“O que o inspira nas suas viagens? Uma paisagem, uma história, um sabor ou um sentimento?”
Esta é apenas uma das questões que a app WeDoVisit coloca aos seus utilizadores para poder traçar um perfil personalizado e sugerir, já nesta Páscoa, um conjunto de propostas feitas à medida do tipo de férias que cada turista procura.
“A ideia é que estas propostas personalizadas, que resultam de um breve questionário sobre as preferências pessoais, possam guiar o visitante e servir de inspiração para ele partir à descoberta do destino, de acordo com o seu ideal de férias”, explica Ana Bessa, Marketing Manager da WeDoVisit.
Vocacionada, numa primeira fase, para viagens ao Porto e Norte de Portugal, esta nova aplicação pretende, assim, dar aos turistas que queiram conhecer este destino total autonomia para, através do telemóvel, definirem o seu plano de visita e terem acesso a uma experiência o mais personalizada possível. A WeDoVisit compromete-se a apresentar um conjunto de dicas e sugestões diversas, que variam não só de acordo com o perfil de cada visitante, mas que levam também em linha de conta outros indicadores como a estação do ano em que visita a região, o tipo de companhia que terá consigo na viagem ou o estilo de férias que tem em mente.
Reunindo numa única plataforma um vasto leque de opções que compõem a oferta da região – do Porto ao Minho e do Douro a Trás-os-Montes -, a WeDoVisit disponibiliza ainda aos seus utilizadores um conjunto de funcionalidades que lhes permitem, de forma fácil e intuitiva, explorar o mapa do destino, consultar informação sobre os principais pontos de interesse, pesquisar ofertas turísticas por categoria ou assinalar os locais favoritos.
Este projeto conta com a chancela do Turismo do Porto e Norte de Portugal, E.R., que, reconhecendo a sua relevância e caráter inovador, apresenta a WeDoVisit como a app oficial do destino, promovendo-a em toda a rede de postos de turismo da região. Funcionando também como uma montra privilegiada para as empresas locais darem a conhecer as suas ofertas, a expectativa é a de que esta app se torne, igualmente, numa ferramenta útil para gerar oportunidades de promoção e de captação de turistas para locais menos convencionais e tradicionalmente menos visitados como, por exemplo, as zonas do interior.
“Queremos, com esta aplicação, colocar a inovação digital ao serviço do turismo”, afirma Ana Bessa. “Sendo um setor que ainda está a dar os primeiros passos nesta área, há um enorme potencial de oportunidades que podem ser exploradas. Desde logo,a segmentação de ofertas, a possibilidade de promover o desenvolvimento de destinos alternativos ou a dinâmica de apresentação de sugestões personalizadas, em função do perfil e das características do mercado, são alguns dos benefícios mais evidentes que esta aplicação vem proporcionar, não apenas aos utilizadores, mas também aos parceiros deste projeto”, explica.
Com conteúdos disponíveis em português e em inglês, a WeDoVisit é uma app gratuita que está disponível para sistemas Android e iOS. Apostando num crescimento sustentável, este projeto está, numa primeira fase, focado em implementar-se junto do mercado nacional, prevendo, a médio prazo, poder chegar aos mercados internacionais. A extensão da sua área de ação a novas regiões é outra das possibilidades que também está em cima da mesa.
> App disponível em: www.wedovisit.com