Neve, gelo, estradas molhadas, temperaturas negativas; areia, poeira, deserto, estradas não pavimentadas, calor sufocante. As paisagens que podem ser percorridas de mota são infinitas, bem como a sua diversidade dependendo do clima, do tempo ou das condições das estradas. É por isso que, para garantir a melhor performance possível da scooter SEAT MÓ 125 100% elétrica, a equipa de Qualidade e R&D colocou-a à prova em duas paisagens opostas, as montanhas de Baqueira Beret (Lleida) e o Deserto de Tabernas (Almería), em Espanha, com uma diferença de temperatura de 55ºC entre elas, tendo sido percorridos um total de 4.400 quilómetros.
Performance global. “Os testes de qualidade da SEAT MÓ visam garantir que a scooter será capaz de oferecer potência, velocidade, aderência e alcance elétrico em qualquer situação” diz o Diretor Geral da SEAT MÓ, Lucas Casanovas. Foi por isso que a SEAT MÓ 125 foi levada “até ao limite” em estradas e curvas, neve e areia, em pavimentos molhados e em terra batida, ao sol e à chuva, a acelerar e a travar. Durante os testes, os engenheiros verificaram a bateria, os componentes da mota, e asseguraram que a tração e a suspensão não eram comprometidas em circunstância alguma ou que os pneus não perdessem a sua aderência.
Pronto para a ação. Também é vital garantir que o funcionamento totalmente elétrico da mota se mantenha consistente mesmo em climas dramaticamente diferentes, como as temperaturas mínimas de Inverno de -10ºC nos Pirenéus (Baqueira) ou os 45ºC de Verão no deserto árido de Almería. “Temos de garantir que o nível da carga não vai baixar drasticamente em temperaturas abaixo de zero, da mesma forma, que a bateria não irá sobreaquecer em calor sufocante”, explica Lucas. Para isso, a bateria tem um sistema de autoproteção que, por exemplo, reduz a energia se sentir que está a ficar demasiado quente. Estes testes serviram para definir as configurações do modelo para os mercados internacionais com climas de frio extremo, bem como em climas quentes e desérticos.
Resistência ao pó e à água. A bateria tem de ser completamente selada e estanque para proteger os seus componentes elétricos de elementos externos nocivos, tais como pó e água. Por esta razão, a SEAT MÓ 125 cumpre as normas internacionais IP67: “Isto significa que a bateria oferece proteção total contra o pó, e que a sua vedação consegue resistir perfeitamente ao ser submersa até um metro de água salina durante pelo menos 30 minutos sem se danificar” diz Lucas. “Uma moto é para ser desfrutada independentemente das condições meteorológicas ou rodoviárias, e com estes testes de qualidade confirmámos que a SEAT MÓ 125 o consegue fazer”, conclui.