O sucesso gera sucesso na Dacia. Após o nascimento do Logan em 2004, outra futura estrela entrou no mundo automóvel em 2010: o Duster. Este produto icónico, que democratizou os SUV, viajou pelo mundo, desde o frio siberiano até ao deserto marroquino. Com o seu design aventureiro, desempenho 4×4 e natureza familiar, tem estado à altura de todos os desafios. Este ano, o Dacia Duster celebra 2 milhões de unidades vendidas em quase 60 países. Uma história de mais de uma década que engenheiros, designers e, acima de tudo, clientes não estão prontos a esquecer.
Sente-se tranquilamente e viaje no tempo, de regresso a 2010. Está a usar roupa casual, as calças de ganga estão “in” e a moda luxuosa está “out”. O conforto e a descoberta são as novas tendências. O seu automóvel de sonho passou a ser prático e simples, como o seu estilo. Talvez um SUV, mas não um SUV qualquer! Na altura, o mercado global de SUV estava em expansão, mas os modelos oferecidos eram ou muito caros e sofisticados ou muito básicos e rústicos. Foi assim que nasceu o Duster: acessível, robusto e atrativo, correspondendo perfeitamente às tendências sociais da época e satisfazendo as necessidades diárias dos seus utilizadores. Rapidamente se tornou um ícone para a marca Dacia e um símbolo para toda a indústria. Desde 2010, o sucesso deste modelo tem sido confirmado com 2 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Suba a bordo, vamos levá-lo a dar uma volta.
Uma viagem de ida e volta de Helsínquia-Ankara!
Vamos começar na Roménia, o país onde o Duster é fabricado, para descobrir alguns números de produção na fábrica de Pitesti (Mioveni). Uma vez saído da fábrica, vamos com ele a Itália para um jogo de futebol ou um pouco mais longe, para escalar a montanha mais alta do mundo. E se ainda não estiver cansado, vamos fazer um desvio até à Finlândia e depois seguimos para a Turquia. Está a seguir-nos? Olhe que 2 milhões de Duster são mesmo muitos!
O essencial, como um modo de vida
Se ainda anda atrás de alguns factos divertidos, está no sítio certo! Os clientes de Duster são todos diferentes e, não é segredo, estão localizados em todo o mundo. No entanto, têm uma coisa em comum: um estilo de vida que privilegia apenas o essencial. Desvende connosco, alguns factos curiosos, que talvez não conheça:
- No Reino Unido é o país onde as mulheres mais compram o Duster.
- É na Turquia que os compradores do Duster são mais jovens (42 anos em média) e que vivem mais em família (62% vivem com os seus filhos).
- Entre os compradores de Duster em França, Alemanha, Reino Unido, Espanha e Itália, os clientes interessam-se por atividades ao ar livre: 23% gostam de andar e fazer caminhadas, 12% adoram andar de bicicleta e 9% viajar.
- Nos mesmos cinco países, 44% dos clientes vivem em zonas rurais, 30% em pequenas cidades, 10% em cidades de média/grande dimensão e 11% nos subúrbios.
- E já agora… 56% deles dizem comprar o Duster principalmente pelo preço, 20% pelo seu design e 16% pela sua fiabilidade.