Marc ter Stegen está prestes a entrar no CUPRA Born pela primeira vez. O primeiro modelo 100% elétrico da marca será também o primeiro carro elétrico para o número 1 do Barça. Um momento importante para este grande defensor da sustentabilidade, mas, antes de lhe entregar as chaves, o CEO da CUPRA, Wayne Griffiths, tem algo para lhe mostrar: o lugar onde nasceu o CUPRA Born e que guarda alguns dos segredos mais bem guardados do futuro da marca.
–Onde se criam as emoções. No coração de Barcelona, na CASA SEAT, Griffiths acompanha Ter Stegen às grandes portas do Design Lab, um dos centros de design da CUPRA e um dos locais mais confidenciais da marca. Ao entrar, o futebolista alemão não pode deixar de observar: “Este lugar está muito escondido, o que fazem nesta sala?”. “É aqui que os nossos designers trabalham para inspirar o mundo a partir de Barcelona, neste fantástico espaço secreto no centro da cidade”, diz o CEO da CUPRA. Para explicar mais sobre o design do CUPRA Born, Francesca Sangalli, Responsável do Color& Trim Concept&Strategy na CUPRA, junta-se ao encontro.
–Sustentabilidade por fora e por dentro. Neste espaço confidencial onde nascem os designs da marca, Marc ter Stegen conseguiu ver alguns moodboards da CUPRA que enchem as paredes do Design Lab. “É aqui que colocam os materiais para decidir ou já os têm decididos quando os penduram?”, pergunta o guarda-redes do FC Barcelona. “Esta é a nossa maneira de nos inspirarmos: fotografias, momentos, natureza… juntamos as referências e penduramo-las nestes painéis para criar o conceito”, explica Sangalli. Um dos pontos-chave do design do Born foi o interesse em criar um carro que não só fosse sustentável pelo seu caráter 100% elétrico, mas também pelos seus acabamentos. “Utilizámos fibras de material reciclado recolhido do Mediterrâneo para fabricar os bancos, graças à colaboração com a SEAQUAL®”, diz a designer. “É muito interessante. É sempre bom reutilizar este material, porque há demasiado no mar”, aponta ter Stegen.
–As chaves da emoção elétrica. Chega por fim o momento de ter Stegen entrar no seu carro novo. O CUPRA Born espera-o ao lado do Volante de Ouro que o modelo ganhou recentemente, como melhor carro elétrico compacto. “Marc, quando nos conhecemos, perguntaste-me quando é que a CUPRA ia lançar um carro elétrico”, recorda Wayne Griffiths. “E aqui está agora!”, responde Marc ter Stegen. E acrescenta: “O meu filho adora a cor azul, vai ficar muito feliz”. “Para mim, o design do Born mostra que os carros elétricos não têm de ser aborrecidos, mas também podem ser desportivos”, diz o CEO da CUPRA. O guarda-redes do Barça já tem as chaves do seu CUPRA Born, pronto para as emoções mais eletrizantes ao volante. À medida que sobe, Griffiths aponta para o ecrã flutuante de 12 polegadas, virado para o banco do condutor: “Na CUPRA fazemos carros para quem gosta de conduzir, é por isso que toda a experiência de condução é desenhada em torno do condutor”. E conclui: “Serás o primeiro a levar este carro a passear pelas ruas de Barcelona.”. “Assim vais-me reconhecer sempre”, ri ter Stegen.