Um total de 118 participantes e 43 veículos 4×4 – entre os quais diversos exemplares Jeep Wrangler de diferentes gerações, bem como os mais recentes Jeep Renegade e Wrangler 4xe – apontaram aos melhores trilhos da Beira Alta para participar no 12º Raid do Bucho e Outros Sabores (18 a 20 de março). O clima ameno que se fez sentir no fim de semana e que deu, igualmente, as boas-vindas à primavera, marcou aquele que foi o primeiro evento do calendário de aventuras do Clube Escape Livre para 2022.
A presente edição, organizada em colaboração com a freguesia da Freineda, teve como base o Hotel Lusitânia Congress & SPA e destacou-se pela inclusão de um percurso totalmente novo, num conjunto de atividades ao volante que foi antecedido por uma prova dos néctares da região no Solar dos Vinhos da Beira Interior, antes do jantar do dia do encontro dos participantes.
Já no primeiro dia de aventura em ambiente fora de estrada, a caravana atravessou a belíssima paisagem da Serra da Estrela, desde a Aldeia do Bispo, na Guarda, até à zona de Unhais da Serra, seguindo depois para o Fundão. Os condutores das montadas 4×4 enfrentaram uma topografia desafiante, inserida numa paisagem de cortar a respiração, superada, inclusivamente, por alguns percursos com lama que entusiasmaram todos os participantes, fãs assumidos das aventuras de todo-o-terreno.
Nesse mesmo dia, realizou-se também uma visita à Ecolã, fábrica de Burel em Manteigas, seguindo-se o almoço já no Fundão, no restaurante “O Alambique de Ouro”. Depois da magnífica refeição, a caravana apontou a novos percursos fora de estrada até Belmonte, onde os convivas puderam visitar os museus dos Descobrimentos e Judaico. Já na Guarda, a cidade mais alta de Portugal, tele lugar o jantar de convívio onde se efetuou a entrega dos troféus, bem como um animado desafio promovido pela organização.
Foi, igualmente, tempo para que os novos parceiros de aventuras do Clube Escape Livre, grupo onde se inclui a Jeep, pudessem dirigir-se aos participantes.
“A participação da Jeep no primeiro evento promovido pelo Clube Escape Livre em 2022 confirmou a aposta da marca na ligação à natureza, a experiências únicas em ambiente de aventura e liberdade, sempre em defesa dos valores da autenticidade e paixão, aqui também demonstrados pelo respeito e promoção da cultura e tradição da região da Guarda, onde decorreu o evento. A Jeep teve aqui uma excelente representação, através de vários exemplares Wrangler de diferentes gerações presentes, aos quais se juntaram os novos Renegade e Wrangler 4xe, autênticos modelos Jeep, mais amigos do ambiente, mas oferecendo extrema capacidade e grande prazer de condução tanto em estrada como em todo-o-terreno”, referiu Sara Bravo, Diretora de Comunicação da Jeep Portugal, acrescentando que “a marca voltará a marcar presença no 6º Raid TT Vinhos Beira Interior, que se realizará entre os dias 18 e 20 de novembro”.
No dia seguinte, o último deste 12º Raid do Bucho e Outros Sabores, ficou marcado por paisagens bem distintas das do dia anterior, num percurso que levou a caravana pelo Marmeleiro a fim de recolher pão acabado de fazer em forno a lenha, seguindo-se depois uma visita à queijaria artesanal Quinta da Lapa, onde foi possível acompanhar de perto o processo de criação e, no fim, levar para casa uma saborosa recordação.
Todo este percurso foi realizado para levar a caravana ao destino final, a aldeia da Freineda, a fim de vivenciar a Reconstituição Histórica no Quartel de Wellington, bem como de saborear o tão prometido Bucho. Foi assim possível voltar a assistir ao espetáculo proporcionado pelo GRHMA, seguindo-se, depois, o tradicional banquete do Bucho Raiano, com cerca de 500 pessoas à mesa.
Jeep foi a marca oficial do evento
A Jeep marcou presença com a sua gama eletrificada 4xe, abordagem híbrida que representa um compromisso perfeito entre prazer de condução e eficiência, uma configuração técnica que, nos modelos Renegade e Compass, combina os argumentos de um eficiente motor de combustão 1.3 Turbo, a gasolina, colocado em posição dianteira, com a disponibilidade imediata e conforto de utilização de um motor elétrico, associado ao eixo traseiro.
Já o lendário Wrangler, na sua versão 4xe, assume-se como o Wrangler mais amigo do ambiente e o mais competente em todo-o-terreno de sempre, ao combinar dois motores elétricos com um motor 2.0 Turbo, a gasolina. O Wrangler 4xe disponibiliza uma potência total combinada de 380 cavalos e 637 Nm de binário. Inédita é, igualmente, a sua capacidade de circular com tração 4×4 em modo puramente elétrico.
A nova geração de modelos 4xe marca uma evolução do conceito de capacidade 4×4 da Jeep, com uma superior eficiência, maior segurança e prazer de condução. Permite, ainda, usufruir de muitas das vantagens da condução elétrica, tais como baixos custos de utilização, uma condução silenciosa e zero emissões em modo totalmente elétrico para a mobilidade urbana diária, dispondo, ao mesmo tempo, da flexibilidade de um motor de combustão interna para enfrentar maiores distâncias sem a ansiedade associada à autonomia elétrica.