Stellantis N.V. anuncia que Jean-Michel Billig, ex-executivo do Naval Group, irá juntar-se à Stellantis, a partir de 27 de junho de 2022, como Chief Technology Officer para o desenvolvimento de veículos com pilhas de combustível a hidrogénio. A Stellantis anunciou ainda que Uwe Hochgeschurtz, CEO da marca Opel, assumirá a função adicional de dirigir a comercialização dos veículos a pilhas de combustível a hidrogénio a nível mundial.
“A ampla experiência de Jean-Michel nas indústrias aeronáutica, aeroespacial, automóvel e naval irá contribuir para trazer ideias capazes de dar um grande impulso à ambição da Stellantis de vender modelos de pilhas de combustível a hidrogénio e abordar a mais ampla gama de requisitos de mobilidade de zero emissões”, afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Contar com o Jean-Michel e com o Uwe nestes papéis complementares ilustra o nosso compromisso de reforçar a nossa liderança na tecnologia das pilhas de combustível a hidrogénio, de modo a alcançar os ambiciosos objetivos de sustentabilidade definidos no nosso plano estratégico Dare Forward 2030.”
Jean-Michel Billig iniciou a sua carreira profissional em 1988 na Divisão de Helicópteros da empresa Aerospatiale, passando, depois, para a Schlumberger Industries. Em 1995 regressou à Aerospatiale como Diretor de Marketing para as Américas e três anos depois mudou-se para a Airbus, onde geriu, sucessivamente, a Avionic Equipment Purchaseing, a Systems Engineering, até se tornar CTO da Eurocopter. Em 2012 foi nomeado EVP Engineering, Quality and IS do Renault Group. Em 2015 ingressou na Zodiac Aerospace como CEO da Zodiac Seats, para em 2017 se juntar ao Naval Group como EVP do Australian Future Submarine Program. Billig irá reportar a Harald Wester, Chief Engineering Officer, e funcionalmente a Ned Curic, Chief Technology Officer da Stellantis.
Uwe Hochgeschurtz irá acumular esta nova função com a sua atual posição de CEO da marca Opel, cargo que ocupa desde setembro de 2021. Irá liderar uma equipa dedicada à ofensiva comercial da Empresa, inicialmente com um foco específico no mercado europeu.
Recorde-se que no final do ano passado, a Stellantis deu início às entregas a clientes da sua eficiente solução a pilhas de combustível de hidrogénio, de zero emissões, solução que combina as vantagens da tecnologia de pilhas de combustível a hidrogénio e de baterias elétricas, num veículo elétrico a pilha de combustível. Esta solução é particularmente adequada às necessidades dos clientes de veículos comerciais ligeiros que necessitam de autonomias longas, de efetuar reabastecimentos rápidos e de alcançar emissões zero, tudo sem comprometer a capacidade de carga útil.