Nesta altura do ano em que a chuva já começa a marcar presença, o pneu torna-se ainda mais importante como elemento de segurança na estrada. Mas será que sabemos realmente quais são as características de um pneu quando se trata de conduzir em piso molhado?
Quais são os pontos-chave para a aderência dos pneus em piso molhado? Os engenheiros de desenvolvimento da Bridgestone no Centro Técnico de Roma (TCE), respondem às principais questões.
Quais são os atributos básicos que um pneu deve ter no molhado?
Um bom pneu, a fim de proporcionar uma ótima manobrabilidade no molhado, deve ter uma elevada aderência lateral do composto, uma capacidade eficiente de drenagem de água e uma boa rigidez do piso.
O desenho do piso de um pneu é o aspeto mais importante a considerar?
O desenho do piso é o elemento-chave na capacidade de drenagem da água. Quanto mais borracha se colocar em contacto com o asfalto, mais se beneficia da aderência do composto e da rigidez dos blocos. O segredo está no equilíbrio entre o volume dos canais que permitem a drenagem da água e a borracha em contacto com o solo, em suma, uma superfície de contacto otimizada.
Que papel desempenha o composto de borracha em condições de chuva?
O composto é um elemento-chave devido à combinação de dois fenómenos: aderência e histerese. A aderência resulta das ligações intermoleculares entre a borracha e a superfície da estrada. A histerese representa a perda de energia à medida que o pneu se deforma durante o seu contacto com a estrada.
Que papel desempenha a conceção da carcaça na aderência de um pneu no molhado?
Neste caso, a carcaça desempenha um papel menor na travagem em piso molhado. No caso de aderência lateral, quanto maior for a rigidez da carcaça, menor será a deformação da superfície de contacto com o solo. Uma menor deformação da área de contacto, significa uma maior capacidade do piso para manter contacto com a superfície.
Como é que a largura dos pneus afeta a aderência no molhado?
Como conclusão geral, uma maior largura significa uma superfície de contacto maior e um maior potencial de travagem. No seco, isto é sempre verdade. Com a chuva, as características do carro (por exemplo, peso, pressão dos pneus) e o estado do piso da estrada têm uma grande influência.
Como é que a altura do perfil do pneu afeta a aderência no molhado?
A altura dos pneus desempenha um papel menor na travagem no molhado.
Como se consegue que um pneu responda bem ao condutor no molhado e o avise quando está a atingir o seu limite?
Trata-se de conseguir uma combinação equilibrada das características do composto, desenho do piso e o material da carcaça, para que o pneu ofereça uma evolução progressiva da aderência durante a condução, sem reações abruptas.
Como se consegue um compromisso em todos os aspetos de um pneu para que este tenha um bom desempenho tanto em seco como no molhado?
Quando falamos de um compromisso em todos os aspetos, referimo-nos a um compromisso na conceção global do pneu, incluindo piso, composto e carcaça. A nova tecnologia de mistura utilizada, por exemplo, no novo Bridgestone Potenza Sport otimiza a dispersão de sílica no composto. Uma nova configuração do rotor do misturador e outros controlos específicos são utilizados durante o processo de mistura para maximizar o desempenho no seco e no molhado e a estabilidade do veículo. E, claro, como mencionado acima, a otimização da superfície de contacto do piso. E todas as tecnologias já mencionadas de desenho do piso e de carcaça (lamelas 3D, nervuras de perfil variável, ângulo de parede assimétrico das nervuras…).
Maior aderência no molhado é sinónimo de vida mais curta dos pneus?
A nível do composto, o desempenho no molhado não afeta diretamente a vida útil dos pneus. No entanto, a tentativa de reduzir a resistência ao rolamento afeta diretamente a vida útil dos pneus. No caso do novo Potenza Sport, por exemplo, apresenta um novo invólucro que visa otimizar a resistência ao rolamento, oferecendo ao mesmo tempo uma melhor estabilidade e resposta de direção.
Que pneus oferece a Bridgestone na sua carteira de produtos para conduzir com segurança apesar dos dias de chuva?
Toda a gama de reposição da Bridgestone para ligeiros e SUV contam com rótulo A no molhado, o que demonstra o rendimento da Bridgestone em superfícies molhadas.
O Bridgestone Weather Control A005 EVO é classificado como A no rótulo da UE, o melhor da classe para aderência no molhado garantindo um controlo excecional, sem reduzir o seu tempo de vida**. Um pneu concebido para satisfazer as necessidades e expectativas dos condutores europeus para todas as estações para enfrentar os desafios diários, dependendo das condições meteorológicas. Uma opção de mobilidade em segurança para os seus condutores.
O Bridgestone Turanza T005 é um pneu que permite conduzir com controlo absoluto em condições adversas, especialmente no molhado, desde curvas a alta velocidade na autoestrada, até às travagens inesperadas na cidade. Oferece aos condutores a melhor etiqueta da sua classe, classificação A pela aderência no molhado e classificação B pela sua extraordinária baixa resistência ao rolamento. Algumas medidas selecionadas da gama, proporcionam um rendimento com uma pontuação A/A. A melhor aderência lateral e desempenho de travagem no molhado foram comprovados e certificados pela TÜV SÜD1.
O novo Bridgestone Potenza Sport foi desenvolvido utilizando tecnologias inovadoras que lhe permitem oferecer um desempenho superior tanto no seco como no molhado. O seu excelente desempenho à chuva foi corroborado pelos testes independentes da TÜV SÜD* e o pneu também recebeu a etiqueta A da UE em toda a gama pela sua aderência no molhado. O desenho do piso inclui uma distribuição otimizada das ranhuras para uma melhor drenagem da água e lamelas 3D inovadores para uma maior rigidez, com benefícios na travagem e resistência à abrasão.
** O mesmo potencial quilométrico que o seu antecessor vs. os nossos pneus Premium de Verão. Com base em testes internos realizados pela Bridgestone vs. Weather Control A005 no interior. Medida do pneu 205/55R16 94V. A durabilidade dos pneus depende do estilo de condução, pressão de inflação, manutenção, condições meteorológicas, etc.
1 Em comparação com o desempenho de 4 concorrentes principais no mesmo segmento: Michelin Primacy 3, Continental Premium Contact 5, Good Year Efficient Grip Performance, Pirelli Cinturato P7. Teste realizado pela TUV SUD a pedido da Bridgestone em Abril-Julho de 2017 na ATP Papenburg para a medida do pneu 205/55 R16 91V. Carro de ensaio: VW Golf 7. Relatório nº: [713112819].
* Testes realizados pela TÜV SÜD a pedido da Bridgestone entre Julho e Setembro de 2020 na Bridgestone EUPG (Itália) para testes no molhado e seco com Audi S4 3.0 TFSI, medida do pneu 245/40 R18.
Comparação do desempenho entre Potenza Sport e os seus principais concorrentes no mesmo segmento: Continental PremiumContact6, Michelin Pilot Sport 4, Goodyear Eagle F1 Asymmetric 5, Pirelli P Zero PZ4. Relatório Anexo No. [713190691 – PS]. Estabilidade em linha reta, classificações: Bridgestone Potenza Sport (9,33), Continental Premium Contact 6 (9,00), Michelin Pilot Sport 4(8,67), Goodyear Eagle F1 Asymmetric 5 (8,67), Pirelli P Zero PZ4 (8,56). Estabilidade na curva, classificações: Bridgestone Potenza Sport (9,21), Continental Premium Contact 6 (8,13), Michelin Pilot Sport 4 (8,67), Goodyear Eagle F1 Asymmetric 5 (8,33), Pirelli P Zero PZ4 (8,58). Distância de travagem no seco (100 km/h a 0 km/h), metros: Bridgestone Potenza Sport (33,4), Continental Premium Contact 6 (35,4), Michelin Pilot Sport 4 (34,5), Goodyear Eagle F1 Asymmetric 5 (35,9), Pirelli P Zero PZ4 (34,8). Curva no molhado – Aderência lateral no molhado (aceleração lateral) em metros/segundo2: Bridgestone Potenza Sport (7,06), Continental Premium Contact 6 (6,42), Michelin Pilot Sport 4 (6,45), Goodyear Eagle F1 Asymmetric 5 (6,63), Pirelli P Zero PZ4 (7,03). Manobrabilidade no molhado (avaliação subjetiva e velocidade média), classificação média e km/h: Bridgestone Potenza Sport (9,19, 90,87), Continental Premium Contact 6 (7,97, 87,32), Michelin Pilot Sport 4 (8,28, 87,84). (8,28; 87,84), Goodyear Eagle F1 Asymmetric 5 (8,25; 88,05), Pirelli P Zero PZ4 (8,72; 89,12).