O evento “Data Driven Cities. Digital infrastructures enabling sustainable urban development: a transatlantic comparison” organizado pela Bain & Company Italy e pela Amerigo em Milão acaba de terminar no Museu Nacional de Ciência e Tecnologia Leonardo Da Vinci, um local que simboliza o desenvolvimento e as mudanças na sociedade moderna.
O encontro foi concebido para promover uma maior colaboração entre os setores público e privado, com um foco especial no papel que as grandes cidades podem desempenhar como plataformas de infraestruturas para planos nacionais de recuperação.
O CEO da FIAT e CMO Global da Stellantis, Olivier Francois, participou neste prestigioso evento e apresentou os três conceitos-chave que estão a liderar o percurso de eletrificação da FIAT rumo a uma mobilidade cada vez mais sustentável nas cidades.
“A FIAT, como OEM, está a desempenhar o seu papel no desenvolvimento de uma mobilidade sustentável para as cidades“, afirmou Olivier Francois. “E isso não é apenas uma questão de negócios, mas é uma missão social. Como o foi depois da Segunda Guerra Mundial com o 500, quando a FIAT criou, literalmente, a mobilidade para pessoas e famílias, e isso foi relevante. Agora, é ainda mais relevante ao entrarmos num “mundo elétrico” com o Novo 500, numa mobilidade urbana sustentável. Sendo já líder no segmento dos automóveis urbanos na Europa, é natural para nós – e o nosso dever – sermos o agente transformador da mobilidade urbana elétrica e sustentável. E estamos a ter sucesso: o Novo 500 é já o segundo veículo elétrico mais vendido em todo o mercado europeu e líder em Itália, Alemanha e França. Se o produto e as suas características tecnológicas são o nosso trabalho, a abordagem amigável e sem stress é o nosso dever para com os clientes, bem como a cooperação com os fornecedores de energia para assegurar uma abordagem inteligente e fácil à rede de carregamento e também para servir a rede energética com a mais ampla instalação V2G na Europa, capaz de originar uma potência equivalente ao consumo de cerca de 10 mil pessoas em média. No entanto, para sermos bem-sucedidos e preparar o caminho para uma mobilidade urbana mais sustentável, devemos jogar em equipa. Combinando os esforços de vários intervenientes. Os fatores-chave e os temas mais urgentes a abordar são uma infraestrutura capilar de carga rápida nas cidades; os edifícios inteligentes e os pontos de carregamento em casa para antigos e novos condomínios; e a mobilidade multimodal: os principais fornecedores de mobilidade a trabalhar em conjunto para oferecer uma experiência de mobilidade combinada (como exemplo: comboio, VE e ‘last mile’). É claro que isto necessita do apoio de vários intervenientes, tanto públicos como privados, e é assim que podemos ter êxito, em conjunto, para criar um futuro mais sustentável e melhor para o nosso povo“.
Atualmente, o ADN da FIAT pode ser resumido na frase “Só é ecológico quando é ecológico para todos“, como Olivier Francois reafirmou no seu discurso que se centrou na mobilidade sustentável em cidades inteligentes. Afinal, o trabalho diário dos fabricantes de automóveis é repensar a condução nas cidades e torná-la mais sustentável e acessível a todos.
