O Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E fez hoje, sábado, 4 de junho, a sua estreia em Jacarta, capital da Indonésia. Perante um clima quente e instável, os 22 pilotos fizeram-se à pista para cumprir a 9ª ronda da 8ª Temporada.
No início do dia, a sessão de qualificação teve um elevado nível de competitividade, tal como se esperava. Após uma última batalha entre os dois pilotos da DS TECHEETAH, Jean-Éric Vergne assumiu a pole position, a 15ª da sua carreira, aos comandos do seu DS E-TENSE FE21. O excelente segundo lugar obtido por António Félix da Costa originou uma primeira fila 100% DS TECHEETAH no Jacarta E-Prix.
A corrida que se seguiu teve o mesmo nível de emoção e competitividade da sessão de qualificação. A equipa teve de saber gerir os constantes ataques dos outros concorrentes, sem perder o rendimento em pista. A corrida foi interrompida por um Safety Car após a primeira volta, resultando em mais 1m30s de corrida.
Graças à sólida experiência da DS TECHEETAH, “JEV” garantiu o segundo lugar, seguido por Félix da Costa na 4ª posição.
Foi um resultado bastante significativo, que valeu à equipa 33 pontos, elevando a DS TECHEETAH ao 2º lugar no Campeonato de Equipas, apenas 16 pontos atrás do líder.
Após Jacarta, JEV ocupa o 2º lugar no Campeonato de Pilotos, 5 pontos atrás do líder, com António Félix da Costa está em 10º.
A próxima ronda do Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E terá lugar no dia 2 de julho em Marraquexe.
Thomas Chevaucher, Diretor da DS Performance e Diretor de Equipa da DS TECHEETAH:
“Que corrida! Claro que estamos desapontados por não termos ganho, o que estava perfeitamente ao nosso alcance, mas é, sem dúvida, um resultado positivo. Graças à ‘pole’ do JEV e ao segundo e quarto lugar dos nossos pilotos, fomos, este fim-de-semana, a equipa mais competitiva. Deixamos Jacarta com mais 33 pontos e com posições robustas nos campeonatos de Equipas e de Pilotos. Estamos definitivamente na luta pelo título!”
Mark Preston, Diretor Geral da TECHEETAH:
“Após um desempenho impressionante na qualificação, com ambos os pilotos envolvidos no duelo final, o JEV obteve a ‘pole’ e, em conjunto, a equipa conquistou os dois primeiros lugares pela primeira vez no novo e emocionante formato de qualificação. Arrancando na primeira fila, JEV lutou arduamente com Mitch Evans até ao final, levando para casa uma boa soma de pontos para regressarmos ao segundo lugar em ambos os campeonatos, com Félix da Costa a colocar o seu carro no quarto posto.”
Jean-Éric Vergne, Bi-Campeão FIA de Fórmula E 2017-18 e 2018-19 e piloto da DS TECHEETAH:
“Arranquei da ‘pole’, terminei em segundo lugar, por isso estou um pouco frustrado por não conseguir a vitória, mas, no entanto, sabemos que fizemos um bom trabalho em conjunto com a equipa. Vamos continuar a trabalhar e manter o ritmo, sei que a vitória não está longe. Está definitivamente ao nosso alcance e sei que na próxima prova, em Marraquexe, a primeira vitória da época é perfeitamente possível.”

António Félix da Costa, Campeão FIA de Fórmula E 2019-20 e piloto da DS TECHEETAH:
“Não foi um dia mau, mas ainda não estamos no patamar máximo do nosso ritmo de corrida. Obviamente que a qualificação foi ótima para a equipa ao assegurarmos a primeira fila. No início da corrida tive problemas com os travões e bloqueei as rodas algumas vezes, talvez por isso tenha perdido uma posição e tenha comprometido ligeiramente a nossa estratégia de ‘attack mode’. Durante a corrida senti outros pequenos problemas. Agora só precisamos de fazer melhor como equipa, trabalhar nos pequenos detalhes e os resultados virão”.
Palmarés da DS Automobiles na Fórmula E desde a Temporada 2:
- 82 corridas
- 4 títulos de Campeão
- 14 vitórias
- 42 pódios
- 19 pole-positions