• AUTOMÓVEL
    • ENSAIOS
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • ESTUDO
  • DICAS
  • LANÇAMENTOS
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • LINKS
    • BELEZA
    • DESIGN
    • DESPORTO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Lisbon Marriott nomeia Silvia Ramos como nova Diretora de Recursos Humanos

18 de Novembro, 2025

Nova campanha de Natal da Make-A-Wish celebra o poder de um desejo realizado em família

17 de Novembro, 2025

Olivier Jansonnie nomeado Diretor da Stellantis Motorsport e Jean-Marc Finot parte para a reforma

17 de Novembro, 2025
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL
    1. ENSAIOS
    2. VER TODOS

    Mazda3 Sedan – Elegância, emoção e precisão japonesa

    3 de Novembro, 2025

    Mazda 3 HB: a harmonia entre potência e eficiência

    6 de Outubro, 2025

    Mazda MX-5 1.5 Skyactiv-G 132 cv Kazari: liberdade com alma roadster

    1 de Outubro, 2025

    Mazda CX-60: Elegância nipónica com alma elétrica

    7 de Setembro, 2025

    Olivier Jansonnie nomeado Diretor da Stellantis Motorsport e Jean-Marc Finot parte para a reforma

    17 de Novembro, 2025

    PEUGEOT POLYGON CONCEPT: Chegou o momento de moldar o futuro do prazer da condução

    14 de Novembro, 2025

    Polestar 5 eleito “Melhor Veículo Elétrico” no SAHE 2025

    14 de Novembro, 2025

    Mesmo nas temperaturas mais frias, o novo GLB oferece uma sensação de “Welcome home.”

    13 de Novembro, 2025
  • ENTREVISTA

    Anos de Coragem – Entrevista a Elaine Serra

    26 de Setembro, 2025

    A linguagem da beleza – Entrevista a Jo Stenuit

    2 de Dezembro, 2024

    Entrevista a Vítor Martins, Diretor Comercial da JCDecaux

    7 de Agosto, 2023

    Entrevista a Sérgio Rodrigues, CEO da StoresAce

    2 de Maio, 2023

    Nomeação de Rui Cruz para a direção geral da Opensoft

    30 de Março, 2023
  • NEGÓCIOS

    IVECO reforça a logística sustentável com 42 novos camiões S-Way a gás natural ao serviço da TESCO, na Escócia

    10 de Outubro, 2025

    Dachser consolida o compromisso com entregas 100% elétricas em Barcelona

    10 de Setembro, 2025

    Coca-Cola celebra a sua ligação à música com uma parceria global histórica com o Rock in Rio Lisboa

    9 de Setembro, 2025

    Porto Business School reforça cooperação com Angola

    2 de Agosto, 2025

    Adolfo Domínguez atinge 43% das suas vendas fora de Espanha

    1 de Agosto, 2025
  • IMOBILIÁRIO

    Comprar casa no Centro custa agora 280.000€, com Santarém e Leiria em destaque

    6 de Novembro, 2025

    MOME e Revive lançam projeto residencial de 140M€ no Porto

    7 de Outubro, 2025

    Casas à venda em Portugal: oferta está apenas 5% acima do mínimo de 2022

    24 de Setembro, 2025

    Comprar casa em Portugal ficou 8,5% mais caro no último ano

    1 de Agosto, 2025

    Segmento Urbano conquista prémio no World Architecture Festival

    15 de Julho, 2025
  • ESTUDO

    ‘Convivialidade à mesa’: 64% das pessoas gostariam de fazer mais refeições à mesa

    17 de Novembro, 2025

    Estudo TEAM LEWIS: apenas 15% dos CMOs confia no departamento de compras para escolher uma agência

    7 de Novembro, 2025

    Comércio online: reclamações disparam mais de 60%. Burlas geram 10% das queixas

    30 de Outubro, 2025

    Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

    28 de Outubro, 2025

    Mais de metade dos consumidores portugueses já abandonaram uma marca por mau atendimento

    18 de Outubro, 2025
  • DICAS

    7 dicas práticas para poupar 5 mil euros

    1 de Novembro, 2025

    Quais são os três fatores a ter em conta para trocar os pneus do carro?

    9 de Outubro, 2025

    Regresso ao trabalho: 8 estratégias para voltar com mais motivação

    28 de Agosto, 2025

    Como aproveitar as férias de verão para repensar a carreira

    12 de Agosto, 2025

    Pequenos hábitos que podem melhorar a sua saúde financeira

    8 de Agosto, 2025
  • LANÇAMENTOS

    Marca centenária propõe um Natal hidratado e perfumado – SUGESTÕES DE NATAL COUTO

    10 de Novembro, 2025

    h3 reinventa a tradição e lança o novo h3 Pica-Pau: Para picar sem parar

    24 de Outubro, 2025

    Do Mar ao Pulso: uma viagem com a Panerai e o Eilean

    25 de Agosto, 2025

    Açores traçam novo rumo: Lançamento do primeiro barco 100% eléctrico, inaugurando uma Era Verde para o Turismo

    9 de Agosto, 2025

    Lisboa recebe novo espaço educativo inovador para crianças e pais

    30 de Julho, 2025
  • DESTINOS

    Algarve recebe nota positiva dos turistas

    14 de Agosto, 2025

    Cidades nacionais mais procuradas pelos turistas portugueses

    1 de Julho, 2025

    Duas praias portuguesas entre as mais originais e secretas da Europa, segundo a Jetcost

    10 de Junho, 2025

    Zoomarine abre portas a 7 de março com novidades preparadas para a nova temporada

    26 de Fevereiro, 2024

    Dados eDreams: Paris volta a ser o destino de eleição dos portugueses nesta Páscoa

    3 de Abril, 2023
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. DESIGN
    3. DESPORTO
    4. EVENTO
    5. LIVROS
    6. MODA
    7. SAÚDE
    8. SUSTENTÁVEL
    9. TECNOLOGIA
    10. VER TODOS

    Um terço dos homens diz sentir dificuldade em aceder aos cuidados de saúde

    4 de Agosto, 2025

    GIVENCHY APRESENTA GENTLEMAN SOCIETY EAU DE PARFUM REFILL

    16 de Junho, 2025

    KÉRASTASE abre uma pop-up em NYC com as embaixadoras Emily Ratajkowski, Sydney Sweeney, Ebonne Davis, Margarida Corceiro e Caetana Botelho Afonso

    10 de Abril, 2025

    Os erros mais cometidos na hora de escolher a base

    14 de Novembro, 2024

    Mónica de Miranda, Prémio idealista de arte contemporânea 2023

    30 de Abril, 2023

    2ª edição do Prémio Adico distingue inovação e ecodesign

    23 de Abril, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    IMPERFEITA 1.3: a idade não nos define

    17 de Fevereiro, 2023

    Michelin celebra sete temporadas de inovação no Campeonato do Mundo FIM MotoE™: termina um ciclo desportivo e é alcançado um feito tecnológico

    14 de Novembro, 2025

    Liga MEO Surf – Francisca Veselko e Afonso Antunes conquistam Bom Petisco Peniche Pro

    26 de Outubro, 2025

    Os dois PEUGEOT 9X8 destacam-se, com um segundo lugar e um Top 5 no Japão

    29 de Setembro, 2025

    CLIO TROPHY PORTUGAL RUMA A TRÁS-OS-MONTES E À GALIZA PARA A TERCEIRA PROVA DO CALENDÁRIO

    19 de Setembro, 2025

    Depois do Web Summit, Lisboa volta a ser palco da inovação: World Usability Day Portugal discute o futuro humano da IA

    16 de Novembro, 2025

    OSAE junta Governo, academia e setor empresarial em debate, já no dia 18

    15 de Novembro, 2025

    2.ª edição do Alentejo Walking Festival 2025 contou com mais de 1250 participantes

    15 de Novembro, 2025

    Galeria Beltrão Coelho expõe mais de 40 medalhas que contam a história de Portugal

    13 de Novembro, 2025

    Nuvem de Ideias: nova editora dedica-se ao livro como ferramenta de comunicação

    11 de Junho, 2024

    Bibá Pitta é a embaixadora dos livros bestsellers “Avó, fala-me de ti” e “Avô, fala-me de ti”, pelo terceiro ano consecutivo

    12 de Dezembro, 2023

    Publicado o livro gratuito “25 Espécies Aquáticas que Estão a Invadir Portugal”

    18 de Novembro, 2023

    VIAJA! – Um livro para todos aqueles que têm o “bichinho” das viagens

    25 de Outubro, 2023

    MO inaugura nova loja em MARCO de CANAVESES

    23 de Janeiro, 2024

    AICEP promove moda sustentável no mercado internacional

    17 de Novembro, 2023

    Designer de moda Luís Carvalho é o Primeiro Embaixador da marca em Portugal

    21 de Setembro, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    O verão também é tempo de prevenção no cancro de pulmão

    8 de Agosto, 2025

    ESTeSC integra projeto europeu de 3 milhões que melhora segurança dos exames médicos infantis

    7 de Maio, 2025

    Exercício durante a gravidez: a chave para o bem-estar físico e emocional

    5 de Maio, 2025

    Tecnologia desenvolvida em Portugal transforma as consultas médicas: mais tempo para os doentes e menos burocracia

    31 de Outubro, 2024

    Especialistas preparam estratégia urbanística para adaptar Lisboa às alterações climáticas

    24 de Junho, 2025

    Lagoas Park quer aumentar a produção de energia para consumo próprio

    15 de Março, 2024

    RAIZ quer trazer a agricultura urbana a mais bairros de Portugal

    16 de Outubro, 2023

    Adico: Redução da pegada ambiental equivale a menos 213 mil quilómetros percorridos

    12 de Junho, 2023

    Open Gate AI: A nova porta para o futuro das empresas portuguesas

    16 de Novembro, 2025

    JUNITEC abre inscrições para a 10.ª edição do TecStorm, a maior hackathon universitária do país

    10 de Novembro, 2025

    Lisbon AI Week desafia criadores a juntarem-se à semana da Inteligência Artificial

    12 de Outubro, 2025

    Grupo Ribera utiliza tecnologia de IA da Microsoft para apoiar pacientes e profissionais de saúde

    18 de Setembro, 2025

    Lisbon Marriott nomeia Silvia Ramos como nova Diretora de Recursos Humanos

    18 de Novembro, 2025

    Nova campanha de Natal da Make-A-Wish celebra o poder de um desejo realizado em família

    17 de Novembro, 2025

    Olivier Jansonnie nomeado Diretor da Stellantis Motorsport e Jean-Marc Finot parte para a reforma

    17 de Novembro, 2025

    ‘Convivialidade à mesa’: 64% das pessoas gostariam de fazer mais refeições à mesa

    17 de Novembro, 2025
Creative News
Home»Estudo»Consumidores online mais atentos à sustentabilidade, mas apenas 50% compram produtos amigos do ambiente
Estudo

Consumidores online mais atentos à sustentabilidade, mas apenas 50% compram produtos amigos do ambiente

DPD lança Barómetro e-Shopper 2022
5 de Abril, 2022
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

Cerca de 82% dos consumidores online (e-shoppers) regulares consideram que as marcas têm de ser ambientalmente responsáveis, mas apenas 50% destes consumidores garantem que compra produtos amigos do ambiente sempre que possível, e só 43% estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços que respeitem o ambiente. Esta é uma das principais conclusões do Barómetro e-Shopper 2021 da DPD, empresa líder no mercado doméstico do transporte expresso, que lança hoje publicamente os resultados da sua maior e mais completa pesquisa sobre e-commerce em Portugal, tendo como base de comparação a média europeia. Para o estudo foram inquiridos e-shoppers, com mais de 18 anos, de 21 países europeus e que tenham encomendado bens físicos via online desde janeiro de 2021. Em Portugal, o relatório contou com um total de 1050 entrevistas.

De acordo com os dados apurados pela DPD, os e-shoppers estão cada vez mais conscientes para o tema da sustentabilidade e esta realidade reflete-se nas suas escolhas de consumo. Neste contexto, e sobre a área das entregas especificamente, o Barómetro e-Shopper 2021 demonstra que 65% dos e-shoppers regulares consideram que escolher alternativas de entrega amigas do ambiente é importante quando compram online. Ao mesmo tempo, 70% dos inquiridos relevam que seria mais provável optarem por um website, retalhista ou app com opções de entrega amigas do ambiente, sendo que, quando questionados sobre as opções de entrega que entendem como amigas do ambiente, a maioria dos e-shoppers regulares em Portugal apontam para as entregas através de veículos de emissões reduzidas (58% dos inquiridos).

Sobre este cenário, Olivier Establet, CEO da DPD Portugal, afirma que “a sustentabilidade é o maior desafio da atualidade e os consumidores começam, cada vez mais, a ganhar maior sensibilidade a este tema e a procurar opções ambientalmente responsáveis. Por esse motivo, e por reconhecermos a importância de levar a cabo uma estratégia de negócio verde, a DPD tem apostado em soluções que têm um impacto positivo no planeta. Exemplo disso é  o facto de, em Lisboa, utilizarmos apenas veículos elétricos para o transporte de encomendas, uma solução que será adotada no Porto e em mais algumas cidades portuguesas ainda este ano, de forma a contribuir para a descarbonização a 100% das mesmas”.

Além da sustentabilidade, outros dos fatores mais destacados pelos e-shoppers regulares no momento de compra online são: a poupança de tempo (86% dos inquiridos acreditam despender de menos tempo quando compram online; a poupança de dinheiro (69% acreditam realizar compras mais baratos no online); e o stress (em que 66% dos inquiridos revelam que comprar online reduz muito o stress de comprar em lojas).

Outra das principais conclusões do Barómetro e-Shopper 2021 prende-se com o impacto da pandemia no mercado do e-commerce em Portugal, que levou ao crescimento do número de e-shoppers regulares (+11% desde o início da pandemia). Segundo os dados apresentados, atualmente 46% do total de consumidores online no país realizam compras via e-commerce com regularidade, isto é, pelo menos uma vez por mês. Este crescimento do número de e-shoppers regulares verifica-se, sobretudo, na faixa etária entre os 30 e os 39 anos, com rendimentos mais elevados (+15% face a 2019) e em ambos os géneros (49% deste grupo é constituído por indivíduos do sexo feminino, e 40% do sexo masculino).

No que toca ao processo de entrega, um novo dado em destaque remete para o facto dos lockers serem mencionados, pela primeira vez, enquanto opção para entrega de encomendas, representando a preferência de 3% dos e-shoppers regulares portugueses. Este é um resultado que, segundo Olivier Establet, reflete a aposta da DPD na expansão da sua rede de cacifos inteligentes – hoje cerca de 200 cacifos de Norte a Sul de Portugal – junto de parceiros como a Auchan, Repsol e a Klepierre. A entrega ao domicílio continua a ser a opção mais adotada pelos e-shoppers regulares em Portugal (84%). Atrás desta surgem as entregas no local de trabalho (30%), na loja do retalhista (12%) e numa loja de proximidade (10%).

O Barómetro e-Shopper destaca igualmente algumas das opções/comportamentos relativos ao processo de entrega que o consumidor em Portugal prioriza: receber informação em tempo real sobre a sua entrega; saber a janela horária de uma hora de entrega; e selecionar, antecipadamente, o dia e janela horária de uma entrega.

Aqui, Olivier Establet destaca: “Com base nos dados recolhidos pelo nosso Barómetro, conseguimos perceber que os e-shoppers cada vez mais valorizam um serviço personalizado, imediato, prático e facilitado, que não comprometa a eficácia do mesmo e permita acompanhar o estado das suas encomendas de forma que possam gerir melhor o seu tempo. Este é, sem dúvida, um caminho que acreditamos que tem de ser feito e o qual estamos a percorrer, apostando em soluções inovadoras que permitem aproveitar o melhor da tecnologia para proporcionar o melhor serviço ao cliente“.

No que diz respeito à experiência de compra online, constatou-se que esta continua a ser muito bem classificada, estando os níveis de satisfação dos e–shoppers regulares estáveis desde 2019 e sendo mais elevados do que a média europeia (85% vs 73%, respetivamente).

Aficionados, epicuristas e eco-seletivos: evolução de três grupos de e-shoppers em Portugal

O relatório apresenta ainda uma análise detalhada do e-commerce em Portugal de acordo com o perfi de e-shoppers em Portugal. Por um lado, temos os aficionados, que descreve um perfil de compradores online mais frequentes que veem o e-commerce enquanto uma opção de compra mais conveniente, menos stressante e que lhes permite poupar tempo e dinheiro. Comprar online é um hábito que está estabelecido nos e-shoppers aficionados, tendo a maioria começado a fazê-lo há mais de 5 anos, sendo que, em 2021, as compras destes consumidores tiveram mais relevância no total de compras online do que na Europa. Estes consumidores apresentam um perfil jovem, e a categoria “Frescos & Bebidas” é aquela em que mais compram online, além de artigos de mercearias, mais do que na restante Europa.

Outro grupo em análise são os epicuristas, que designa os compradores mais seletivos e que, por norma, são mais jovens e vivem nas cidades. No caso destes e-shoppers, ainda que sejam muito exigentes, constatou-se que o nível de satisfação da sua última experiência de compra online aumentou desde 2019 e que cada vez mais epicuristas partilham o feedback após a compra, sendo as recomendações nas redes sociais um fator importante na escolha de onde comprar. Estes estão convencidos da praticidade das compras online, mais do que o total dos e-shoppers analisados e no mesmo grau da média europeia. O tipo de produtos que compram não sofreu alterações nos últimos dois anos, tendo adquido mais produtos da categoria “Moda”, e afirmam que podem comprar quase todos os artigos online.

Os eco-seletivos são o terceiro perfil em análise, remetendo para os compradores mais antigos e ligados às lojas físicas, permanecendo compradores online ocasionais. Destes, 40% começaram a comprar online há menos de 5 anos. Ainda assim, estes e-shoppers aumentaram ligeiramente as compras online desde 2019, com destaque para os produtos da categoria “Moda” (52% vs. 47% da média europeia). Estes compradores estão mais propensos a procurar informações online antes de efetuar a compra (59%), sendo que apenas 14% dizem comprar por impulso, e esperam que as ações das empresas sejam sustentáveis, ainda que estejam menos dispostos a agir pessoalmente.

De referir, também, os compradores guiados pelo preço. Tratam-se de e-shoppers muito ocasionais, que são muito sensíveis ao preço e a bons negócios e estão convencidos de que a compra online poupa tempo e dinheiro. A categoria “Moda” é aquela em que mais compram, seguida dos “Livros” e “Beleza & Saúde”.

“Frescos & Bebidas” é a categoria com mais crescimento entre 2019 e 2021

Ao nível das categorias de consumo, o destaque vai para os Frescos & Bebidas, que registaram um aumento de 16% face a 2019. Atualmente, 35% dos e-shoppers portugueses regulares compram produtos desta categoria via online.  Os artigos de Mercearia (+10%) e Calçado (+8%) foram as outras duas categorias que mais cresceram. Ainda assim, e de acordo com os resultados do Barómetro, os produtos de Moda continuam a ser o tipo de bens mais comprados online (61% do total de compras online), assim como os produtos de Beleza/Saúde (51%) e Livros (46%).

O Barómetro e-Shopper engloba uma análise da realidade do comércio eletrónico na Europa e de outros 12 países fora do continente europeu (África do Sul, Brasil, China, Filipinas, Índia, Indonésia, Malásia, Rússia, Singapura, Tailândia Turquia e Vietname), que conta com um total de 23.394 entrevistas a consumidores online.

LEIA AQUI O RELATÓRIO!

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorSinta-se em casa no FONTINHA, o hotel mais trendy do PORTO
Próximo NAJI apresenta KILIG COLLECTION: Swimwear sustentável inspirada pelos recantos de PORTUGAL

Relacionados

‘Convivialidade à mesa’: 64% das pessoas gostariam de fazer mais refeições à mesa

17 de Novembro, 2025

Estudo TEAM LEWIS: apenas 15% dos CMOs confia no departamento de compras para escolher uma agência

7 de Novembro, 2025

ÚLTIMAS
Hotel

Lisbon Marriott nomeia Silvia Ramos como nova Diretora de Recursos Humanos

18 de Novembro, 2025

Profissional com sólida experiência em gestão de pessoas e comunicação assume a liderança do departamento…

Nova campanha de Natal da Make-A-Wish celebra o poder de um desejo realizado em família

17 de Novembro, 2025

Olivier Jansonnie nomeado Diretor da Stellantis Motorsport e Jean-Marc Finot parte para a reforma

17 de Novembro, 2025
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426 (tarifa de rede móvel)
Política de Privacidade
Estatuto Editorial

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.