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A marca de relógios Lorige e a PEUGEOT Sport unem-se para criar um relógio exclusivo

O BL-Endurance "Hyperblack" utiliza o material das pastilhas de travão dos protótipos do PEUGEOT Hypercar
17 de Janeiro, 2022
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Numa altura em que as corridas de Resistência estão prestes a conhecer, uma vez mais, os seus melhores dias, a Lorige e a PEUGEOT Sport decidiram produzir, em conjunto, uma gama de relógios recheados de história.

Em 2020, o Automobile Club de l’Ouest anunciou a criação de uma nova categoria rainha nas corridas de Resistência, dando a luz verde que vários construtores aguardavam, entre eles a PEUGEOT. Três vezes vencedora das míticas 24 Horas de Le Mans (1992, 1993 e 2009), a marca francesa causou sensação ao desvendar o PEUGEOT 9X8, o seu protótipo Hypercar Hybrid. Com esta nova categoria dirigida claramente a um público mais vasto, e com o regresso de linhas que evocam os traços de desenho mais característicos da marca, a PEUGEOT volta a ser protagonista, como foi com o PEUGEOT 905 (em 1990) e o PEUGEOT 908 (em 2006).

A fase de desenvolvimento

Tal como o BL-Endurance, o primeiro modelo da Lorige que exigiu mais de dois anos de desenvolvimento, incluindo fases de teste para verificar a fiabilidade do calibre interno LOR-PR01 e para validar o material de carbono reprocessado, o PEUGEOT 9X8 também começou a rodar este inverno para a necessária fase de desenvolvimento, que deverá durar alguns meses, de forma a afiar as suas garras.

A Lorige é conhecida pelas suas caixas de relógios fabricadas a partir do material dos travões utilizados em corridas, mas desta vez, o BL-Endurance “Hyperblack” utiliza o material das pastilhas de travão dos protótipos do PEUGEOT Hypercar das primeiras voltas na sua fase de desenvolvimento. Por conseguinte, os proprietários desta série da Lorige possuirão um elemento do PEUGEOT 9X8 que foi testado, mesmo antes da sua participação em corridas.

Olivier Jansonnie, Diretor Técnico da PEUGEOT Sport: “O conceito proposto pela Lorige cativou-nos de imediato porque partilhamos o mesmo ideal de engenharia de precisão mecânica. A reciclagem é determinante e o desporto automóvel deve dar o exemplo, sendo mais responsável, pelo que estamos muito entusiasmados com a ideia de trabalhar para que as peças do PEUGEOT 9X8 tenham uma nova vida… Isto é muito positivo em vários aspetos, e se nos permite associar um conceito inovador à estética e à qualidade dos relógios Lorige, esta parceria faz todo o sentido.”

As primeiras voltas das engrenagens

Tal como o novo Hypercar da PEUGEOT Sport, os ponteiros do Lorige BL-Endurance “Hyperblack” estão a dar as suas primeiras voltas. Habitualmente, um automóvel de competição não exibe decoração exterior na sua fase de desenvolvimento, deixando à vista as elegantes linhas da carroçaria em carbono. O mesmo acontece com o BL-Endurance, que mostra o carbono em bruto e peças em titânio tratadas com DLC preto, conferindo-lhe um visual puro, funcional e agressivo.

Desde o visor em titânio de grau 5 até aos parafusos externos feitos à medida, todas as partes do relógio foram micromaquinadas e tratadas a preto para obter o efeito monocromático desejado. O tema negro é realçado por toques de Kryptonite e Cinzento Selenium, em linha com a identidade visual da PEUGEOT Sport. Estas cores misturam-se perfeitamente com o aspeto geral e criam um relógio furtivo e resistente.

Emeric Paraud, Presidente da Lorige: “Para nós, esta parceria altamente tecnológica é o culminar da própria ideia da Lorige. Queríamos que esta série ‘Hyperblack’ fosse extrema desde o conceito até à estética, e penso que o conseguimos, que o relógio está em linha com a imagem do automóvel, elegante e felino. Esta colaboração com a PEUGEOT Sport é muito mais do que uma simples inspiração, é uma verdadeira relojoaria de corridas.”

Matéria-prima

No seu lado esquerdo, não há dúvida quanto à origem da caixa em carbono/carbono, uma vez que provém dos travões do PEUGEOT 9X8 e lembra-nos que antes de adornar os pulsos dos seus proprietários, a caixa foi submetida às travagens impiedosas dos pilotos que exploram todo o potencial do Hypercar. Recolhidos pela Lorige com o maior cuidado e com toda a informação necessária para o acompanhamento do material, estes travões – ou mais precisamente, estas pastilhas de travão – passam depois pelas mãos experientes dos profissionais para a modelação das caixas do BL-Endurance “Hyperblack”.

Movimento

Claramente visível na posição das 6 horas, as indicações da reserva de energia, assim como a sua denominação, relembram-nos que este modelo nasceu no mundo das corridas de resistência. Embora o BL-Endurance se recarregue automaticamente, graças à sua massa periférica, isto permite ao seu feliz proprietário acompanhar a potência restante, contando com uma reserva de 45 horas.

A Lorige não faz quaisquer concessões, sendo que desde as pontes até aos ponteiros, quase todas as peças do BL-Endurance “Hyperblack” foram tratadas com PVD preto, um novo desafio para os relojoeiros da Lorige, com uma seleção cada vez mais rigorosa de peças coloridas, cuja montagem requer uma meticulosidade extrema.

Fabrico 100% suíço

Para melhorar o seu conceito, os criadores da marca voltaram-se para o berço da relojoaria de excelência e optaram por ali fabricar todos os componentes dos seus relógios. Para o desenvolvimento do movimento de forma, apelaram a um dos melhores fabricantes do cantão suíço de Jura para conceber um calibre Lorige exclusivo, uma ocorrência rara quando se cria um primeiro modelo. Cada detalhe do calibre LOR-PR03 é feito na Suíça e a montagem e ajuste são efetuados inteiramente à mão por artesãos altamente qualificados que trabalham na mais pura tradição relojoeira daquele país. Para a Lorige, a opção de um fabrico 100% suíço é a garantia de uma qualidade irrepreensível.

Prestações e emoções

Concebido meticulosamente até aos seus parafusos exteriores o BL-Endurance é um relógio para entusiastas. Mas se o seu index faz lembrar os corretores de um circuito, as alusões ao mundo dos desportos motorizados não se multiplicam excessivamente. As memórias das corridas que evoca estão gravadas na sua própria estrutura.

Clément Etienvre, Diretor Geral da Lorige: “Para nós, a fundação da Lorige reside na história e na emoção que podemos transmitir aos nossos clientes, graças a um produto tão excecional como um relógio, para o qual tantas pessoas dedicaram um momento da sua vida no seu fabrico. Nos últimos trinta anos, cresci e cultivei a minha paixão pelo desporto motorizado com os PEUGEOT 905 e a sua melodia única. Poder acompanhar, desde o início, este regresso da PEUGEOT Sport às corridas de Endurance contribui para esta grande aventura, refletindo, para nós, a própria essência de Lorige.”

A referência “BL” na sua denominação significa “Brake Late” (travar o mais tarde possível) lembra-nos que, para ganhar uma corrida, o domínio da travagem é tão decisivo como o da aceleração. Incorpora a emoção de uma proeza da competição e o seu aspeto robusto é uma lembrança da ferocidade de uma corrida.

O BL-Endurance “Hyperblack” em detalhe

RELÓGIO

Caixa: Caixa/mostrador monobloco em carbono/carbono reprocessado a partir dos travões da fase de desenvolvimento do PEUGEOT 9X8

Dimensões: 51,6 x 43,6 mm

Espessura: 10,5 mm

Bisel, fundo da caixa e suportes da bracelete: Titânio micromaquinado de grau 5 tratado com DLC preto

Coroa: Titânio micromaquinado de grau 5 tratado com DLC preto, acabamento lacado em Kryptonite 

MOVIMENTO

 Calibre: LOR-PR03, mecânico, automático, com peso periférico, reserva de energia de 45 horas, 37 rubis, 28,800 A/h, 294 peças 

Mostrador: Integrado na caixa, ponteiros e índices tratados com PVD preto com revestimento branco luminescente. Numeração árabe negra micromaquinada com tratamento PVD

Estanquicidade: 5 atm

Bracelete: Borracha vulcanizada preta

Fecho: 2 lâminas de aço inoxidável, cobertura em titânio micromaquinado de grau 5 tratado com DLC preto. Logótipo Lorige preenchido com verniz Kryptonite. Ajuste fino de 6 mm

Funções: Horas, minutos, data, indicador de reserva de reserva de energia na posição das 6 h

Dimensões: 34,5 x 34 mm

Espessura: 6 mm

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