O impressionante conjunto de sistemas avançados de segurança e assistência ao condutor incluídos no novo Lexus NX contribuíram para que o SUV de luxo de tamanho médio conquistasse uma classificação de cinco estrelas nos testes Euro NCAP, entidade europeia independente de testes de segurança.
Lançado ontem, o relatório mostra o superior desempenho de segurança do NX em todas as categorias. Valida a qualidade e a eficácia da última geração, (a terceira) do Lexus Safety System +, incluída de série em todos os modelos NX, juntamente com abrangentes elementos de segurança passiva e a resistência incorporada no automóvel, que protege em caso de impacto. Os resultados aplicam-se de igual forma ao NX 350h – eletrificado com a tecnologia full-hybrid e ao NX 450h – o híbrido plug-in.
Ao pormenor: o NX alcançou uma pontuação de 83% na proteção de ocupantes adultos, de 87% na de ocupantes crianças, de 83% na de utilizadores vulneráveis na estrada e de 91% no desempenho de sistemas de assistência à segurança.
A Lexus aperfeiçoou significativamente o âmbito e a funcionalidade dos seus sistemas de segurança ativa e de assistência ao condutor, para que possam detetar uma maior variedade de perigos em diferentes situações de condução. Por exemplo, o Sistema de Pré-Colisão (PCS – Pre-colision System) beneficia de atualizações nos seus sistemas de radar e na câmara de ondas milimétricas – passando a detetar peões e motos no seu caminho. Permite, também, uma maior sensação de segurança em mudanças de direção em cruzamentos, determinando quando há um alto risco de colisão com o tráfego em sentido contrário, na travessia de peões ou de ciclistas.
O novo NX foi, também, o primeiro modelo Lexus a adotar um novo assistente de direção de emergência (ESA – Emergency Steering Assist). Reconhece, instantaneamente, quando o condutor se está a desviar para evitar um obstáculo – um peão ou um veículo parado, por exemplo – e fornece assistência de condução automática enquanto mantém o carro dentro da faixa. Estas e outras melhorias no PCS aumentaram significativamente a sua capacidade de deteção de risco de acidente.
Todos os sistemas de assistência à segurança testados pelo Euro NCAP receberam a classificação máxima de “bom”, incluindo o desempenho do PCS, Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem (LTA – Lane Trace Assist), assistência/controlo de velocidade e monitorização do nível de alerta do condutor.
Embora o novo NX cumpra os principais critérios dos testes Euro NCAP, ultrapassa-os para proporcionar uma condução segura e tranquila. Por exemplo, com o Safe Exit Assist, o acionamento eletrónico de abertura interior das portas por toque “e-latch”, recorre ao Monitor de Ângulo Morto para verificar se existe aproximação de tráfego pela traseira. Se houver risco de a porta abrir e bater num veículo ou ciclista, piscará uma luz de advertência no espelho retrovisor, será acionado um alerta e será cancelada a abertura da porta. O conjunto de sistemas Lexus Safety System + oferece, também, o Cruise Control Adaptivo, com aperfeiçoamento de desempenho para poder reagir mais rapidamente ao trânsito e seguir uma linha mais natural em curva, com velocidade ajustada de forma mais natural para o condutor.
Embora o Lexus Safety System + seja incluído de série em todas as versões do NX na Europa, as versões mais equipadas incluem um Extended Safety Package. Inclui o Sistema de Alerta à Mudança de Faixa de Rodagem (LCA – Lane Change Assistance), que fornece condução automática de mudança de faixa quando o condutor usa os indicadores de direção na estrada, e Alerta de Tráfego Transversal Frontal, que usa monitorização de radar para detetar e alertar o condutor sobre o tráfego que se aproxima de ambos os lados, num cruzamento a baixa velocidade.