Com uma estratégia de eletrificação aplicada desde que a marca foi criada em 2014, a DS Automobiles dá continuidade ao seu processo de transição energética com a chegada de uma nova motorização híbrida ‘plug-in’ para o DS 9.
O novo DS 9 E-TENSE 250 está equipado com um motor PureTech de quatro cilindros e 200 cavalos de potência, acompanhado por um motor elétrico de 80 kW (110 cv). Uma nova bateria de 15,6 kWh (capacidade total), com o mesmo número de células da anterior, permite percorrer até 70 quilómetros de acordo com o ciclo urbano WLTP (norma EAER City) ou 61 quilómetros no ciclo combinado WLTP. O peso do veículo não sofreu alterações. O carregador de bordo de 7,4 kW permite um carregamento completo, de 0 a 100%, em 2 horas e 23 minutos.
As emissões de CO2 vêem-se agora reduzidas para apenas 38 g/km, registando-se um consumo de gasolina certificado de 1,1 l/100 km, no ciclo combinado WLTP.
A velocidade máxima do DS 9 E-TENSE 250 está eletronicamente limitada a 240 km/h, tendo capacidade de atingir 135 km/h utilizando apenas energia elétrica.
As encomendas do novo DS 9 E-TENSE 250 já estão abertas, prevendo-se a chegada das primeiras unidades para o primeiro trimestre de 2022. Estará disponível em Portugal com os níveis de acabamento Performance Line + e Rivoli + com preços de 62.100€ e 64.000€ respetivamente.
DS 9 E-TENSE 360 4×4: máximo desempenho com conforto único
O Novo DS 9 E-TENSE 360 4×4 utiliza o sistema de tração dianteira do DS 9 E-TENSE 225 como base de transformação realizada na fábrica de Poissy, em França. Face à versão de tração dianteira, o DS 9 360 acrescenta discos de travão de maiores dimensões com pinças de quatro êmbolos, e um motor elétrico traseiro com potência máxima de 83kW (113 cv) e binário máximo de 166 Nm. A velocidade máxima em modo 100% elétrico é de 190 km/h, graças à combinação da potência dos dois motores elétricos. As emissões de CO2 são de 41g/km (ciclo combinado WLTP) e a autonomia em modo elétrico cifra-se em 47 km (ciclo combinado WLTP).
O período de encomendas do novo DS 9 E-TENSE 360 4×4 já se iniciou, estando o lançamento comercial previsto para o primeiro trimestre de 2022. Estará disponível em Portugal com os níveis de acabamento Performance Line + e Rivoli + com preços de 74.900€ e 76.800€ respetivamente.
Vasto equipamento de conforto e de segurança
No que diz respeito a equipamento, o DS 9 PERFORMANCE LINE + introduz um interior em Black Alcantara®, símbolo de dinamismo e elegância assertivos. A carroçaria é complementada pelos símbolos cromados DS PERFORMANCE LINE nas portas da frente, pelos DS WINGS e por uma faixa cromada na porta da bagageira. A grelha em preto brilhante é revestida com o logótipo DS PERFORMANCE LINE. As jantes de liga leve Black MONACO de 19″ são realçadas com um tampão central Carmine.
No habitáculo, os bancos Black Alcantara®/’leatherette’, com costuras Carmine e Gold, combinam com a consola central e o ‘tablier’, ambos também revestidos em Alcantara®, mergulhando o condutor num ambiente silencioso. No ‘tablier’, o símbolo com relevo, em alumínio, DS PERFORMANCE LINE ilustra o ‘savoir-faire’ único da DS Automobiles. As inserções de cristal no controlo sob o ecrã central enfatizam o requinte colocado até ao mais pequeno detalhe. O volante multifunções é forrado em couro granulado perfurado e a cobertura do ‘airbag’ está revestida com couro e conta com costuras Carmine e Gold.
Inspirado no bairro francês de Tuileries, o DS 9 RIVOLI + combina materiais de qualidade com acabamentos ‘premium’ em forma de diamante. Existem três interiores diferentes: Basalt Black Leather (de série), ou OPÉRA com uma opção entre duas cores de couro Nappa, caracterizado por estofos Rubis Red ou Black do tipo bracelete de relógio.
O legado da investigação realizada desde o lançamento da marca, o ambiente acústico é levado a um novo nível, fruto de um tratamento especial concebido para suprimir o ruído exterior. O vidro acústico laminado combina com uma carroçaria de elevada rigidez capaz de eliminar as vibrações. O prazer é aumentado com um sistema de som FOCAL Electra® de 515 W, especialmente desenvolvido para o DS 9 e com novas grelhas de ‘tweeter’ em aço inoxidável, entre os catorze altifalantes perfeitamente posicionados por todo o habitáculo, para uma experiência acústica digna de um auditório.
O DS 9 beneficia da mais recente tecnologia que torna os outros modelos da gama DS tão distintos. Com o amortecimento DS ACTIVE SCAN SUSPENSION, uma câmara no topo do para-brisas ‘lê’ a estrada, enquanto quatro sensores de posição e três acelerómetros registam cada movimento e transmitem a informação a um computador, podendo atuar sobre cada uma das rodas independentemente para melhorar a segurança e o conforto, ao mesmo tempo que é proporcionada uma qualidade de condução ímpar. Esta suspensão DS do século XXI combina o conforto silencioso de uma berlina de prestígio com a dinâmica de um ‘coupé’ Grand Touring.
Com o DS DRIVE ASSIST o DS 9 oferece condução semiautónoma de nível 2, que lhe permite percorrer distâncias com o maior conforto e níveis de segurança melhorados. A velocidade é controlada de acordo com o ambiente envolvente do DS 9. O sistema utiliza sensores para ajustar permanentemente a direção, posicionando o automóvel precisamente na faixa escolhida pelo condutor. Utilizável até 180 km/h, o DS DRIVE ASSIST controla a velocidade e a direção, sob a supervisão do condutor, a fim de garantir segurança e tranquilidade.
O controlo da velocidade é feito através de um sistema adaptativo de programador de velocidade que supervisiona a condução em situações de congestionamento de tráfego: o DS 9 arranca automaticamente se estiver parado durante menos de três segundos. Se estiver parado por mais tempo, basta premir uma tecla ou o pedal do acelerador para retomar o andamento.
A câmara de bordo DS DRIVE ASSIST reconhece os traços contínuos e descontínuos do pavimento. Em condução, a mesma câmara analisa constantemente as imagens e interpreta as situações, permitindo que o automóvel se mantenha na sua faixa. Se o condutor desejar retomar o controlo da direção, um controlo firme do volante interromperá o funcionamento do sistema. Também é interrompido se os indicadores de mudança de direção forem ativados. O DS DRIVE ASSIST pode ser ativado a partir de 30 km/h.
Para o estacionamento, o DS PARK PILOT deteta um lugar de estacionamento ao passar por este a uma velocidade inferior a 30 km/h. O condutor indica, então, no ecrã tátil que deseja estacionar, em paralelo ou em espinha. Depois, terá apenas que manter o botão “Park” premido e esperar que a tecnologia faça o seu trabalho. Aceleração, travagem e direção são automaticamente controladas. O DS PARK PILOT também pode ajudar a sair de um local de estacionamento.
Nas viagens longas, a má visibilidade ou a falta de atenção são muitas vezes sinónimos de perigo. Para tornar a condução mais segura, o DS SAFETY reúne sete funções principais: DS NIGHT VISION, DS DRIVER ATTENTION MONITORING, DS ACTIVE LED VISION, Active Blind Spot Detection, Active Safety Brake, Extended Traffic Sign Signal Recognition e Lane Keeping Assisting.
O DS NIGHT VISION é excecional na leitura da estrada no escuro. A câmara de infravermelhos deste sistema, colocada na grelha frontal, deteta peões, ciclistas e animais na faixa de rodagem, até uma distância de 150 metros para a frente. O condutor obtém uma imagem em infravermelhos no grande painel de instrumentos digital e verá o perigo delineado em amarelo, depois em vermelho, dependendo da gravidade da situação. Alertados desta forma, os condutores poderão, assim, reagir atempadamente.

Através de uma câmara de infravermelhos montada no topo da coluna de direção e de uma câmara no topo do para-brisas, o DS DRIVER ATTENTION MONITORING vigia continuamente os olhos do condutor em busca de sinais de fadiga (piscar de olhos constante), o seu rosto (para onde está a olhar) e os movimentos da cabeça, procurando sinais de distração, bem como a trajetória do automóvel sobre as faixas na estrada, particularmente os movimentos errantes de direção por parte do condutor. Pode detetar qualquer perda de atenção devido a uma situação anormal num destes fatores – piscar dos olhos ou movimentos erráticos que não aconteçam em linha reta – e faz soar automaticamente um alerta sonoro, ao mesmo tempo que surge um aviso no ecrã central, de dia ou de noite.
Para além da inegável elegância, realçada por módulos que alumiam e rodam a 180° como saudação de boas-vindas, a tecnologia de iluminação DS ACTIVE LED VISION adapta-se em largura e alcance às condições de condução e à velocidade do automóvel. Múltiplos modos de iluminação são ativados automaticamente. Parking, Town Beam (a largura do feixe aumenta após três segundos de condução), Country Beam (focado à frente, a partir de 50 km/h), Motorway Beam (alcance aumentado a partir de 110 km/h), Adverse Weather (ativado quando os limpa para-brisas estão ligados, a potência dos módulos laterais aumenta e a intensidade dos faróis principais é reduzida) e High Beam (iluminação máxima associada à comutação automática das luzes laterais). A função “luz de curva” completa esta funcionalidade. Ao iluminar a estrada melhor e mais à frente ou com um feixe de luz mais largo, o condutor – e os seus passageiros – desfrutam de maior segurança.
A RETER
- O DS 9 E-TENSE 250 oferece mais potência e autonomia em modo elétrico numa versão híbrida ‘plug-in’ de duas rodas motrizes, com motor a gasolina PureTech de quatro cilindros de 200 cv de potência, um motor elétrico de 110 cv e uma nova bateria com uma capacidade total de 15,6 kWh.
- A autonomia máxima com emissões zero é de 70 quilómetros no ciclo urbano WLTP e de 61 quilómetros no ciclo combinado WLTP.