizer: “Toca a todos” #1 em populares no Yutube, em apenas 3 dias. Quase meio milhão de visualizações. Coreografia já é tendência no TikToK

    10 de Agosto, 2022

    Lazer e descanso sim, mas sem esquecer que o cancro do pulmão não tira férias

    29 de Julho, 2022

    Atida | Mifarma indica 4 cuidados essenciais para conseguir a melhor rotina diária para o Verão

    23 de Julho, 2022

    RAIZ inaugura primeira CONCEPT FARM em LISBOA

    29 de Junho, 2022

    National Geographic Turismo Sustentável by Volvo

    21 de Junho, 2022

    SAINT-GOBAIN EM PORTUGAL ruma ao carbono zero com novo parque fotovoltaico inaugurado na LECA PORTUGAL SA

    16 de Junho, 2022

    Como garantir o futuro da sustentabilidade e das TIs

    1 de Junho, 2022

    Quatro formas de detectar câmaras ocultas no alojamento e o que fazer a esse respeito

    15 de Agosto, 2022

    Ciberataques a dispositivos móveis com aumento considerável em 2022

    11 de Agosto, 2022

    8 dicas para otimizar o perfil de LinkdIn

    3 de Agosto, 2022

    Sophos deixa 7 dicas de segurança para ter um Verão descansado

    31 de Julho, 2022

    QS europeu – Yolanda Hopkins campeã em Newquay!

    15 de Agosto, 2022

    Conheça os pacotes especiais do The Lodge Hotel para uma city break e para os verdadeiros amantes de vinho

    15 de Agosto, 2022

    Quatro formas de detectar câmaras ocultas no alojamento e o que fazer a esse respeito

    15 de Agosto, 2022

    Mistolin Pro reduz pegada ambiental

    15 de Agosto, 2022
Creative News
Home»Dicas»Gamificação: a nova forma de contratar o talento certo para a posição certa
Dicas

Gamificação: a nova forma de contratar o talento certo para a posição certa

Mercado global da gamificação está a crescer a uma taxa anual de 32%
24 de Junho, 2022
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

A gamificação nos Recursos Humanos (RH) facilita o processo de seleção tanto para o candidato como para o recrutador. Em qualquer negócio, as melhores decisões devem ser sempre tomadas com base nas suas necessidades. Isto inclui a contratação do talento certo para as posições certas. Ao introduzir a gamificação nos RH, os recrutadores podem trazer mais eficiência e conhecimento na importante tarefa de contratação. A Adecco Portugal explica as vantagens e como implementar um processo de recrutamento baseado em jogos. 

Diz-se que as crianças muito aprendem a brincar e a fazer jogos. Uma verdade que não deve ser descontinuada na idade adulta, porque os jogos motivam, envolvem e fazem parte de um processo de crescimento individual e em equipa.  

É por isso que a gamificação nos RH é considerada uma estratégia fundamental para motivar os colaboradores e melhorar os resultados de uma empresa. Na prática, utiliza elementos presentes num jogo para engajar equipas: envolve metas, regras, feedback, participação voluntária e recompensa. Sim, exatamente os tópicos capazes de estimular de forma competitiva, mas saudável, equipas de trabalho.  

Se por um lado a estratégia é um recurso valioso para reter talento ao permitir maior engajamento e motivação, ampliação de resultados em consequência de envolver profissionais altamente motivados, é também uma técnica poderosa para o reconhecimento de talento e adequação à cultura dentro das empresas e no recrutamento de novas pessoas. 

Não há nada mais stressante do que ser observado e escrutinado. Por outro lado, também não é fácil para o recrutador julgar as características e as qualificações de um candidato em apenas 30 minutos. 

A gamificação nos RH facilita o processo de seleção tanto para o candidato como para o recrutador. E cada vez mais empresas estão a utilizar a gamificação nos RH para ajudar a identificar os candidatos mais adequados às necessidades da empresa. Criar um jogo pode parecer uma tarefa assustadora mas, na realidade, é bastante simples implementar jogos que ajudam a empresa a atrair talento. 

De acordo com um relatório do ReportLinker, o mercado global da gamificação foi avaliado em 6,8 mil milhões de dólares em 2018 e prevê-se que cresça a uma impressionante taxa anual de 32%, devendo atingir 40 mil milhões de dólares em 2024″. A frequência com que as empresas estão a adotar a gamificação para múltiplos fins, sendo um deles o recrutamento, é cada vez mais elevada. 

A gamificação nos RH nos processos de recrutamento permite aos candidatos mostrar o seu valor e competências. E os responsáveis por RH podem avaliar melhor o talento. Um jogo pode passar por questionários comportamentais, desafios da indústria, tarefas relacionadas com a empresa, etc.. 

IMPLEMENTAR A GAMIFICAÇÃO 

Encontrar e recrutar os melhores talentos, especialmente no atual contexto de pleno emprego técnico, pode não ser uma tarefa fácil. Os recrutadores podem usar a gamificação para poupar tempo e aumentar as hipóteses de contratar a pessoa certa para a posição a preencher. A chave é implementar o estilo de jogo correto que pré-qualifica os melhores candidatos. 

Ao considerar os jogos de recrutamento na estratégia de gamificação de RH, pode-se escolher entre modelos conhecidos ou jogos personalizados: 

  • Jogo baseado em modelos. Basta adicionar o conteúdo da empresa aos modelos de jogo existentes. As interfaces Plug-and-play combinam o jogo com a marca e o conteúdo da organização. Esta opção permite uma pequena personalização a um custo mais baixo.
  • Jogos personalizados. Especialmente útil para empresas que anseiam por algo mais profundo e ambientes, cenários e personagens à medida.

Ambas as opções provaram atrair novos talentos, avaliar competências e personalidades, e ajudar a conduzir a melhores decisões na contratação do que os métodos tradicionais de recrutamento. 

VANTAGENS NO RECUTAMENTO 

AO CONTRÁRIO DE UM CURRÍCULO, OS JOGOS NÃO PODEM SER FALSIFICADOS 

É fácil mentir ou empolar as competências durante uma entrevista de emprego. Pelo contrário, é difícil falsificar um conhecimento profundo sobre um assunto ou um desempenho sólido durante uma análise gamificada.  

Ao criar jogos do género “Trivial”, jogos de palavras ou de correspondência, os recrutadores conseguem perceber o que os candidatos sabem sobre a sua indústria, produtos ou processos. Se estiverem à procura de alguém com competências muito específicas, devem fazer perguntas específicas, cronometrando a resposta para assegurar que o entrevistado não vai procurar informação online. 

Se o processo de seleção estiver mais centrado na compreensão das soft skills do candidato, é melhor experimentar um jogo de escolhas, semelhante a um livro “Choose Your Own Adventure”. É o ideal para testar vendas, negociação, comunicação, empatia e capacidade de resolução de problemas. A análise do desempenho do jogador mostra uma imagem clara das suas tendências comportamentais e revela se são, ou não, as adequadas para a empresa. 

AVALIAÇÃO COMPLETA DOS CANDIDATOS 

Com a gamificação, uma avaliação completa dos candidatos é feita em horas. Muitos jogos adaptam-se ao desempenho do jogador, mostrando-lhes onde se encontram e dando-lhes uma sensação de realização, independentemente do seu nível. A maioria é concebida para começar com perguntas/cenários fáceis e aumentar/diminuir o nível de dificuldade à medida que os jogadores avançam. 

Ao criar estes jogos de seleção, os candidatos são mais envolvidos e consegue-se ter uma visão mais profunda da sua personalidade, comportamento, preferências e processos de pensamento. 

IDENTIFICAR CANDIDATOS MOTIVADOS 

Com o jogo de recrutamento concluído, o recrutador será capaz de identificar quem está realmente interessado. Um jogo bem construído deve incluir perguntas provocadoras de pensamento sobre matéria relevante e fornecer feedback concreto, para que quem responde saiba se estava certo e/ou como a sua decisão afetou o cenário virtual. Por exemplo, uma empresa de serviço ao cliente pode fazer perguntas específicas sobre produtos ou processos, ou retratar como os empregados lidariam com um cliente insatisfeito. Quem completa o jogo demonstra um nível de compromisso, indicando assim a motivação para trabalhar para a empresa. 

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorVolvo XC60 – 2.000.000 unidades
Próximo Fitness Hut recebe prémio Marca Recomendada 2022

Relacionados

8 DICAS para superar uma entrevista de emprego depois dos 50 anos

9 de Agosto, 2022

8 dicas para otimizar o perfil de LinkdIn

3 de Agosto, 2022

ÚLTIMAS
Desporto

QS europeu – Yolanda Hopkins campeã em Newquay!

15 de Agosto, 2022

olanda Hopkins sagrou-se, esta sexta-feira, campeã do Boardmasters, evento QS1000 do circuito QS europeu 2022/23,…

Conheça os pacotes especiais do The Lodge Hotel para uma city break e para os verdadeiros amantes de vinho

15 de Agosto, 2022

Quatro formas de detectar câmaras ocultas no alojamento e o que fazer a esse respeito

15 de Agosto, 2022

Mistolin Pro reduz pegada ambiental

15 de Agosto, 2022
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.