A robótica é um campo da tecnologia com possibilidade de transformar a sociedade e de criar um mundo onde os robôs irão, um dia, encaixar perfeitamente nas vidas das pessoas, expandindo o potencial humano. Além disso, as inovações que surgem da robótica não irão beneficiar apenas alguns privilegiados – os robôs irão melhorar o quotidiano de todos. Foi a pensar neste potencial que, em junho do ano passado, a Hyundai adquiriu oficialmente a Boston Dynamics – um passo significativo para a visão do futuro da marca: “Progress for Humanity”. O objetivo das duas empresas passa por trabalhar em conjunto para desenvolver robôs que aportem valor e utilidade à vida das pessoas, a diferentes níveis, tornando as tarefas diárias mais seguras, fáceis e eficientes.
“Para se trabalhar no campo da robótica, é preciso ter uma mente aberta e um sentido de curiosidade insaciável. É também fundamental ser capaz de compreender as necessidades das pessoas antes de desenvolver robôs que possam satisfazer esses requisitos. É assim que podemos maximizar a utilidade dos robôs de amanhã”, explica Marc Theermann, Chief Strategy Officer da Boston Dynamics. Sobre os backgrounds e mentalidades bastante diversas dos seus colaboradores, Marc Theermann sublinha que os engenheiros robóticos devem estar dispostos a falhar: “Antes de cada sucesso no campo da robótica, foram incontáveis os fracassos durante as fases de desenvolvimento e testes. A inovação na robótica requer doses igualmente saudáveis de paciência e paixão”.
“Ainda estamos a uma década de os robôs companheiros se tornarem uma realidade, mas a Boston Dynamics está mais perto de o conseguir do que qualquer outra empresa”, afirma. Marc Theermann destaca ainda a necessidade humana de conexão emocional, que se estende para lá das culturas e dos limites da humanidade, usando o robô Spot como exemplo: “Apesar de compreenderem que se trata de uma máquina, as pessoas reagem frequentemente ao Spot como se de um cão verdadeiro se tratasse. Vemos um futuro em que os robôs serão capazes de servir como companheiros de confiança no nosso dia a dia e, por isso, o sentido de ligação e companheirismo será tremendamente importante”.
Apesar de os robôs da Boston Dynamics trabalharem maioritariamente em ambientes industriais, o Spot, por exemplo, auxilia as equipas de operações a recolher dados de equipamento e a realizar inspeções em áreas como a energia e serviços públicos, petróleo e gás, fabrico, construção e mineração e é também frequentemente utilizado como ferramenta de ensino na investigação e no meio académico. Já o Stretch, o novo robô logístico da empresa, foi concebido para mover caixas pesadas em armazéns e centros de distribuição, ajudando a manter os empregados mais seguros e assumindo algumas das tarefas mais árduas e repetitivas.
Estes pequenos passos são um grande marco para a história dos robôs: apesar de já existirem robôs estacionários em fábricas há décadas, assistimos agora à introdução de versões cada vez mais móveis, inteligentes e autónomas no nosso dia a dia – na escola, no trabalho, nos hospitais e, eventualmente, até nas nossas casas.
Aposta na robótica com foco no ser humano
Atualmente, a Boston Dynamics é líder global em robótica na área da mobilidade. Através de robôs equipados com inteligência, mobilidade e destreza avançadas – o Spot, o Stretch e o Atlas –, é possível levar a automação a espaços não estruturados ou de difícil acesso, desde instalações industriais e locais de construção até centros de distribuição e armazéns. A empresa está também a trabalhar com o Laboratório de Robótica do Hyundai Motor Group, com o objetivo de desenvolver tecnologia que promova a interação entre humanos e robôs, incluindo inteligência artificial incorporada, tecnologia de plataforma de mobilidade, e robôs vestíveis – como o Vest Exoskeleton, o Chairless Exoskeleton e o Medical Exoskeleton.
Graças às forças complementares, que permitem criar sinergias tecnológicas, a colaboração entre a Hyundai e a Boston Dynamics é maior que a soma de todas as partes. Enquanto o Laboratório de Robótica da Hyundai se concentra no desenvolvimento de tecnologias focadas no ser humano, de acordo com a visão da marca “Progress for Humanity”, a Boston Dynamics desenvolve robôs móveis e ágeis para os setores industrial e logístico. De forma a tirar partido dos pontos fortes de ambas, as empresas estabeleceram planos de desenvolvimento e de negócio em torno da tecnologia robótica consolidada e irão trabalhar em conjunto para desenvolver tecnologias robóticas através de projetos, intercâmbios e parcerias comerciais que serão anunciados em breve.
Como parte desta parceria, está prevista a implementação dos robôs da Boston Dynamics no Centro de Inovação Global da Hyundai, em Singapura, no final de 2022. Refira-se, ainda, a ideia de criar uma nova cadeia de valor que vá desde o fabrico de componentes robotizadas a soluções logísticas inteligentes à base de robôs. A Hyundai irá continuar a procurar novas oportunidades de mercado e aplicações para os robôs e tecnologias com base robótica com foco no ser humano, utilizando toda a sua experiência no fabrico e na cadeia de abastecimento para auxiliar a Boston Dynamics.
O futuro da mobilidade será muito diferente da mobilidade que conhecemos atualmente, já que se irá focar em proporcionar aos passageiros viagens sem percalços, mais sustentáveis e mais eficientes. Desta forma, a robótica e a mobilidade complementam-se e aceleram-se mutuamente, pelo que os robôs servirão como um elemento fundamental para soluções de mobilidade futuras – passando pelas viagens totalmente eletrificadas e livres de emissões, veículos sem condutor, exoesqueletos e modelos de transporte sinergéticos dentro das cidades, entre outros.