O novo PEUGEOT 308 foi eleito “Carro do Ano 2022” em Portugal pelo Júri de 20 jornalistas da área automóvel e respetivos órgãos de comunicação social, que compõem o Prémio Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal. O novo PEUGEOT 308 impôs-se aos 22 novos modelos lançados no mercado em 2021 inscritos a concurso nos prémios nacionais mais importantes do setor Automóvel. Além de vencer o prémio principal, o novo 308 recebeu também o troféu de “Híbrido Plug-in do Ano” e o 508 PSE foi eleito “Desportivo do Ano”. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu ontem à noite, em Lisboa.
É a quinta vez que a PEUGEOT é premiada com o galardão mais cobiçado do setor automóvel nacional e, com esta vitória, torna-se na marca mais bem-sucedida na última década. Com a eleição do novo 308 na iniciativa “Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2022” é o quarto modelo PEUGEOT coroado num espaço de dez anos. Uma era de sucesso iniciada com o 508 1ª geração (“Carro do Ano” em 2012), o 3008 (“Carro do Ano” em 2017) e o atual 508 (“Carro do Ano” em 2019). Anteriormente, o PEUGEOT 405 tinha sido eleito “Carro do Ano” em 1989.
Primeiro modelo PEUGEOT a apresentar o novo emblema da marca, o novo 308 seduz pelo seu design, tecnologia e ampla oferta de motores eficientes. Os clientes podem escolher livremente entre propostas híbridas plug-In (PHEV), a gasolina, diesel e, em breve, 100% elétricas. O novo 308 é o rosto dos valores da PEUGEOT: Sedução, Excelência e Emoção. Com mais de 65.000 encomendas na Europa desde o seu lançamento no final de 2021, das quais 23% em unidades PHEV, este novo 308 é já um best-seller.
Parte de uma lista inicial de 22 automóveis novos, lançados no nosso país em 2021, o PEUGEOT 308 foi escolhido para a shortlist de sete modelos candidatos ao título de Carro do Ano e reuniu a preferência da maioria dos 20 jurados na votação decisiva, impondo-se aos restantes seis adversários: Cupra Born, Hyundai Ioniq 5, Kia EV6, Nissan Qashqai, Škoda Enyaq e Toyota Yaris Cross.
Complementando uma noite de sucessos em Portugal, o PEUGEOT 308 GT HYBRID foi também premiado com o troféu de “Híbrido Plug-In Ano”, categoria em que bateu sete outras propostas. Noutro segmento, o 508 PEUGEOT Sport Engineered arrecadou o prémio de “Desportivo do Ano”, batendo três outros adversários na categoria dos modelos de características desportivas.
“Estou muito orgulhoso pela atribuição destes prémios em Portugal ao novo PEUGEOT 308, designadamente o troféu ‘Volante de Cristal’ e o respetivo título de ‘Carro do Ano’, pelo que felicito todas as equipas da PEUGEOT e da Stellantis Portugal por este sucesso. O novo 308 venceu pelo conjunto das suas qualidades, mas também porque cobre grande parte das necessidades dos potenciais clientes portugueses – que aqui se viram representados pelos jurados da iniciativa, a quem agradeço esta distinção – que podem encontrar no novo 308 um automóvel atrativo, eficiente, funcional, acessível, tecnológico e cada vez mais eletrificado, nesta era desafiante de transição energética.” afirmou João Mendes, Diretor da PEUGEOT Portugal e Espanha. ”Este é o resultado da evolução da PEUGEOT, pelo que a rede de Concessionários conta agora com três modelos com o selo de Carro do Ano em Portugal nos seus stands de exposição: o novo 308, o 3008 e o 508”.
O novo PEUGEOT 308 em resumo
Lançado no final de 2021, o novo 308 coloca-se no centro da nova imagem da marca do Leão, ao expressar os atuais valores da PEUGEOT – Sedução, Exigência e Emoção – e seduz pelo seu design, pela sua tecnologia e pela vasta gama de motores eficientes.
O novo PEUGEOT 308 foi projetado e desenvolvido para ir ao encontro das expectativas dos clientes do segmento C em termos de design exterior e interior, funcionalidade, equipamentos, motores, abrangência tecnológica e relação qualidade/preço. A sua arquitetura otimizada beneficia o espaço, tanto na berlina como na variante SW.
Num ambiente de elevada qualidade, ergonómico e tecnológico, conta com a mais recente geração de ajudas à condução, com destaque para o PEUGEOT i-Cockpit® (inclui: volante compacto, head-up display ao nível dos olhos, ecrã central tátil com teclas configuráveis) mais evoluído, para a integração de um sistema de infotainment conectado e intuitivo, tal como num smartphone, e por dar um novo passo em direção à condução semiautónoma.
Aos clientes é dada, desde o lançamento, a possibilidade de livre escolha entre mecânicas híbridas plug-in (PHEV) de 180 ou 225 cv, ou por motores térmicos PureTech (a gasolina) e BlueHDi (diesel). Em 2023 chegará ao mercado europeu e, consequentemente, aos Concessionários PEUGEOT em Portugal, a variante e-308, 100% elétrica.