Firestone – marca pertencente do Grupo Bridgestone, líder mundial em pneus e soluções avançadas de mobilidade – anuncia o alinhamento para o quinto aniversário da Rota Firestone com um total de cinco concertos.
Quatro cidades espanholas, e regressa a Portugal, em Lisboa, além de um concerto final em Madrid com M Clan no final do ano, cujos bilhetes podem ser adquiridos em http://ruta.firestone.es
A primeira paragem desta edição da Rota Firestone será em Córdova, na sala M100, a 5 de Maio, com La La La Love You, banda de Madrid que ganhou o Prémio MTV EMEA para Melhor Artista Espanhol e disco de Ouro, bem como disco duplo de Platina. Como se isso não bastasse, em 2021 foram premiados como ‘Artista Revelação’ nos Prémios Odeón e agora estão nomeados para ‘Melhor Canção’ com El Fin del Mundo e para os Prémios MIN como Melhor Banda. Entre as suas grandes canções estão ‘El Fin del Mundo’, ‘Más Colao que el ColaCao’, ‘Laponia’ e ‘Irene’ e serão responsáveis pela abertura do quinto aniversário da Rota Firestone.
A segunda paragem será em território português com Sean Riley & The Slowriders a 16 de Junho em Lisboa, no Estúdio Time Out Market. A banda portuguesa de Coimbra com raízes musicais americanas no folk, rock e blues e com mais de 10 anos de trajectória musical, é uma das bandas míticas do panorama musical português aclamado plea crítica e que continua a mover massas entre gerações. Poucas bandas podem dizer que, após um longo hiato, regressam ao palco e continuam a revolucionar a cena musical. Em 2021 regressaram aos palcos e esgotaram o teatro Maria Matos e o seu último álbum Sean Riley & The Slowriders é considerado um dos melhores álbuns de 2021 pelos media portugueses.
A terceira paragem da Rota Firestone depois do Verão será em Barcelona com Marlon a 29 de Setembro na mítica Sala Bikini. Marlon é a chamada banda de rock revelação dos millenials e arrasa onde quer que vá. Prova disso é o seu novo álbum ‘Marlon’ com 14 das suas próprias canções e duas colaborações com Dani Martín e David Summers de Hombres G, que numa semana alcançou mais de 100.000 visualizações no Youtube.
Atualmente, foram galardoados com o Prémio Odeón 2021 para ‘Artista Revelação Rock’ e nos Los 40 Music Awards como ‘Melhor Artista ao Vivo’ graças à sua frescura e com uma estética indie típica dos anos 90, com temas muito pessoais e criativas. Os seus melhores temas, como Con uñas y dientes, Cosas que no se pagan con dinero ou Perreo, colocaram-nos num caminho que se prevê longo e bem sucedido.
A quarta paragem da Rota Firestone será em Valência, na sala Moon, a 27 de Outubro, com Raúle, músico de Cádis, compositor e cantor independente que funde flamenco, pop e funk e que estará na Rota Firestone a apresentar o seu último álbum (Janeiro de 2022) Limbo, com 12 canções que incorporam os seus maiores sucessos, como La habitación prohibida, com mais de 5 milhões de reproduções em plataformas digitais, ou Colegas antibalas.
A última paragem da Rota Firestone e a que colocará um ponto final no seu quinto aniversário, será em Madrid na Sala La Riviera com M Clan, considerada uma das melhores bandas de rock espanholas dos últimos anos, e que será um evento imperdível para os amantes do rock nacional. Nesta digressão de 2022, M Clan sobe ao palco com força renovada após as bem sucedidas digressões acústicas de Carlos Tarque e Ricardo Ruipérez, trzendo agora de volta a sua banda para interpretar os seus maiores êxitos em formato elétrico.
Todos os concertos da Rota Firestone, com excepção do concerto final da Rota Firestone em Madrid, seguirão o formato habitual com um sorteio de bilhetes. Como nas edições anteriores, os bilhetes para Córdoba, Lisboa, Barcelona e Valência não estarão à venda e só poderão ser obtidos através da participação em http://rota.firestone.pt ou http://ruta.firestone.es, respectivamente, dentro dos prazos estabelecidos que serão publicados no website.
Os bilhetes para o concerto de M Clan em Madrid já estão à venda no site oficial Espanhol da Rota Firestone, http://ruta.firestone.es/.
Firestone e a música
A Rota Firestone celebra o seu quinto aniversário com um histórico de 22 concertos em 16 cidades de Portugal e Espanha e quase 13.000 espetadores. No caso de Portugal, Sean Riley & The Slowriders sucedem a Márcia e The Legendary Tigerman que também já passaram pelo palco da Rota Firestone nas cidades de Lisboa e Porto.
A essência da Rota Firestone passa por nos aproximarmos da música e da sua paixão por ela, uma paixão que também teve o fundador da marca, Harvey Samuel Firestone, que em 1928 lançou o primeiro programa de rádio patrocinado, “A Voz da Firestone”. Na época, foi uma plataforma musical inovadora e a filosofia da Rota Firestone segue os seus passos.
Desde 2015, a Firestone está a realizar uma revitalização da marca a nível europeu, começando com patrocínios nos principais festivais em Espanha, França, Irlanda, Reino Unido, Alemanha ou Polónia.
Em Espanha, a Firestone tem vindo a apoiar o festival Bilbao BBK Live há 4 anos com o ‘Cenário Firestone’. Em 2021, esteve na nova edição do BBK Live UDA e BBK Live Udazkena, onde artistas como Fuel Fandango, Rodrigo Cuevas, María Arnal i Marcel Bagés ou Omago atuaram.
Em 2020 e no meio da pandemia global, a Firestone quis manter vivo o seu compromisso com a música e os talentos emergentes e lançou o seu primeiro podcast “Movidos pela música”, com sete episódios e apresentado pelo jornalista musical Ángel Carmona da Rádio 3. Os podcasts reuniram testemunhos de profissionais da indústria e talentos emergentes sobre o caminho até ao sucesso, a relação com os fãs ou as rotinas criativas, entre outros tópicos interessantes. Entre os participantes estava Delaporte ou Miss Caffeina, que atuaram na edição de 2019 da Rota Firestone.
Com todas estas iniciativas, a empresa de herança americana quer aproximar a sua filosofia de oferecer aos jovens de espírito a “liberdade de conduzir”, de descobrir, explorar novos lugares, experiências e emoções.