Em 1997, a Volvo Cars estreava no modelo V70, um sistema de tração integral AWD – All-Wheel Drive.
Para a marca sueca, este sistema representava, acima de tudo, uma questão de segurança pois, para além de proporcionar dinâmica de condução, oferecia mais estabilidade e maior controlo em quaisquer condições de piso ou de meteorologia.
A comemorar 25 anos de existência, estes sistemas de tração integral AWD seriam celebrizados, não só, mas também, nas suas versões Cross Country, conceito pioneiro e inovador que a Volvo estreava também em 1997, no modelo V70 XC e que tem vindo a manter desde então com elevado sucesso.
Mas afinal o que é um “Cross Country”?
No dicionário da Volvo lê-se: “Um cocktail de: capacidade fora de estrada, funcionalidade e robustez, sem comprometer o conforto típico de um Volvo. Qualquer versão Cross Country terá sempre maior altura ao solo que a versão normal correspondente e detalhes exteriores de proteção de órgãos vitais da mecânica e carroçaria.”
Portugal é um caso de sucesso para as versões Cross Country cujo conceito ainda se encontra na gama atual nas carrinhas Volvo V60 e V90.
“A Volvo é muito conhecida pela sua ‘framkomlighet’ – palavra que em sueco quer dizer capacidade de nos levar onde queremos – independentemente das condições atmosféricas. Esta é uma parte importante da nossa herança e um reflexo claro daquilo que somos e da nossa origem.”
Henrik Green – Volvo Cars