• AUTOMÓVEL
    • ENSAIOS
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • ESTUDO
  • DICAS
  • LANÇAMENTOS
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • LINKS
    • BELEZA
    • DESIGN
    • DESPORTO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

ANI distingue startup portuguesa que desenvolve terapia inovadora para cancros agressivos

13 de Maio, 2025

Chamou ao Ciúme Amor Durante 25 Anos. Era Prisão.

13 de Maio, 2025

Empreender nas ilhas: 3 razões para criar e gerir a sua empresa nas Regiões Autónomas

11 de Maio, 2025
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL
    1. ENSAIOS
    2. VER TODOS

    Renault Arkana o poder da natureza híbrida

    9 de Maio, 2025

    RENAULT SCENIC E-TECH 100% ELÉTRICO

    8 de Maio, 2025

    A DACIA volta a surpreender com o DACIA JOGGER Extreme HYBRID 140

    7 de Maio, 2025

    Polestar 3 o SUV elétrico premium

    6 de Maio, 2025

    Renault Arkana o poder da natureza híbrida

    9 de Maio, 2025

    RENAULT SCENIC E-TECH 100% ELÉTRICO

    8 de Maio, 2025

    A DACIA volta a surpreender com o DACIA JOGGER Extreme HYBRID 140

    7 de Maio, 2025

    Polestar 3 o SUV elétrico premium

    6 de Maio, 2025
  • ENTREVISTA

    A linguagem da beleza – Entrevista a Jo Stenuit

    2 de Dezembro, 2024

    Entrevista a Vítor Martins, Diretor Comercial da JCDecaux

    7 de Agosto, 2023

    Entrevista a Sérgio Rodrigues, CEO da StoresAce

    2 de Maio, 2023

    Nomeação de Rui Cruz para a direção geral da Opensoft

    30 de Março, 2023

    Entrevista a Paula Quintãs – ENB – Escola de Negócios

    16 de Janeiro, 2023
  • NEGÓCIOS

    Rauva ajuda a criar 1200 empresas em Portugal e impulsiona o ecossistema empresarial

    21 de Novembro, 2024

    COSTA CRUZEIROS reforça organização comercial

    26 de Outubro, 2024

    Sophos adquire Secureworks para acelerar serviços e tecnologia de cibersegurança para as empresas em todo o mundo

    25 de Outubro, 2024

    Capitalizar defende que é urgente simplificar o sistema fiscal português

    8 de Outubro, 2024

    Alejandro Romero junta-se à Page Society, a principal associação global de profissionais da comunicação

    7 de Outubro, 2024
  • IMOBILIÁRIO

    Comprar casa em Portugal ficou 7,4% mais caro no último ano

    6 de Maio, 2025

    Comprar casa em Portugal custa quase 400.000€ — e arrendar também não fica barato

    29 de Abril, 2025

    Barómetro Imovirtual: análise da evolução dos preços médios de venda e arrendamento no Sul de Portugal Continental

    4 de Março, 2025

    Arrendar casa em Portugal custa até 21% mais em algumas regiões, enquanto preços de venda sobem 20% num ano

    27 de Fevereiro, 2025

    Roberto Garcia nomeado novo diretor executivo da RE/MAX Portugal

    21 de Fevereiro, 2025
  • ESTUDO

    Indústria alimentar é responsável por um terço das emissões globais de gases com efeito de estufa. É necessário exponenciar a adoção de soluções inovadoras

    28 de Abril, 2025

    Mulheres são mais qualificadas, mas lideram contratos a tempo parcial

    19 de Abril, 2025

    Realinhamento geopolítico pode interromper até 30% do comércio global de minerais na próxima década

    11 de Abril, 2025

    Barómetro Imovirtual: análise da evolução dos preços médios de venda e arrendamento no Sul de Portugal Continental

    4 de Março, 2025

    89% dos líderes de TI receia que erros da GenAI impactem negativamente as estratégias de cibersegurança das empresas

    4 de Março, 2025
  • DICAS

    Empreender nas ilhas: 3 razões para criar e gerir a sua empresa nas Regiões Autónomas

    11 de Maio, 2025

    Antecedência e momento da reserva: eDreams explica como conseguir voos mais económicos

    26 de Março, 2025

    4 estratégias que impulsionam o sucesso empresarial

    16 de Fevereiro, 2025

    Como responder à pergunta: “Porque quer trabalhar nesta empresa” numa Entrevista de Emprego

    2 de Janeiro, 2025

    4 razões para apostar na formação dos profissionais de tecnologia

    5 de Setembro, 2024
  • LANÇAMENTOS

    “Cria o teu Momento: OPPO anuncia Lamine Yamal como novo Embaixador Global

    26 de Janeiro, 2025

    PANTOJA Grupo Logístico reforça a sua liderança em Portugal com a abertura de um novo armazém em Lisboa

    23 de Dezembro, 2024

    LANCÔME apresenta OLIVIA RODRIGO como nova embaixadora da marca

    13 de Dezembro, 2024

    Constrói a adrenalina no GRANDE PRÉMIO DE FORMULA 1®

    8 de Dezembro, 2024

    DUA LIPA, embaixadora da PUMA, protagoniza nova campanha para os ténis SPEEDCAT

    22 de Novembro, 2024
  • DESTINOS

    Zoomarine abre portas a 7 de março com novidades preparadas para a nova temporada

    26 de Fevereiro, 2024

    Dados eDreams: Paris volta a ser o destino de eleição dos portugueses nesta Páscoa

    3 de Abril, 2023

    Say Yes to the Best! – Destinos para casamentos

    31 de Março, 2023

    Costa Cruzeiros lança novo programa para explorar o Mediterrâneo em 2023

    1 de Março, 2023

    COSTA CRUZEIROS apresenta itinerários para viagens em 2023

    6 de Fevereiro, 2023
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. DESIGN
    3. DESPORTO
    4. EVENTO
    5. LIVROS
    6. MODA
    7. SAÚDE
    8. SUSTENTÁVEL
    9. TECNOLOGIA
    10. VER TODOS

    KÉRASTASE abre uma pop-up em NYC com as embaixadoras Emily Ratajkowski, Sydney Sweeney, Ebonne Davis, Margarida Corceiro e Caetana Botelho Afonso

    10 de Abril, 2025

    Os erros mais cometidos na hora de escolher a base

    14 de Novembro, 2024

    5 hábitos para prevenir a perda de colagénio na pele

    29 de Outubro, 2024

    David Corenswet é o Novo rosto de Biotherm Homme

    1 de Agosto, 2024

    Mónica de Miranda, Prémio idealista de arte contemporânea 2023

    30 de Abril, 2023

    2ª edição do Prémio Adico distingue inovação e ecodesign

    23 de Abril, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    IMPERFEITA 1.3: a idade não nos define

    17 de Fevereiro, 2023

    VivaGym consolida posicionamento em Portugal com um investimento de 6 milhões de euros

    11 de Abril, 2025

    Português Emiliano Ventura e irmãos Márquez oficializam parceria de trabalho no MotoGP

    4 de Abril, 2025

    Ivan Domingues arranca temporada de Fórmula 3 com sessão de testes em pleno Autódromo do Estoril

    10 de Fevereiro, 2025

    Ivan Domingues assina com a Van Amersfoort Racing e faz Mundial Fórmula 3 em 2025

    24 de Janeiro, 2025

    ANI distingue startup portuguesa que desenvolve terapia inovadora para cancros agressivos

    13 de Maio, 2025

    South Summit apresenta novo vertical sobre sustentabilidade e clima na Amazónia

    1 de Maio, 2025

    Drible é a agência com mais distinções nos Prémios Lusófonos da Criatividade

    9 de Abril, 2025

    TecStorm regressa para uma 9ª edição

    25 de Março, 2025

    Nuvem de Ideias: nova editora dedica-se ao livro como ferramenta de comunicação

    11 de Junho, 2024

    Bibá Pitta é a embaixadora dos livros bestsellers “Avó, fala-me de ti” e “Avô, fala-me de ti”, pelo terceiro ano consecutivo

    12 de Dezembro, 2023

    Publicado o livro gratuito “25 Espécies Aquáticas que Estão a Invadir Portugal”

    18 de Novembro, 2023

    VIAJA! – Um livro para todos aqueles que têm o “bichinho” das viagens

    25 de Outubro, 2023

    MO inaugura nova loja em MARCO de CANAVESES

    23 de Janeiro, 2024

    AICEP promove moda sustentável no mercado internacional

    17 de Novembro, 2023

    Designer de moda Luís Carvalho é o Primeiro Embaixador da marca em Portugal

    21 de Setembro, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    ESTeSC integra projeto europeu de 3 milhões que melhora segurança dos exames médicos infantis

    7 de Maio, 2025

    Exercício durante a gravidez: a chave para o bem-estar físico e emocional

    5 de Maio, 2025

    Tecnologia desenvolvida em Portugal transforma as consultas médicas: mais tempo para os doentes e menos burocracia

    31 de Outubro, 2024

    5 hábitos para prevenir a perda de colagénio na pele

    29 de Outubro, 2024

    Lagoas Park quer aumentar a produção de energia para consumo próprio

    15 de Março, 2024

    RAIZ quer trazer a agricultura urbana a mais bairros de Portugal

    16 de Outubro, 2023

    Adico: Redução da pegada ambiental equivale a menos 213 mil quilómetros percorridos

    12 de Junho, 2023

    Lidl Portugal aposta em preçários digitais, permitindo, por ano, uma poupança de pelo menos 108 toneladas de papel em todas as suas lojas

    16 de Abril, 2023

    89% dos líderes de TI receia que erros da GenAI impactem negativamente as estratégias de cibersegurança das empresas

    4 de Março, 2025

    O Impacto da IA na Cibersegurança: O Que Esperar em 2025

    19 de Fevereiro, 2025

    Check Point Software demonstra a taxa de prevenção de ameaças mais elevada da indústria no Miercom’s Enterprise and Hybrid Mesh Firewall Security Report pelo terceiro ano consecutivo

    15 de Fevereiro, 2025

    Microsoft Portugal anuncia Pedro Soares como o novo National Security Officer

    12 de Fevereiro, 2025

    ANI distingue startup portuguesa que desenvolve terapia inovadora para cancros agressivos

    13 de Maio, 2025

    Chamou ao Ciúme Amor Durante 25 Anos. Era Prisão.

    13 de Maio, 2025

    Empreender nas ilhas: 3 razões para criar e gerir a sua empresa nas Regiões Autónomas

    11 de Maio, 2025

    Estudantes do IPAM criam 38 marcas inovadoras em nova edição EXPO 2025

    9 de Maio, 2025
Creative News
Home»Negócios»Amazon e Stellantis colaboram para integrar experiências conectadas e centradas no cliente em milhões de veículos, acelerando a transformação de software da Stellantis
Negócios

Amazon e Stellantis colaboram para integrar experiências conectadas e centradas no cliente em milhões de veículos, acelerando a transformação de software da Stellantis

A partir de 2024, a Amazon e a Stellantis irão colaborar para fornecer soluções de software à STLA SmartCockpit, a nova plataforma digital da Stellantis centrada no habitáculo das viaturas.
7 de Janeiro, 2022
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

A Amazon (NASDAQ : AMZN) e a Stellantis N.V. (NYSE/MTA/Euronext Paris: STLA), um dos principais fabricantes de automóveis e fornecedores de serviços de mobilidade a nível internacional, anunciaram hoje uma série de acordos globais plurianuais  que visam transformar a experiência a bordo dos veículos para milhões de clientes da Stellantis e acelerar a transição do setor rumo a soluções de mobilidade sustentável e a um futuro sustentado pelo software.

Esta colaboração com a Amazon Devices – Amazon Web Services (AWS) – e a Amazon para as suas atividades de logística de último quilómetro permitirá à Stellantis acelerar a sua transformação, de modo a tornar-se numa tech company líder em mobilidade sustentável. A Stellantis irá trabalhar com a Amazon para implementar a experiência tecnológica e de software da Amazon na sua organização, nomeadamente no desenvolvimento de veículos, na criação de experiências conectadas a bordo dos veículos e na formação da próxima geração de engenheiros de software automóvel. Em conjunto, as duas empresas irão desenvolver um conjunto de produtos e serviços de software que estarão perfeitamente integrados no mundo digital dos utilizadores, com atualizações over-the-air (OTA) que permitirão acrescentar valor ao longo do tempo.

“Ao longo das duas últimas décadas, a Amazon construiu uma tecnologia, experiência e cultura de inovação para se tornar um líder global em ‘cloud computing’, inteligência artificial e de ‘machine learning’. Estas capacidades permitiram-nos melhorar a vida dos nossos clientes com produtos e serviços como Alexa, Kindle e Fire TV, sendo que, com a AWS, ajudámos milhares de empresas a transformar os seus negócios e indústrias. Estamos entusiasmados por esta parceria com a Stellantis para transformar a indústria automóvel e reinventar a experiência do cliente a bordo de um veículo”, declarou Andy Jassy, CEO da Amazon. “Estamos a inventar soluções que irão permitir à Stellantis reforçar as suas capacidades de conectividade e personalização, de forma a oferecer a cada ocupante um momento conectado e personalizado a bordo do veículo. Juntos, iremos lançar as bases que permitirão à Stellantis passar de um fabricante de automóveis tradicional para um líder global em desenvolvimento e engenharia orientados por ‘software’.”

“Trabalhar com a Amazon é parte integrante do nosso roteiro para reforçar as nossas capacidades, baseado simultaneamente no desenvolvimento das competências internas e em colaborações decisivas com líderes do setor tecnológico. Esta colaboração trará um verdadeiro ‘know-how’ a uma das nossas principais plataformas tecnológicas, a STLA SmartCockpit”, afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Graças à inteligência artificial e ao ‘cloud computing’ iremos melhorar a experiência geral dos nossos clientes e transformar o veículo num espaço de vida personalizável, tanto para os passageiros como para o condutor.”

Esta colaboração permite combinar a liderança inovadora da Amazon no domínio do digital, do cloud computing, da inteligência artificial (IA) e do machine learning, com a excelência na engenharia automóvel e o portefólio de 14 marcas emblemáticas da Stellantis. Recorde-se que a Stellantis apresentou a sua estratégia de software durante o seu Software Day, em dezembro de 2021.

Esta colaboração irá desenvolver-se em diferentes âmbitos.

 

STLA SmartCockpit

A Amazon e a Stellantis irão trabalhar em conjunto para conceber soluções de software para a plataforma STLA SmartCockpit e integrá-las em milhões de veículos da Stellantis, em todo o mundo, a partir de 2024. Assente em soluções de software, esta plataforma irá integrar-se com o universo digital dos ocupantes dos veículos, para criar uma experiência intuitiva e personalizável a bordo, através de aplicações baseadas em IA para serviços de navegação, entretenimento, assistência vocal Alexa, manutenção de veículos, e-commerce e serviços de pagamento.

A plataforma STLA SmartCockpit utilizará produtos e soluções da Amazon especificamente concebidas para o setor automóvel, e a Stellantis terá a capacidade de criar funcionalidades personalizadas e adaptadas aos seus veículos. O software irá oferecer serviços e experiências organizadas através de uma store de aplicações, exibidas através de uma interface inteligente de utilizador que apresentará informações e funcionalidades relevantes, de acordo com as necessidades e preferências individuais.

A plataforma STLA SmartCockpit irá adaptar-se aos comportamentos e interesses dos utilizadores, onde quer que estejam e onde quer que se dirijam: em casa nos preparativos de uma viagem, na estrada e fora dela. Os modelos Chrysler Pacifica poderão, por exemplo, oferecer um planeador de viagens que recomende conteúdos multimédia, locais de interesse ou restaurantes ao longo do trajeto. Os veículos Jeep® poderão dispor de um coach digital todo-o-terreno, que ajudará os seus ocupantes a calibrar o veículo e a otimizar o seu desempenho, antes de enfrentar um percurso difícil.

A integração com os principais serviços de segurança e de domicílio inteligente da Amazon permitirá aos clientes monitorizar e gerir as suas habitações enquanto se deslocam.

Os clientes poderão ainda gerir o seu veículo a partir das suas casas, através dos seus dispositivos conectados com a Alexa ou a partir da app Alexa nos seus smartphones, incluindo a utilização dos comandos personalizados da Alexa para regular a temperatura da sua viatura antes de iniciar viagem, agendar uma intervenção ou encomendar acessórios.

O desenvolvimento da plateforma STLA SmartCockpit irá apoiar-se na Mobile Drive, uma joint-venture formada pela Stellantis e a Foxconn em 2021, para afinação dos cockpits digitais revolucionários e serviços conectados personalizados.

 

Engenharia colaborativa e inovação

No âmbito deste acordo plurianual, a Stellantis escolheu a Cloud AWS como a solução principal para as suas plataformas de veículos. Em conjunto, a Stellantis e a Amazon planeiam desenvolver a próxima geração de infraestruturas em cloud dedicadas a plataformas automóveis, incluindo a STLA SmartCockpit.

A Stellantis planeia migrar o fluxo atual de dados automóveis das suas várias marcas e regiões para uma malha de dados baseada na cloud, utilizando as capacidades avançadas da AWS para analisar e rastrear dados em tempo real, de forma ágil e sustentável. A migração para a AWS permitirá que os engenheiros da Stellantis utilizem as ferramentas e interfaces mais adequadas a cada projeto. A Stellantis pretende ainda acelerar a comercialização de novos produtos digitais baseados na capacidade de machine learning da AWS, de forma a otimizar a personalização dos seus serviços e oferecer operações de manutenção preventiva cada vez mais precisas.

As duas empresas estão atualmente a trabalhar num ambiente de desenvolvimento de produtos baseado na cloud denominado Virtual Engineering Workbench, que propõe fluxos de trabalho automatizados que permitem gerir o desenvolvimento e testes de software, realizar simulações de elevado desempenho e fornecer formação de modelos de machine learning, bem como recolha e análise de dados.

 

Centros de inovação e programa Agile-Auto Software & Data Academy 

A Stellantis anunciou recentemente o lançamento de uma “Software Academy” que visa desenvolver e fortalecer as competências dos seus colaboradores. A Stellantis e a AWS também planeiam lançar um novo programa de formação global, denominado “Agile-Auto Software & Data Academy”, que se articulará em redor de software, dos dados e da tecnologia cloud. Até 2024, a Stellantis também irá formar mais de 5.000 programadores e engenheiros em tecnologias ligadas à AWS Cloud para acelerar a sua transformação numa tech company.

Para acelerar ainda mais as suas atividades de desenvolvimento e reduzir o tempo de implementação no mercado das suas novas funcionalidades, a Stellantis e a AWS irão lançar uma rede global de centros de inovação AWS, a qual permitirá que especialistas de ambas as empresas utilizem a abrangência e a escala dos serviços cloud AWS para inovar.

 

Desenvolvimento da rede de entregas sustentáveis da Amazon

Desde 2018 que a Stellantis tem vindo a fornecer à Amazon dezenas de milhares de veículos comerciais ligeiros (VCL), incluindo unidades Ram ProMaster e Fiat Ducato, bem como VCL das marcas Peugeot e Citroën, como suporte ao seu negócio de entregas de último quilómetro na América do Norte e na Europa.

Em linha com o “The Climate Pledge” (“Compromisso Climático”) e o seu compromisso de alcançar zero emissões de carbono até 2040, a Amazon está a transformar a sua logística de último quilómetro recorrendo a novas soluções sustentáveis. Ao abrigo de um acordo estabelecido com a Stellantis, a Amazon tornar-se-á no primeiro cliente profissional do novo Ram ProMaster elétrico a bateria (BEV) da Stellantis, modelo que tem lançamento prevista para 2023. Com o contributo da Amazon, a Stellantis integrou neste seu veículo funcionalidades únicas para atividades de entrega de último quilómetro. A Amazon irá, assim, começar a usar os seus Ram ProMaster BEV nas estradas dos EUA. Baseando-se na sua relação atual e como parte do acordo de longo prazo estabelecido, a Stellantis e a Amazon irão colocar, todos os anos, milhares de BEV ProMaster nas estradas.

 

Uma colaboração nascida de uma relação sólida

O anúncio de hoje baseia-se no prolongamento das colaborações existentes entre a Stellantis e a Amazon. A Stellantis foi o primeiro construtor automóvel a integrar a nova experiência Amazon Fire TV para o lançamento dos novos Jeep® Wagoneer e Grand Wagoneer de 2022, preparando-se para disponibilizar a mesma experiência integrada a bordo do Jeep® Grand Cherokee e do Chrysler Pacifica. A Stellantis foi, também, o primeiro grande construtor automóvel a anunciar planos para integrar a Alexa Custom Assistant, uma solução personalizada que cria experiências inteligentes e personalizadas através de IA e da assistente vocal Alexa. Hoje, a Stellantis já integra o assistente de voz Alexa em alguns dos seus veículos, permitindo aos ocupantes utilizar os sistemas de navegação, ouvir música, podcasts e audiobooks, fazer chamadas telefónicas, gerir as suas agendas, acompanhar as notícias, verificar as condições meteorológicas, controlar os seus dispositivos de domótica e muito mais, através de um simples pedido à Alexa.

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorXIAOMI REDMI SMARTBAND PRO Já está disponível em PORTUGAL
Próximo Garcia Garcia assegura ampliação da norte-americana Brunswick em Portugal

Relacionados

Rauva ajuda a criar 1200 empresas em Portugal e impulsiona o ecossistema empresarial

21 de Novembro, 2024

COSTA CRUZEIROS reforça organização comercial

26 de Outubro, 2024

ÚLTIMAS
Evento

ANI distingue startup portuguesa que desenvolve terapia inovadora para cancros agressivos

13 de Maio, 2025

Cancros agressivos, como os do pâncreas, mama triplo negativo, ovário e próstata resistente à castração,…

Chamou ao Ciúme Amor Durante 25 Anos. Era Prisão.

13 de Maio, 2025

Empreender nas ilhas: 3 razões para criar e gerir a sua empresa nas Regiões Autónomas

11 de Maio, 2025
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426 (tarifa de rede móvel)
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.