• AUTOMÓVEL
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • LANÇAMENTOS
  • DESPORTO
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • DESIGN
  • LINKS
    • BELEZA
    • ESTUDO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Carolina Santos estreia-se a vencer na Costa Nova

8 de Agosto, 2022

17º Festival Internacional dos Açores 30 de agosto a 4 de Setembro Açores são palco para grandes nomes do panorama musical nacional e internacional

8 de Agosto, 2022

Vinhos do Dão alcançam recordes nas pontuações da Wine Advocate/Robert Parker

8 de Agosto, 2022
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL

    Dachser coloca em serviço os primeiros camiões a hidrogénio

    8 de Agosto, 2022

    Kia leva zero emissões ao Caramulo Motorfestival

    8 de Agosto, 2022

    A classe de luxo da Opel em grande destaque no Top International Concours d’Élégance

    7 de Agosto, 2022

    Camiões XCIENT Fuel Cell da Hyundai chegam às estradas alemãs

    6 de Agosto, 2022

    Vendas Kia em julho: melhor resultado de sempre em Portugal

    4 de Agosto, 2022
  • ENTREVISTA

    Cristina Rola – Diretora de Marketing da SEAT e CUPRA Portugal

    18 de Julho, 2022

    Entrevista com TSUNEO KANASUGI, designer do LEXUS NX

    11 de Fevereiro, 2022

    Luiza Teixeira de Freitas – Operação Nariz Vermelho

    8 de Novembro, 2021

    Mestres Takumi: Os artesãos modeladores de argila da Mazda

    22 de Julho, 2021

    Maria Greger: Reflexões de uma veterana do design

    22 de Julho, 2021
  • NEGÓCIOS

    JCDecaux passa a ser o operador oficial dos aeroportos de Paris após renovar parceria com o Grupo ADP

    6 de Agosto, 2022

    Multitempo by Jobandtalent recruta para a Sumol+Compal

    4 de Agosto, 2022

    Repsol e Lactalis Nestlé juntam-se para promover a circularidade das embalagens alimentares

    4 de Agosto, 2022

    OEIRAS PARQUE com única loja dos CTT da região

    3 de Agosto, 2022

    A Repsol obtém um resultado líquido de 2.539 milhões de euros

    1 de Agosto, 2022
  • IMOBILIÁRIO

    Keller Williams Portugal regista o maior crescimento de sempre no primeiro semestre de 2022

    2 de Agosto, 2022

    Casa No Minuto chega ao mercado e lança o primeiro Drop Imobiliário em Portugal

    21 de Julho, 2022

    Os 25 municípios mais baratos para arrendar casa em Portugal

    21 de Julho, 2022

    21,5% das transações RE/MAX são de investimento estrangeiro

    21 de Julho, 2022

    RE/MAX COLLECTION promove cinco empreendimentos residenciais no Grande PORTO

    15 de Julho, 2022
  • LANÇAMENTOS

    TIRAMICHOUX é a nova sobremesa do TOMATINO

    1 de Agosto, 2022

    PUMA lança as novas FUTURE 1.4 “FASTEST EDITION”

    26 de Julho, 2022

    A UHU juntou-se aos LOONEY TUNES neste regresso às aulas

    19 de Julho, 2022

    PUMA e DUA LIPA lançam nova coleção “FLUTUR”

    13 de Julho, 2022

    Grupo LEGO revela a maior construção de LEGO Super Mario até ao momento: The Mighty Bowser em estreia formidável

    11 de Julho, 2022
  • DESPORTO

    Carolina Santos estreia-se a vencer na Costa Nova

    8 de Agosto, 2022

    Sardinha portuguesa NURI dá a volta ao mundo na GOLDEN GLOBE RACE 2022

    4 de Agosto, 2022

    Novo Abarth Pulse é o novo “safety car” da Fórmula 4 brasileira

    2 de Agosto, 2022

    DS Automobiles no 3ª lugar no Campeonato de Equipas, após o E-Prix de Londres

    1 de Agosto, 2022

    Marca portuguesa PERSONAL20 abre mais um estúdio em PORTUGAL

    28 de Julho, 2022
  • DESTINOS

    LISBON MARRIOTT HOTEL lança noite de cinema ao ar livre

    6 de Agosto, 2022

    eDreams sugere os melhores destinos para desfrutar da natureza

    5 de Agosto, 2022

    PORTOBAY apresenta “LA VILLA”

    28 de Julho, 2022

    THE VINE HOUSE: uma experiência autêntica no ambiente de uma quinta vinhateira

    25 de Julho, 2022

    Grupo Costa cria departamento de descarbonização

    17 de Junho, 2022
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • DESIGN

    VICAIMA INFINITY lança uma nova dimensão para o design de interiores

    1 de Maio, 2022

    LEXUS apresenta “SPARKS OF TOMORROW” na semana de DESIGN DE MILÃO 2022

    18 de Abril, 2022

    Inovação e sustentabilidade “MADE IN PORTUGAL” merecem elogios na MAISON & OBJET

    31 de Março, 2022

    DS X MÉTIERS D’ART: Anne Lopez, primeira premiada, recria o ambiente de um DS 9

    26 de Março, 2022

    Quais são as marcas com os anúncios mais memoráveis de todos os tempos? E deste Natal (2021)?

    21 de Janeiro, 2022
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. ESTUDO
    3. EVENTO
    4. LIVROS
    5. MODA
    6. SAÚDE
    7. SUSTENTÁVEL
    8. TECNOLOGIA
    9. VER TODOS

    Atida | Mifarma indica 4 cuidados essenciais para conseguir a melhor rotina diária para o Verão

    23 de Julho, 2022

    A vida realmente começa aos 40 – de acordo com o último estudo global realizado pela Avon

    12 de Julho, 2022

    Da cozinha para o nécessaire: Atida | Mifarma explica as vantagens de utilizar o ovo na cosmética

    9 de Julho, 2022

    SKIN dá vida à sua SKINBOX numa experiência pop-up de beleza de 3 dias em Lisboa e Porto

    26 de Junho, 2022

    84% dos portugueses já tiveram comportamentos de risco enquanto conduziam

    1 de Agosto, 2022

    90% dos portugueses considera que a preservação do meio ambiente é um problema urgente e imediato

    28 de Julho, 2022

    DELTA lidera o ranking das marcas com maior relevância e reputação no 1º Semestre de 2022 e CGD é a marca que regista o maior crescimento

    27 de Julho, 2022

    Serviços Públicos alvo de mais de 5.500 reclamações. IMT, Segurança Social e SNS são as entidades com mais queixas

    27 de Julho, 2022

    17º Festival Internacional dos Açores 30 de agosto a 4 de Setembro Açores são palco para grandes nomes do panorama musical nacional e internacional

    8 de Agosto, 2022

    A classe de luxo da Opel em grande destaque no Top International Concours d’Élégance

    7 de Agosto, 2022

    AGOSTO é sinónimo de diversão no ARENA SHOPPING

    6 de Agosto, 2022

    Vogue loves Fashion Festival: Mais de 45 mil pessoas marcaram presença no Designer Outlet Algarve

    2 de Agosto, 2022

    Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce Catarina Silva é a vencedora da fase de ilustração

    7 de Agosto, 2022

    VIAGEM ao INTERIOR dos livros, das pessoas e do país

    23 de Julho, 2021

    H&M e Grupo LEGO unem-se para comemorar o poder da brincadeira e da criatividade

    7 de Julho, 2022

    NAJI alegra o verão com 3º DROP da KILIG COLLECTION

    4 de Julho, 2022

    A Vinted pode ser a nossa melhor amiga nos Festivais de Verão para encontramos o nosso look festivaleiro!

    4 de Julho, 2022

    Coleção MODA La Redoute para criança… propostas felizes onde reina cor e diversão!

    23 de Junho, 2022

    Lazer e descanso sim, mas sem esquecer que o cancro do pulmão não tira férias

    29 de Julho, 2022

    Atida | Mifarma indica 4 cuidados essenciais para conseguir a melhor rotina diária para o Verão

    23 de Julho, 2022

    Ordem dos Psicólogos Portugueses: “choque e negação” são respostas imediatas normais aos incêndios

    20 de Julho, 2022

    Lançado em Portugal estudo sobre Sustentabilidade e Resiliência do Sistema de Saúde

    18 de Julho, 2022

    RAIZ inaugura primeira CONCEPT FARM em LISBOA

    29 de Junho, 2022

    National Geographic Turismo Sustentável by Volvo

    21 de Junho, 2022

    SAINT-GOBAIN EM PORTUGAL ruma ao carbono zero com novo parque fotovoltaico inaugurado na LECA PORTUGAL SA

    16 de Junho, 2022

    Como garantir o futuro da sustentabilidade e das TIs

    1 de Junho, 2022

    8 dicas para otimizar o perfil de LinkdIn

    3 de Agosto, 2022

    Sophos deixa 7 dicas de segurança para ter um Verão descansado

    31 de Julho, 2022

    ALEGRO SETÚBAL instala HOT SPOTS de energia solar nas praias da ARRÁBIDA

    26 de Julho, 2022

    LinkedIn mantém-se a marca mais imitada em ataques de phishing

    24 de Julho, 2022

    Carolina Santos estreia-se a vencer na Costa Nova

    8 de Agosto, 2022

    17º Festival Internacional dos Açores 30 de agosto a 4 de Setembro Açores são palco para grandes nomes do panorama musical nacional e internacional

    8 de Agosto, 2022

    Vinhos do Dão alcançam recordes nas pontuações da Wine Advocate/Robert Parker

    8 de Agosto, 2022

    Dachser coloca em serviço os primeiros camiões a hidrogénio

    8 de Agosto, 2022
Creative News
Home»Automóvel»ARVAL MOBILITY OBSERVATORY analisa opiniões e tendências da mobilidade nas empresas no barómetro automóvel e de mobilidade 2022
Automóvel

ARVAL MOBILITY OBSERVATORY analisa opiniões e tendências da mobilidade nas empresas no barómetro automóvel e de mobilidade 2022

Estudo revela confiança no futuro das frotas e mostra as razões porque 25% das empresas perspetivam crescimento do parque automóvel.
27 de Maio, 2022
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

O Arval Mobility Observatory, laboratório de market inteligence da Arval, lançou hoje o Barómetro Automóvel de Mobilidade 2022, estudo que este ano procurou analisar a opinião e experiência dos decisores de empresas nacionais e dos seus pares na Europa sobre a perspetiva e tendências na transformação de frotas automóveis e da mobilidade nas empresas póspandemia.

Forte resiliência nas frotas no período pós-covid

O estudo realizado pelo Arval Mobility Observatory revelou que 96% dos decisores de empresas portuguesas antecipam que a sua frota automóvel se manterá estável (71%) e até poderá aumentar (25%) nos próximos 3 anos, opinião que se encontra alinhada com a tendência europeia. Apenas 3% dos inquiridos têm uma perspetiva de contraciclo.

Esta tendência positiva mostra a capacidade de resiliência das frotas e da economia apesar de um contexto global incerto, após dois anos intensos dominados pela crise do Covid, e do surgimento de novos desafios, como a inflação e os constrangimentos com a cadeia de abastecimento (a Guerra da Ucrânia não tinha começado na altura deste inquérito em Portugal). 

Este inquérito também mostrou que, de 25% de empresas que esperam o crescimento das suas frotas, 47% estão motivadas pelo crescimento do negócio e pelo desenvolvimento de novos modelos de negócio. A nível europeu, a mesma perspetiva é partilhada pelos decisores de 66% das empresas.

Por outro lado, 25% das empresas portuguesas já têm ou consideram uma mudança na sua política de mobilidade/frota, em resultado do desenvolvimento de modelos de trabalho híbrido, com a introdução do teletrabalho.

PMEs estão a usar mais o renting como financiamento das suas frotas do que no período précovid 

A imagem atual sobre a forma como as PME estão a financiar as suas frotas automóveis revela que 47% destas empresas utiliza a compra direta (seja por fundos próprios ou outra forma de crédito não automóvel). O leasing financeiro é a escolha de 34% das empresas, seguido pelo renting (11%) e o crédito automóvel (9%).

Entre os quatro principais métodos de funcionamento, a procura pelo uso de renting cresceu em Portugal de 7% em 2020 (pré-Covid) para 11% em 2022 (pós-Covid) (+57%), com destaque neste segmento de empresas sobre as restantes opções.

O estudo  demonstra também que 16% de quem compra viaturas nas PME procuram um processo de escolha e compra totalmente digital, sendo que 35% destas empresas revelam que preferem uma combinação de contacto pessoal e digital para a seleção e encomenda de um carro novo.

Empresas nacionais já estão alinhadas com a média europeia no uso de energias alternativas.

A experiência de utilização de tecnologias de combustíveis alternativas nas frotas de viaturas de passageiros nas empresas portuguesas tem vindo a crescer, já que 47% das empresas já utilizam, pelo menos, um veículo com tecnologia híbrida, plug-in híbrido ou 100% elétrico (VE), um dado que está em linha com a média na Europa.

Já em termos de viaturas 100 elétricas, a sua presença atual no parque automóvel a nível nacional encontra-se em 8% das empresas (contra uma média de 19% das empresas na Europa). Porém, nota-se um forte potencial de desenvolvimento quando se olha para a previsão para os próximos 3 anos (27% das empresas a usar ou a considerar fazê-lo, um crescimento de 238%).

A ainda escassa oferta de pontos de carregamento nos escritórios nas residências dos colaboradores e também da rede pública está no topo das principais barreiras à adoção de viaturas 100% elétricas. Também o preço de compra dos modelos elétricos é indicado como um constrangimento. 

Empresas portuguesas estão a implementar soluções de mobilidade alternativa como complemento ao uso de viaturas 

Em Portugal, como na generalidade dos países europeus, a grande maioria das empresas não quer abdicar das suas frotas automóveis para recorrer a soluções alternativas de mobilidade. Estas soluções são um complemento, mas não um substituto.

No entanto, 68% das empresas (vs. 65% na média europeia) diz já utilizar, pelo menos, uma solução de mobilidade alternativa em substituição da utilização do carro da empresa, existindo uma lista de soluções disponíveis, como a utilização de transportes públicos, o uso de viaturas partilhadas; o uso do serviço TVDE; a aplicação de um plafond de mobilidade; benefício a colaboradores que permite o acesso a viatura com dedução no vencimento; utilização de motos, bicicletas normais ou elétricas, bem como a utilização de aluguer de médio prazo.

Em Portugal, o automóvel particular é utilizado por 56% dos colaboradores nas deslocações casa-trabalho, percurso que é feito em transportes públicos por 28% das pessoas. Já 14% das pessoas utilizam a partilha de viaturas como forma de mobilidade no seu trajeto diário para o trabalho.

O uso de veículos conectados nas frotas nacionais supera a média na Europa

A percentagem de empresas portuguesas (40%) que já utiliza veículos conectados através da telemática para permitir a transmissão de dados de veículos em movimento está acima da média na Europa, (33%).

Verifica-se também que a utilização de veículos conectados tem um nível de penetração nas frotas empresariais transversal a todas as dimensões das empresas, sendo uma tecnologia mais procurada para frotas de viaturas comerciais.

Na opinião dos decisores nas frotas nacionais, as principais razões para a utilização de viaturas conectadas prendem-se com a melhoria da segurança e a facilidade de localização das viaturas (32%) mas também a redução dos encargos com a frota (23%). Estes elementos de decisão aproximam-se do racional da média na Europa (39% e 26%, respetivamente)

A utilização da telemática para melhorar a eficiência operacional é percebida como fator de decisão por apenas 17% das empresas em Portugal vs. 30% na Europa.

O Barómetro Automóvel e de Mobilidade 2022 analisou a opinião de empresas nacionais de mais de 26 países, sendo que as as entrevistas de recolha de informação para o presente estudo foram realizadas em Portugal entre os dias 25 de novembro de 2021 e 11 de fevereiro de 2022, pouco antes do início do conflito Rússia-Ucrânia.

Sobre o Barómetro Automóvel e de Mobilidade 2022:

O Barómetro Automóvel e de Mobilidade 2022 é a 18ª edição do estudo anual realizado pelo Arval Mobility Observatory, uma pesquisa e partilha de informação de fonte credível sobre as tendências na gestão de frotas e da mobilidade nas empresas, este ano, com uma perspetiva pós-pandemia.

Metodologia

Para esta pesquisa independente, foram realizadas entrevistas telefónicas com os tomadores de decisão das frotas de de 5.896 empresas entre os dias 25 de novembro de 2021 e 11 de fevereiro de 2022 pela empresa de pesquisa independente Ipsos; os participantes foram recrutados por telefone e um link foi enviado para completar a pesquisa online.

Foram abrangidos 26 países dos quais 20 na Europa (Áustria, Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Luxemburgo, Holanda, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suíça, Finlândia, Dinamarca, Noruega, Suécia, Grécia, Roménia, Eslováquia) além dos importantes mercados da Rússia, Turquia e Brasil. O estudo permite assim a comparação da pesquisa realizada em 300 empresas portuguesas com a média europeia.

A distribuição das entrevistas foi a seguinte:

  • 32% foram empresas com menos de 10 colaboradores
  • 24% foram empresas com número de colaboradores entre 10 e 99
  • 23% foram empresas com número de colaboradores entre 100 e 499
  • 21% foram empresas com mais de 500 colaboradores
Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorMoOngy cria departamento de Responsabilidade Social Corporativa para acelerar sustentabilidade
Próximo Vermelho, Ágil, Elétrico: Rocks-e de plantão no Corpo de Bombeiros da Fábrica da Opel

Relacionados

Dachser coloca em serviço os primeiros camiões a hidrogénio

8 de Agosto, 2022

Kia leva zero emissões ao Caramulo Motorfestival

8 de Agosto, 2022

ÚLTIMAS
Desporto

Carolina Santos estreia-se a vencer na Costa Nova

8 de Agosto, 2022

Carolina Santos é a nova Miss PRIO Cup! A jovem surfista das Caldas da Rainha,…

17º Festival Internacional dos Açores 30 de agosto a 4 de Setembro Açores são palco para grandes nomes do panorama musical nacional e internacional

8 de Agosto, 2022

Vinhos do Dão alcançam recordes nas pontuações da Wine Advocate/Robert Parker

8 de Agosto, 2022

Dachser coloca em serviço os primeiros camiões a hidrogénio

8 de Agosto, 2022
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.