A CUPRA juntou-se numa nova parceria emocionante com a equipa EKS, para defender o seu título de carro de turismo totalmente elétrico no novo ETCR – FIA eTouring Car World Cup, deste ano.
O anúncio reforça o compromisso da CUPRA nas corridas elétricas, numa era mais sustentável, inovadora e excitante do desporto motorizado.
EKS é uma equipa com provas dadas e vencedora de corridas, propriedade do atual campeão FIA ETCR (e antigo campeão mundial de DTM e FIA RX) Mattias Ekström, que ganhou o título – tanto de fabricantes como de pilotos – com a CUPRA no ano passado.
Sediada perto de Avesta, 160 km a noroeste de Estocolmo na Suécia, a EKS tem uma forte história de sucesso numa grande variedade de categorias de desportos motorizados, incluindo rallycross, rally e corridas de circuitos, tendo recentemente obtido um resultado 1-2 na categoria T3 do Rally Dakar.
Com o novo nome CUPRA EKS, a parceria vai continuar a evoluir e a competir com o CUPRA e-Racer – o primeiro carro de turismo 100% elétrico do mundo.
Alimentado por quatro motores elétricos no eixo traseiro e uma bateria refrigerada a líquido de 65kWh, o CUPRA e-Racer gera uma potência máxima combinada de 500kW (680 PS) e fornece um binário máximo de 960Nm. O avançado carro de corrida elétrico acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos e atinge uma velocidade máxima de 270km/h.
A fazer história ao tornar-se o primeiro fabricante de automóveis a ganhar um campeonato mundial de carros de turismo 100% elétricos, a CUPRA tem um objetivo em 2022 – competir para ganhar!
No dia 19 de abril, a equipa CUPRA EKS anunciará o seu novo alinhamento de pilotos, bem como a nova carroçaria para a nova época da FIA ETCR 2022.
“Temos o prazer de anunciar esta nova e emocionante parceria entre a equipa da CUPRA e da EKS”, disse o Dr. Werner Tietz Vice-Presidente Executivo de Investigação e Desenvolvimento da CUPRA “Esta nova colaboração vai permitir-nos desenvolver ainda mais o CUPRA e-Racer, uma vez que pretendemos vencer as corridas e conquistar títulos de ETCR sucessivos. E com o ETCR a tornar-se um Campeonato do Mundo totalmente aprovado pela FIA, não poderíamos estar mais motivados à medida que nos preparamos para a prova de abertura da série 2022 em França, em maio”.
Mattias Ekström como proprietário da equipa EKS, mencionou: “A nossa nova parceria com a CUPRA marca um momento emocionante para a equipa EKS, à medida que entramos no mundo das corridas elétricas. Como sempre, estamos no ETCR – FIA eTouring Car World Cup para vencer e a CUPRA EKS está totalmente concentrada na próxima época, com a nossa filosofia de corrida #GoHardOrGoHome! Partilhamos a paixão do desporto e, juntos, esperamos conseguir muitas mais vitórias nas corridas e títulos sob a bandeira da CUPRA EKS”.
ETCR – FIA eTouring Car World Cup – Calendário de 2022
6-8 maio Pau Ville (França)
20-22 maio Istanbul Park (Turquia)
10-12 junho Hungaroring (Hungria)
17-19 junho Jarama (Espanha)
8-10 julho Zolder (Bélgica)
22-23 julho Vallelunga (Itália)
7-9 outubro Inje Speedium (Coreia do Sul)
CUPRA e-Racer – Especificações técnicas
– Tração traseira com uma só mudança
– 4 motores elétricos que fornecem 300kW de potência contínua e até 500kW (680PS) de potência máxima a 12,000 rpm
– Binário máximo: 960Nm
– 65kWh bateria arrefecida por líquido
– 0 a 100km/h: 3.2s
– Velocidade máxima: 270km/h