A 40ª edição da reencenação das 1000 Miglia, a “corrida mais bela do mundo” de acordo com Enzo Ferrari, está em curso e terá início em Brescia a 15 de junho, ali regressando a 18 de junho depois de ter feito escala em alguns dos locais mais encantadores de Itália. Metade corrida e metade aventura, este ano as 1000 Miglia incluirão mais de 400 automóveis antigos de elevadíssimo valor, 118 dos quais pertencem às marcas Abarth, Alfa Romeo, Fiat e Lancia, uma equipa que é líder indiscutível nos desportos motorizados italianos.
Como de costume, a Alfa Romeo é a estrela do evento com 50 dos seus automóveis na linha de partida, mais do que qualquer outra marca. Estes incluem três modelos da coleção privada da marca que estão normalmente expostos no Museu Alfa Romeo em Arese: o 6C 1500 Super Sport de 1928, o 1900 Sport Spider de 1954 e o 1900 Super Sprint de 1956.
Estas três joias da coleção histórica vão ser conduzidas por equipas excecionais. No veículo vencedor de 2019, o 6C 1500 Super Sport, estará uma dupla com vários títulos (no desporto, na vida e nas suas carreiras como pediatras) composta por Giovanni Moceri e Valeria Dicembre; a bordo do Super Sprint de 1900, estarão dois representantes da Alfa Romeo Manufacturing: Francesco Pirozzi, membro da oficina mecânica da fábrica Giambattista Vico em Pomigliano e Cristina Posta, funcionária do departamento de montagem da fábrica de Cassino; finalmente, Alessandro Alunni Bravi, Diretor Geral da Sauber Motorsport, e a piloto e comentadora desportiva Vicki Piria compõem a equipa que compete a bordo do 1900 Sport Spider.
Estas três extraordinárias obras de arte sobre rodas pertencem à coleção privada Heritage, o departamento Stellantis dedicado à proteção e promoção do património histórico da Alfa Romeo. O espírito com que a Alfa Romeo enfrenta a 40ª edição das 1000 Miglia é o mesmo que a distinguiu nas suas origens. Uma marca que tem, em performance e competição, um traço fundamental do seu ADN de nobre caráter de desportivismo desde 1910.

O Tonale irá liderar as joias intemporais da Alfa Romeo
À “tribo” de fãs da Alfa Romeo foi recentemente dada a oportunidade de experimentar e desfrutar do Tonale em todos os concessionários Alfa Romeo. Ao longo da sua história, a Alfa Romeo sempre foi capaz de manter o seu estatuto e de expressar o seu passado glorioso e inimitável ADN em cada um dos seus novos modelos. Por esta razão, cada Alfa Romeo inspira admiração, e isto não só se aplica aos seus automóveis clássicos, mas também aos atuais, que se juntarão à comitiva 1000 Miglia na sua viagem pelas paisagens e cidades mais evocativas de Itália. Os Tonale também embarcarão nessas estradas e desfrutarão do calor e afeto com que os adeptos das 1000 Miglia saúdam os automóveis todos os anos.
Alfa Romeo 6C 1500 Super Sport de 1928
Todas as atenções estarão centradas no Alfa Romeo 6C 1500 Super Sport, cuja carroçaria foi construída no Stabilimenti Farina, pois este incrível automóvel do Museu Histórico Alfa Romeo procura repetir o sucesso que teve nas edições de 2005, 2007, 2008 e 2019 desta corrida. Também foi vitorioso em 2007 e 2008 nas “1000 Millas Sport” na Argentina. Este espetacular automóvel de 1928 está equipado com um motor de seis cilindros de 1487 cc, que fornece uma potência máxima de 76 cv às 4.800 rpm, e atinge uma velocidade máxima de 140 km/h. Apenas 31 destes modelos foram fabricados entre 1928 e 1929.
1900 Super Sprint de 1956
Este elegante coupé com carroçaria Touring é o modelo “gran turismo” do 1900, cuja reivindicação “o automóvel de família que ganha corridas” o tornou famoso na década de 1950. Com um desempenho desportivo que é, ainda hoje, impressionante, o Alfa Romeo 1900 Super Sprint é baseado numa versão curta da carroçaria sedan do 1900 e tem um motor quatro cilindros de dois litros com dupla árvore de cames – uma característica típica da marca – e 115 cv de potência às 5.500 rpm. Nos anos 50, era comum que os melhores designers italianos adquirissem o chassis da Alfa Romeo e o completassem com uma carroçaria concebida e produzida internamente. O modelo com maior sucesso veio da empresa milanesa Touring, cuja versão do Alfa Romeo 1900C Super Sprint ainda é considerada como um dos coupés mais equilibrados e refinados alguma vez produzidos para a marca do Biscione. Entre 1954 e 1955, foram produzidos 300 exemplares.
1900 Sport Spider de 1954
Um Spider de competição extremamente raro – com apenas dois exemplares construídos – este modelo está equipado com um motor “1900” de quatro cilindros com dupla árvore de cames e é capaz de atingir 220 km/h graças ao seu peso de 880 kg e uma aerodinâmica particularmente eficiente. Destacando-se pelo seu design inovador de Franco Scaglione para Carrozzeria Bertone, o 1900 Sport Spider está equipado com uma transmissão de 5 velocidades e um eixo traseiro De Dion. O seu desempenho e condução são tão bons como os de um veículo moderno, com um comportamento superior e reativo e uma elevada aderência à estrada. Este automóvel extraordinário será conduzido por Alessandro Alunni Bravo, o Diretor Geral da Sauber Motorsport (parceiro da Alfa Romeo no “circo” da Fórmula 1), em conjunto com a jovem piloto e comentadora desportiva Vicki Piria que, embora ainda não tenha chegado aos 30 anos, já conta com uma impressionante carreira profissional no mundo das corridas.