A IKEA foi a marca que registou o maior crescimento no número de compradores online entre a primeira e a segunda vaga do Barómetro E-Commerce da Marktest. Os indicadores do estudo de comércio eletrónico que identifica e caracteriza os comportamentos dos portugueses nestas plataformas revela que a marca sueca de mobiliário registou um aumento de 45% no número de compradores através da sua loja digital, para um total de mais de 1,7 milhões de compradores.
O crescimento da IKEA destaca-se de forma clara na análise global aos dados da segunda vaga do Barómetro E-Commerce: a segunda marca que percentualmente mais cresceu neste período foi o site Kuanto Kusta, com uma evolução de 29,2%, para um universo de mais de 860 mil compradores online.
O Top 5 de marcas que registaram o maior crescimento percentual entre a primeira e a segunda vaga deste Barómetro produzido pela Marktest foram a Bolt, com um crescimento de 26,7%, para um total de 764 mil utilizadores, a Zippy, com um acréscimo de 21,2%, para 879 mil compradores, e a Wook, com um crescimento de 18,1%, para mais de 1,8 milhões de compradores.
De todas estas marcas, a Wook e a IKEA são as únicas que integram o Top10 de sites com mais compradores, em Portugal. A lista continua a ser liderada pela Worten, com perto de 2,7 milhões de compradores online.
A segunda vaga do Barómetro E-commerce da Marktest confirma também o aparecimento e a implantação de cada vez mais novas marcas de comércio online que estão a ganhar expressão junto dos consumidores portugueses. Neste particular, a
Showroomprive destaca-se, com um universo já estimado em mais de 900 mil compradores online.
Ainda longe destes valores, marcas como a Mercadão, Shein, About You, Vinted, Clube Fashion, Wish, Jysk ou Sklum também dão corpo a esta tendência: o indicador do Barómetro E-Commerce sobre compras feitas recentemente (nos últimos 30 dias) revelava na segunda vaga do Barómetro E-Commerce valores de compras nestas plataformas de comércio eletrónico entre os 300 mil utilizadores da Shein e os 31 mil compradores na About You.
O Barómetro e-Commerce é um estudo regular de comércio eletrónico lançado em 2021 pela Marktest, para identificar e caracterizar os comportamentos dos portugueses relativamente a este canal de comércio de produtos e serviços a particulares. Com a segunda vaga de 2021, realizada entre outubro e dezembro do último ano, o Barómetro tem já disponível a vaga Global de 2021, com resultados consolidados do ano.
O estudo faz um levantamento global, e também do período mais recente, relativamente a tipos de compras de bens e serviços, as lojas utilizadas, os meios de pagamentos, as preferências, a avaliação de qualidade e o grau de satisfação, sendo realizado com uma amostra de 2000 entrevistas, ao universo de residentes, em Portugal com 15+ anos.