A Luís Simões, operador logístico de referência na Península Ibérica, apresentou o seu Relatório de Sustentabilidade de 2021, que inclui os principais marcos da empresa durante o ano que passou – marcado por desafios à escala global, com impacto direto nas atividades, pessoas e mercados.
Para a Luís Simões, foi e será o caminho da transformação que levará a empresa até ao futuro, capacitando-a para fazer frente aos desafios e oportunidades do setor. Com este compromisso, a empresa conseguiu fazer de 2021 um ano de crescimento, registando um aumento de 7% nos seus resultados económicos em comparação com o exercício anterior. Para tal, o Grupo desenvolveu uma estratégia empresarial orientada pela digitalização, tecnologia e sustentabilidade, com um duplo objectivo: aumentar a qualidade do serviço oferecido aos clientes e promover o desenvolvimento do talento interno.
“2021 foi um ano de transformação, durante o qual nos conseguimos superar, criando valor para a sociedade e para os nossos clientes e colaboradores. O setor da logística está a atravessar uma época de grandes desafios à escala ibérica e global, e queremos posicionar-nos na vanguarda para continuarmos a oferecer a melhor qualidade nos nossos serviços e processos,” explica José Luís Simões, Presidente da Luís Simões. “A nossa forma de evoluir passa por transformar a nossa atividade e investir na inovação.”
No âmbito tecnológico, destaca-se o Centro de Operações Logísticas (COL) de Guadalajara, que ficou em pleno funcionamento durante este ano. Composto por três grandes armazéns, este eficiente COL dispõe de um armazém totalmente automatizado que aloja as operações logísticas de clientes multinacionais de grande consumo, como a Nestlé.
Para além disso, registou-se também um investimento na automatização dos processos nos restantes armazéns, com a missão última de aumentar a qualidade do serviço e a eficiência energética. Por exemplo, nas instalações de Cabanillas del Campo foram implementados sistemas AGV para a operação e movimentação de paletes, que permitiram reduzir o consumo de energia (graças à utilização de baterias de lítio), aumentar a produtividade e reforçar a segurança das operações.
Outra das grandes apostas da Luís Simões foi a transformação digital. O Grupo implementou várias iniciativas neste âmbito – como caixas de correio para centralizar as operações externas, itinerários digitais e sistemas de e-CRM – que permitiram aumentar a rastreabilidade das mercadorias, simplificar a gestão de processos e melhorar a comunicação com colaboradores, fornecedores e clientes.
Durante o último ano, o operador manteve também o seu compromisso de contribuir para um futuro logístico mais responsável do ponto de vista ambiental. Neste contexto, destacam-se dois novos megacamiões, perfazendo um total de 14 unidades em circulação, que reduzem em até 30% as emissões de GEE por tonelada transportada. Para além disso, manteve-se a renovação da frota, através da aquisição de veículos mais eficientes. A frota da Luís Simões caracteriza-se por ser uma das mais jovens do setor, com uma idade média de cerca de 2.5 anos – um valor muito inferior à idade média das frotas de pesados de mercadorias em Portugal (15.1 anos), segundo dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA).
Por fim, destacar ainda que a empresa partilha o seu desempenho de sustentabilidade com os seus clientes através das plataformas Ecovadis e SEDEX.
Talento e qualidade: valores diferenciais da Luís Simões
A qualidade do serviço ao cliente e o compromisso para com o talento interno foram os dois pilares presentes em todas as iniciativas implementadas. Os avanços tecnológicos aplicados permitiram libertar as equipas das tarefas mais rotineiras e facilitar o seu trabalho quotidiano, dando-lhes a possibilidade de dedicar mais tempo a atividades de valor acrescentado para o negócio. Para além disso, o Grupo manteve o sistema de teletrabalho que introduziu durante a pandemia para as funções que assim o permitem, favorecendo um modelo híbrido que contribui para o bem-estar dos seus colaboradores e para a conciliação das vidas profissional e familiar.
A Luís Simões criou ainda um sólido programa de formação destinado a desenvolver as competências e os conhecimentos das equipas quanto à inovação no setor. No total, foram dedicadas 21.386 horas à formação dos colaboradores, quer presencialmente, online ou em formato e-Learning.
Ao mesmo tempo, a Luís Simões conseguiu garantir a excelência do seu serviço, o que se refletiu no apoio aos clientes e nos reconhecimentos que recebeu. Destacam-se a renovação da certificação de Boas Práticas de Distribuição de Medicamentos no armazém de Cabanillas del Campo e a atribuição do Estatuto de Inovadora COTEC, concedido por aquela entidade pelas suas iniciativas em inovação, pelo cumprimento das normas de solvência financeira e pelos resultados económicos alcançados.
Para consultar o relatório completo, por favor visite: https://www.luis-simoes.com/relatorioLS2021PT