A Lexus apresenta o “NX PHEV OFFROAD Concept” e o concept-car Lexus ROV no Salão de Tóquio 2022, em Makuhari Messe (Chiba City) entre os dias 14 e 16 de janeiro.
Os dois conceitos em exposição refletem o empenho da Lexus em contribuir para uma sociedade neutra em carbono, em alargar a sua oferta e desafiar-se para a diversificação e para a expansão de estilos de vida, enquanto partilha valores que excedem todas as expectativas.
O objetivo é equilibrar um estilo de vida elegante com o prazer de conduzir, enquanto se vive em harmonia com a natureza.
O NX PHEV OFFROAD Concept baseia-se no Lexus NX 450h+ de produção em série. O primeiro modelo Híbrido Plug-in (PHEV) da Lexus, que já está disponível para reserva online em Portugal. Apresenta um desempenho de condução elegante e um excelente desempenho ambiental, que reduz as emissões de CO2. A versão Concept apresenta uma carroçaria remete para um estilo de vida aventureiro com a sua plataforma elevada, os pneus todo-o-terreno de grande dimensão e um esquema de pintura e acabamento personalizado em bronze e preto mate.
O concept-car Lexus ROV vai além da condução tradicional, dentro e fora de estrada. Com a sua carroçaria compacta o seu objetivo é proporcionar uma experiência de condução mais próxima da natureza, que diferente de qualquer veículo Lexus. Para além disso, é o primeiro Lexus a utilizar um motor a hidrogénio, o que o torna amigo do ambiente, sem descurar o estímulo e a emoção do som e vibrações de um veículo a motor.
*1 – ROV é a abreviatura de Recreational Off highway Vehicle, Veículo Recreativo de Fora de Estrada. Um conceito que pretende oferecer um agradável estilo de vida automóvel em harmonia com a natureza. O ROV ultrapassa territórios onde mesmo os veículos todo-o-terreno não chegam, sem descurar a excelência da resposta e de um som emocionante, que estimula os cinco sentidos.
Também em exibição, estará uma réplica à escala de 1/3 do avião Zivko Edge 540 V3 de Yoshihide Muroya. Muroya que vai participar no Air Race World Championship deste ano com a equipa “LEXUS/PATHFINDER AIR RACING”.
A Lexus e o piloto aéreo Muroya assinaram um acordo de parceria que promete acelerar ainda mais os esforços de ambos e interligar tecnologias e know-how para desenvolver máquinas de corrida, bem como a sua própria operacionalidade. Sob a nova estrutura de equipa, a Lexus está empenhada em fazer história com Muroya, através de uma vitória no seu primeiro Air Race.
A Lexus também irá recorrer às suas tecnologias aerodinâmicas, de refrigeração e redução de peso, bem como ao know-how adquirido através de extenuantes corridas aéreas para criar automóveis cada vez melhores numa sociedade neutra em carbono.
Visão Geral NX PHEV Concept (Adicionadas peças personalizadas ao veículo base: NX 450h+)
- Veículo base: LEXUS NX 450h+
<Cor>
- Bronze Escuro
<Frente>
- Emblema Lexus Fumado
- Grelha preto fosco
<Lateral>
- Retrovisores, molduras das janelas e cintos, fumados
- Puxadores preto mate
- Pneus todo-o-terreno 265/65R17 & jantes 17×7J
<Traseira>
- Emblema com nome de veículo e o logo Lexus fumados
<Tejadilho>
- Barras de tejadilho preto mate
- Grade de transporte preto mate
<Especificações-chave>
- Dimensões: Comprimento 4,660mm× Largura 1,865mm× Altura 1,675mm
- Transmissão: Sistema híbrido plug-in de 4 cilindros em linha de 2,5 litros [AWD]
- Motor dianteiro/Potência máx/binário máx: (5NM) / 134 kW (182 DIN hp) / 270 Nm
- Motor traseiro/Potência máx/binário máx: (4NM) / 40 kW (54 DIN hp) / 121 Nm
- Potência total do sistema: 227 kW (309 DIN hp)
Sistema de Transmissão: E-Four (Sistema de tração integral, controlado eletronicamente)
Visão Geral ROV Concept
<Especificações-principais>
- Passageiros: 2
- Transmissão: 3 cilindros em linha de 1,0L
- Combustível: Hidrogénio Comprimido
- Mudanças: Sequencial + Marcha-atrás
- Tipo de transmissão: Frontal e Tração às 4 rodas selecionáveis com bloqueio de diferencial
- Dimensões: Comprimento 3,120mm x Largura 1,725mm x Altura 1,800mm
< Principais características >
Transmissão
- O motor a hidrogénio de 1,0 litro armazena hidrogénio comprimido num tanque de alta pressão e injeta-o com precisão através de injetores diretos. O resultado é um motor ecologicamente amigo do ambiente, que permite um elevado binário de resposta pelo hidrogénio de rápida combustão, e como vibrações exclusivas dos veículos movidos a motor, para uma experiência de condução emocionante. É importante destacar que o novo motor a hidrogénio da Lexus produz emissões quase nulas, além de gerar uma insignificante quantidade de óleo de motor queimado durante a condução.
Desempenho de condução
- Utiliza uma robusta estrutura tubular com uma carroçaria leve e compacta
- Incorpora a “Assinatura de Condução Lexus”
- Recorre a mudanças sequenciais e um sistema de transmissão às 2 ou 4 rodas selecionável com bloqueio do diferencial. Alcança um desempenho dinâmico de condução fora de estrada, proporcionando uma resposta capaz do motor a hidrogénio.
<Design>
Exterior
- Proteção/estrutura adequada para qualquer ambiente e pneus todo-o-terreno para condução em estradas lamacentas.
- Utiliza uma grelha frontal que protege os passageiros sem perder a expressão da linguagem do design da próxima geração da Lexus. Os guarda-lamas dianteiros evitam os salpicos das pedras e da lama.
- A tampa da suspensão liga-se ao tanque de combustível de hidrogénio traseiro protegendo, não só os elementos funcionais, mas também a resistência herdada dos SUV Lexus.
- A combinação dos faróis dianteiros/traseiros em forma de L e o logotipo “LEXUS” traseiro, adotado do novo NX, espelham a linguagem de design da próxima geração Lexus.
- A cor é o Bronze Escuro.
Interior
- Impulsiona e utiliza métricas simples que permitem ao condutor aceder instantaneamente a informações importantes, sem se desconcentrar da condução.
Equipado com volante em pele de alta qualidade, elegante manete de mudanças, bancos de couro sintético duradouros e resistentes.