A CUPRA está a revelar os seus planos entusiasmantes para o futuro, com os novos heróis para uma nova era. Está de volta ao local onde tudo começou há quatro anos, em Terramar, Sitges, para dar início ao próximo capítulo.
Até à data, a marca já entregou perto de 200.000 unidades, ao mesmo tempo que o seu volume de negócios passou de 430 milhões de euros, em 2018, para quase 2,2 mil milhões de euros em 2021, muito além de todas as expectativas. E este ano, a CUPRA pretende duplicar as suas vendas, o seu volume de negócios e rede global de CUPRA Masters e CUPRA City Garages.
Até 2025 a CUPRA terá entrado numa nova era com três novos modelos elétricos – o CUPRA Terramar*, o CUPRA Tavascan* e o CUPRA UrbanRebel* – bem como a sua gama totalmente renovada.
“Hoje, mostramos toda a gama de heróis da CUPRA que será lançada até 2025”, disse Wayne Griffiths, CEO da CUPRA. “O nosso objetivo, a médio prazo, é entregar 500.000 veículos por ano e avançar com a nossa expansão internacional para novos mercados, bem como entrar em novos segmentos. A Tribo CUPRA está empenhada em fazer com que tudo isto aconteça, são as pessoas que contam. Porque no fim, são as pessoas que fazem a marca.”
O evento Unstoppable Impulse decorreu em Terramar (Sitges), onde os meios de comunicação internacionais, instituições, parceiros e embaixadores da CUPRA, como a premiada pelo Ballon d’Or e com o Prémio FIFA, Alexia Putellas, se juntaram ao evento. Representantes do Grupo Volkswagen, bem como os membros das famílias acionistas Piëch e Porsche também se juntaram ao evento.

A incrível jornada da CUPRA
A CUPRA foi lançada em 2018 com a ambição de reinventar o panorama atual, impulsionada por alguns crentes que queriam desafiar o status quo.
O primeiro veículo a encarnar a ambição e o caráter da marca desafiante foi o CUPRA Ateca. Um modelo único no seu segmento.
Dois anos depois, a marca lançou o Rei dos Leons, o CUPRA Leon. Foi o primeiro modelo da marca com uma vasta gama de motores potentes, e o primeiro modelo CUPRA elétrico, graças ao seu motor híbrido plug-in de alta performance.
Seguiu-se o primeiro modelo autónomo, o CUPRA Formentor. O SUV crossover tem sido um enorme sucesso com quase 100.000 unidades entregues globalmente e é agora o modelo mais vendido da empresa.
E depois veio o CUPRA Born. O primeiro carro 100% elétrico, e a combinação perfeita entre eletrificação e performance. Mas os veículos são apenas uma parte da história.
Um dos elementos-chave para o sucesso da CUPRA é a Tribo CUPRA.
“A Tribo CUPRA cria dia após dia a essência da nossa marca: Atitude Disruptiva, Espírito Rebelde e Mentalidade Não Convencional”, disse Antonino Labate, Diretor Global de Estratégia, Desenvolvimento de Negócios & Operações na CUPRA. “Hoje, apresentamos o membro da Tribo mais recente: TV Boy. Alguém com um espírito rebelde que ultrapassa os limites para inspirar a próxima geração através da sua arte.”
Agora a CUPRA está a olhar para o futuro com novos heróis para uma nova era.

CUPRA Terramar*: o primeiro SUV elétrico da marca
A tecnologia híbrida plug-in demonstrou que a eletrificação faz parte do ADN CUPRA, e a gama de veículos que beneficiam da tecnologia tem crescido para encapsular uma grande parte da gama da marca. Mas a CUPRA vai mais além.
Até 2024, a gama de modelos híbridos plug-in incluirá ainda mais opções e maior alcance.
A juntar-se à equipa está o CUPRA Terramar, um SUV desportivo que presta homenagem a Terramar, Sitges, combinando proporções arrojadas com um design marcante. Este SUV emocional, desportivo e elétrico vai levar a empresa até ao topo do mercado no segmento SUV, o segmento que mais cresce na Europa. Será produzido na Hungria, na fábrica de Györ da Audi.
O CUPRA Terramar estará disponível com versões ICE, bem como uma nova geração de motorizações híbridas plug-in que oferecem cerca de 100km no modo totalmente elétrico.
A gama e-HYBRID centra-se na performance e na contemporaneidade e fazem parte do maior trajeto à medida que a CUPRA cumpre a revolução da eletrificação.
“Terramar é onde tudo começou para a CUPRA. O nosso novo SUV híbrido desportivo combina perfeitamente proporções arrojadas com um longo capot, enquanto a frente significa resistência revolucionária e a determinação de vencer”, afirmou Jorge Diez, Diretor de Design da CUPRA. “Pensando na forma como o condutor se vai sentir, proporcionamos uma experiência única com a tecnologia mais recente, graças ao interior orientado para o condutor. Conseguimos um SUV de 4,5 m de comprimento, com ADN CUPRA pronto para se destacar num dos segmentos mais competitivos.”
CUPRA Tavascan*: o sonho torna-se realidade
A próxima etapa da jornada é o CUPRA Tavascan*. O veículo resume a visão eletrificada da CUPRA e permanecerá fiel ao concept car de 2019. Alguns elementos de design foram fortemente sugeridos no CUPRA Tavascan Extreme E Concept 2021. O CUPRA Tavascan* não só capta a visão da eletrificação contemporânea, como também globaliza a marca, levando a CUPRA a novos mercados. Será lançado em 2024.
CUPRA UrbanRebel*: convenções desafiadoras e que trazem emoções
Em 2025 a CUPRA vai colocar o UrbanRebel* – o Urban Electric Car – no mercado. Um veículo que levará a CUPRA muito além dos seus limites tradicionais. O UrbanRebel* é impulsionado pela emoção, desenhado e desenvolvido para um mundo elétrico mais rebelde.
A tração dianteira do Urban Electric Car utiliza a plataforma MEB-Small do Grupo Volkswagen para ser um veículo urbano emocional e de alta performance.

“O CUPRA UrbanRebel é o maior projeto da nossa empresa nos próximos anos, uma vez que é fundamental para a nossa transformação como marca totalmente elétrica. Estamos a liderar o desenvolvimento do cluster, a família de veículos que democratizará a mobilidade urbana sustentável, dentro das diferentes marcas do Grupo Volkswagen“, afirmou Werner Tietz, Vice-Presidente de Investigação & Desenvolvimento da CUPRA.
O veículo de 4,03m de comprimento é um herói de sustentabilidade, integrando polímeros reciclados avançados e materiais de base biológica para ultrapassar os limites do que é alcançável, e criar um veículo com maior consciência ambiental.
É usada a combinação de 3D impresso e abordagens de fabrico em malha 3D com desenho paramétrico para melhorar o desempenho e a perceção de valor.
Com um design leve, tanto no exterior como no interior, ajudam a que o motor elétrico e a bateria de 166kW levem o Urban Electric Car aos 100km/h em apenas 6,9 segundos e a dar-lhe uma autonomia de até 440km (versão de alcance).
Desenhado e desenvolvido em Barcelona, o CUPRA UrbanRebel* será lançado em 2025; está prevista a produção em Martorell, sujeita ao Programa Recuperação e Transformação Económica (em espanhol, PERTE) para o Veículo Elétrico e Conectado (em espanhol, VEC).
“O UrbanRebel* é mais do que apenas um veículo para a CUPRA. Este é o modelo que democratizará a mobilidade elétrica urbana. Emocional, sexy e divertido de conduzir e ao mesmo tempo acessível. Estamos a provar que os carros elétricos não têm de ser aborrecidos. Esta será a entrada da próxima geração na nossa gama.”, disse Wayne Griffiths durante o Impulse Event.
Com o projeto Future: Fast Forward, a empresa criou um grupo de 62 parceiros nacionais e internacionais para transformar Espanha num hub europeu de mobilidade elétrica.
E há poucas semanas, juntamente com o Grupo Volkswagen e com os parceiros do Future: Fast Forward, a empresa apresentou um projeto para mobilizar 10 mil milhões de euros para a eletrificação em Espanha. Este valor representa um investimento histórico no setor industrial espanhol.
“Sabemos exatamente para onde queremos ir, e prometo que não será aborrecido. Cada modelo que vamos trazer para o mercado será um passo em frente na nossa jornada”, disse Wayne Griffiths. “Vamos manter-nos fiéis a nós próprios e ser autênticos, este é o espírito da Tribo CUPRA. Vamos fazer isto à maneira da CUPRA, como sempre fizemos. O futuro é elétrico. O futuro é CUPRA.”
Durante o Impulse Event, a CUPRA também deu a entender que as futuras versões da atual gama (CUPRA Leon, CUPRA Formentor e CUPRA Born) serão renovadas até 2025.