Apresentação da iniciativa acontece esta sexta-feira, 27 de maio. Partida do cruzeiro está agendada para a manhã de sábado, 28 de maio
Santiago chamou e o cruzeiro do novo e primeiro “Caminho Marítimo de Santiago”, em Portugal – iniciativa promovida pela Upstream Portugal e pela Fórum Oceano, com o apoio consultivo da Associação Nacional de Cruzeiros (ANC) – está prestes a ir com o vento. No total, são cerca de duas dezenas de embarcações, entre as quais a Caravela Vera Cruz, que ao longo de 17 dias vão percorrer 500 milhas até Santiago de Compostela, em Espanha. As embarcações que compõem esta viagem inaugural partem do porto de Vila Real de Santo António já este sábado, 28 de maio, às 9h00. O momento da largada inaugural ficará marcado pela presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
Celebrar a viagem inaugural
Apesar das embarcações zarparem apenas a 28 de maio, as celebrações desta viagem náutica imersiva já se iniciaram. A Caravela Vera Cruz, a estrela maior deste projeto, já se encontra no porto de Vila Real de Santo António, aberta ao público ou a visitas escolares organizadas, com o objetivo de dar a conhecer esta réplica exata das antigas caravelas portuguesas que foram usadas no período dos Descobrimentos. As visitas podem ser feitas até sexta-feira, 27 de maio. A Caravela estará, posteriormente, disponível e aberta à comunidade nas diferentes estações náuticas que integram o percurso deste Caminho.
Para amanhã, sexta-feira, 27 de maio, está agendada uma sessão de boas-vindas, durante a qual serão recebidos os viajantes nautas que vão integrar este cruzeiro inaugural e durante a qual será realizada uma apresentação daquele que é o novo e primeiro “Caminho Marítimo de Santiago”, em Portugal. O momento irá decorrer no Clube Náutico de Vila Real de Santo António, às 19h30, e irá contar com a intervenção do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, José Apolinário, e da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. Este momento ficará marcado, ainda, pelo carimbo simbólico da primeira credencial da Catedral de Santiago e pelo lançamento do Inteiro Postal da República – uma peça desenvolvida em parceria com os CTT – Correios de Portugal.
Navegar em direção a Santiago Compostela
Já no sábado, às 9h00, está prevista a saída das embarcações e concentração junto à entrada do porto de recreio com embarcações da frota local. Após este momento, que reúne alguns veleiros convidados, assim como várias embarcações internacionais, irá dar-se a bênção das embarcações participantes pela diocese do Algarve. Em seguida, o cruzeiro inaugural parte rumo à Estação Náutica de Vilamoura, localidade na qual os participantes irão pernoitar. Refira-se que Joana Pratas, a primeira mulher velejadora em Portugal e uma das embaixadoras desta iniciativa, irá integrar a primeira etapa desta viagem.
Refira-se que o projeto – que tem como objetivo recriar a viagem da “Barca de Pedra”, que, segundo reza a lenda, transportou o corpo do Santo peregrino desde Jaffa (Palestina), até Campus Stella (Galiza) – recebeu o Alto Patrocínio da Presidência da República. O novo e primeiro “Caminho Marítimo de Santiago”, em Portugal, conta, ainda, com o apoio institucional da Marinha Portuguesa.
