A Iberdrola diminuirá o gasto dos clientes com a fatura de electricidade em média 15% no ano de 2023. A redução aplica-se às componentes de energia e custos de acesso, exceptuando naturalmente impostos, taxas e outros valores definidos pelo Estado.
Considerando a volatilidade do custo de aquisição de energia, a recente proposta de revisão das Tarifas de Acesso às Redes para 2023 e a aposta contínua da empresa no desenvolvimento de infraestruturas de produção de energias verdes, a Iberdrola tem condições para garantir estabilidade e previsibilidade aos consumidores neste contexto de inflação e de incerteza geopolítica na Europa. Manterá também todos os descontos associados a contratos já em vigor.
Para um agregado familiar com 2 pessoas e um consumo médio de 1900 kWh, a revisão de valores corresponderá a uma descida média de 5€/mês (antes de taxas, impostos e outros custos).
Rui Afonso, director-geral da Iberdrola Clientes Portugal:
“Com os preços em vigor a partir de 1 de janeiro de 2023, a Iberdrola oferece aos seus clientes um caminho para navegar com segurança a instabilidade que domina o mercado energético. Esta medida devolve ao mercado liberalizado a força e a competitividade que se espera dele e que beneficia os consumidores. A par do investimento prioritário da Iberdrola na transição energética e na descarbonização da economia, não descuramos as necessidades imediatas dos consumidores. Entendidos os factores que contribuem para o atual cenário energético e os constrangimentos que se impõem às empresas comercializadoras, podemos garantir um ano sem percalços na fatura das famílias.”
Durante este período de inflação e de incerteza nos mercados, tal como durante o período de pandemia, a Iberdrola protegeu emprego, continuou a contratar e manteve os seus planos de investimento em Portugal. Aumentou também as compras a fornecedores para garantir postos de trabalho e aumentar a actividade de empresas parceiras.