O Grupo Costa, a empresa de cruzeiros líder na Europa que pertence à Carnival Corporation & plc (NYSE/LSE: CCL; NYSE: CUK), a maior empresa de cruzeiros do mundo, anunciou hoje a criação de um departamento dedicado à descarbonização dentro da sua unidade Carnival Maritime, com sede em Hamburgo. O Grupo Costa é formado pela principal linha de cruzeiros da Europa, a Costa Cruzeiros, e pela AIDA Cruises, a principal linha de cruzeiros da Alemanha.
O novo departamento reúne as competências científicas e técnicas do Grupo, e será responsável por desenvolver e implementar a estratégia para atingir os objetivos de descarbonização das frotas Costa e AIDA até 2050. O esforço será focado em pesquisa e desenvolvimento, gestão de energia e análise de dados para desenvolver a rota que levará às operações de navios de cruzeiros de emissão zero.
Como prioridade, o departamento recém-criado trabalhará para melhorar ainda mais o desempenho ambiental da frota existente, trabalhando em sinergia com os departamentos de sustentabilidade das marcas Costa e AIDA.
Especificamente, a unidade vai estudar e testar novas tecnologias, como baterias, células a combustível, energia solar e eólica, para acelerar a sua disponibilidade.
Em conjunto com outros parceiros, estão a ser desenvolvidos sistemas de limpeza de gases de escape ainda mais avançados para reduzir também ainda mais os níveis de emissão. Com o tempo, os avanços na aplicação de combustíveis alternativos em larga escala, incluindo biocombustíveis (biogás liquefeito e biodiesel), metanol, amónia e hidrogénio, vão permitir que os navios sejam flexíveis na utilização de baixa energia com emissão de carbono. As soluções estão a ser desenhadas para corresponder aos requisitos dos navios recém-construídos, bem como da atual frota, no que diz respeito à capacidade de armazenar e utilizar combustíveis de nova geração.
“Enfrentar as mudanças climáticas exige muito esforço e compromisso, e acreditamos que a criação do novo grupo de trabalho é um ativo fundamental para acelerar o desenvolvimento de novos conceitos que podem levar-nos a alcançar operações neutras em carbono até 2050”, disse Michael Thamm, CEO do Grupo Costa e Carnival Asia. “Para enfrentar este desafio, pretendemos estabelecer colaborações e parcerias com outros players da cadeia de valor para continuar o nosso papel pioneiro na indústria de cruzeiros. Também vamos continuar a trabalhar em estreita colaboração com os governos para garantir que a Europa possa liderar o caminho para os cruzeiros sustentáveis.
Ao longo dos anos, o Grupo Costa liderou a inovação sustentável na indústria de cruzeiros, introduzindo novas tecnologias avançadas a bordo dos seus navios existentes e novos. A empresa foi a primeira a introduzir a propulsão a GNL – a mais avançada tecnologia de combustível disponível para reduzir as emissões – com quatro navios atualmente em serviço na frota do Grupo. Além disso, a maioria dos navios da frota está equipada com sistemas de fornecimento de energia em terra, para atingir zero emissões durante a sua estadia em portos onde esta tecnologia já está disponível.
Atualmente, o Grupo Costa está pronto para instalar o maior sistema de armazenamento de baterias de íon de lítio no navio de cruzeiro AIDAprima durante o verão. Além disso, células de combustível movidas a hidrogénio derivado de metanol estão a ser instaladas no AIDAnova para os primeiros testes neste verão. Com a Ecospray, empresa com sede em Itália da qual a Costa é acionista, o Grupo Costa também está a trabalhar em projetos experimentais de captura de carbono.