• AUTOMÓVEL
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • LANÇAMENTOS
  • DESPORTO
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • DESIGN
  • LINKS
    • BELEZA
    • ESTUDO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Ervideira vence na categoria Enoturismo do Ano (Sem Estadia)

7 de Fevereiro, 2023

Seis inovações académicas nas áreas de saúde, agroalimentar e gaming prontas para o mercado

7 de Fevereiro, 2023

Cetelem e EDP juntam-se para promover soluções de mobilidade sustentável

7 de Fevereiro, 2023
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL

    Tom Matano e Jo Stenuit: Duas gerações de designers Mazda

    6 de Fevereiro, 2023

    Mercedes-Benz é o primeiro fabricante automóvel do mundo a certificar um sistema SAE Nível 3 para o mercado dos EUA

    5 de Fevereiro, 2023

    Evoluções da gama CITROËN: Uma nova proposta híbrida plug-in e uma condução semiautónoma reforçada para o C5 X, um novo sistema de infotainment e mais estilo para os C4 E Ë-C4

    3 de Fevereiro, 2023

    Liberty Seguros renova parceria com a Mercedes-Benz Financial Services Portugal

    3 de Fevereiro, 2023

    Novo crossover SUV Mazda CX-90 desvendado nos EUA

    2 de Fevereiro, 2023
  • ENTREVISTA

    Entrevista a Paula Quintãs – ENB – Escola de Negócios

    16 de Janeiro, 2023

    5 minutos com Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot, líderes da Liga MEO Surf e detentores da licra amarela Go Chill

    15 de Setembro, 2022

    Entrevista a Aira de Mello – Consumer Experience Director na Volvo Car Portugal

    5 de Setembro, 2022

    Cristina Rola – Diretora de Marketing da SEAT e CUPRA Portugal

    18 de Julho, 2022

    Entrevista com TSUNEO KANASUGI, designer do LEXUS NX

    11 de Fevereiro, 2022
  • NEGÓCIOS

    Cetelem e EDP juntam-se para promover soluções de mobilidade sustentável

    7 de Fevereiro, 2023

    Francisco España assume Direção Executiva de Startups e Nativos Digitais da Microsoft Portugal

    3 de Fevereiro, 2023

    Liberty Seguros renova parceria com a Mercedes-Benz Financial Services Portugal

    3 de Fevereiro, 2023

    Norueguesa Visma reforça presença ibérica com aquisição da portuguesa Moloni

    2 de Fevereiro, 2023

    Dachser Air & Sea Logistics lidera transporte de carga refrigerada

    2 de Fevereiro, 2023
  • IMOBILIÁRIO

    Preço das casas para arrendar em Portugal subiu 1,6% em janeiro – variação anual foi de 21,1%

    6 de Fevereiro, 2023

    Os 25 municípios mais baratos para comprar casa em Portugal

    30 de Janeiro, 2023

    Vendas expresso de casas: 21% da oferta fica menos de 7 dias no mercado

    24 de Janeiro, 2023

    Prémios distinguem a RE/MAX como a imobiliária preferida dos portugueses

    19 de Janeiro, 2023

    Oferta de casas à venda em Portugal desceu 19% em 2022

    12 de Janeiro, 2023
  • LANÇAMENTOS

    JMF Reserva Tinto 2021: um tributo à Casa Museu José Maria da Fonseca

    17 de Janeiro, 2023

    Sydney Sweeney é a nova cara de My Way de Giorgio Armani

    10 de Janeiro, 2023

    Novo modelo de ténis da PUMA inspira-se na moda Thrift Shop

    26 de Dezembro, 2022

    Presentes solidários da Pedaços de Cacau regressam este Natal

    25 de Novembro, 2022

    Maria Cerqueira Gomes, Raquel Prates, Liliana Filipa, Alice Trewinnard e Inês Rochinha são as Embaixadoras dDa Nova STEAMPOD 4.0

    22 de Novembro, 2022
  • DESPORTO

    IVECO vitoriosa no Dakar 2023 com as equipas Boss Machinery De Rooy IVECO e Eurol De Rooy IVECO

    23 de Janeiro, 2023

    Equipa ABT CUPRA pronta para se estrear na corrida Fórmula E na Cidade do México

    14 de Janeiro, 2023

    Hyundai é viatura oficial da corrida São Silvestre do Porto

    5 de Janeiro, 2023

    A IVECO está pronta a abraçar um novo desafio no Dakar 2023, a aventura através das dunas mais esperada do ano

    23 de Dezembro, 2022

    Cerca de 2.000 atletas doam 10.000€ a três projetos dedicados ao desporto inclusivo

    14 de Dezembro, 2022
  • DESTINOS

    COSTA CRUZEIROS apresenta itinerários para viagens em 2023

    6 de Fevereiro, 2023

    Costa Cruzeiros proporciona jogar golfe em mais países do mundo

    8 de Dezembro, 2022

    A pensar viajar no fim do ano? Estas são as cinco agências mais pesquisadas no Portal Da Queixa

    14 de Novembro, 2022

    COSTA CRUZEIROS lança novo itinerário do COSTA TOSCANA, com largas escalas nos EMIRADOS ÁRABES e OMÃ

    18 de Outubro, 2022

    PINE CLIFFS eleito melhor resort de praia em portugal e melhor resort de lazer na Europa

    10 de Outubro, 2022
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • DESIGN

    Artista portuguesa no ranking dos melhores do mundo em arte urbana

    8 de Janeiro, 2023

    IADE lança imagem de marca renovada

    19 de Dezembro, 2022

    Obras de Odeith mostram uma nova perspetiva dos dobráveis da Samsung

    16 de Dezembro, 2022

    VICAIMA INFINITY lança uma nova dimensão para o design de interiores

    1 de Maio, 2022

    LEXUS apresenta “SPARKS OF TOMORROW” na semana de DESIGN DE MILÃO 2022

    18 de Abril, 2022
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. ESTUDO
    3. EVENTO
    4. LIVROS
    5. MODA
    6. SAÚDE
    7. SUSTENTÁVEL
    8. TECNOLOGIA
    9. VER TODOS

    Sydney Sweeney é a nova cara de My Way de Giorgio Armani

    10 de Janeiro, 2023

    Maria Cerqueira Gomes, Raquel Prates, Liliana Filipa, Alice Trewinnard e Inês Rochinha são as Embaixadoras dDa Nova STEAMPOD 4.0

    22 de Novembro, 2022

    Qual é o teu ‘Normal’? A Avon quer saber!

    1 de Outubro, 2022

    Atida | Mifarma indica 4 cuidados essenciais para conseguir a melhor rotina diária para o Verão

    23 de Julho, 2022

    A HAYS apresenta as funções que vão movimentar o mercado de trabalho em 2023

    3 de Fevereiro, 2023

    Entidades portuguesas estão abaixo da média europeia na utilização de serviços cloud

    31 de Janeiro, 2023

    Consumo: Selo ‘Marca Recomendada 2023’ vai para 116 marcas. Avaliação é dos consumidores

    27 de Janeiro, 2023

    Inflação faz disparar queixas dos consumidores em mais de 80%. Água, energia, bancos e alimentação são os setores com mais reclamações

    26 de Janeiro, 2023

    Norfin inaugura instalação de arte pública dos Halfstudio no Oriente Green Campus

    7 de Fevereiro, 2023

    Estrella Damm coloca os “Chefs À Prova” de Norte a Sul do país

    6 de Fevereiro, 2023

    Solteiros têm programa especial no SÉ CATEDRAL HOTEL PORTO, TAPESTRY COLLECTION BY HILTON

    3 de Fevereiro, 2023

    “Food Needs Design? Design Needs Food?” É tema da primeira mesa-redonda sobre turismo na Universidade Europeia

    2 de Fevereiro, 2023

    Livro de narrativas no feminino que preserva a memória do Minho é apresentado na sexta-feira dia 20 de janeiro

    19 de Janeiro, 2023

    Do It On lança E-book com as Principais Tendências de Marketing e Comunicação para 2023

    30 de Dezembro, 2022

    Bridgewhat e Luís Afonso lançam livro de cartoons humorísticos sobre crescimento empresarial

    1 de Dezembro, 2022

    Bibá Pitta é a embaixadora do livro “A árvore da nossa família”

    25 de Novembro, 2022

    Epson e a designer Yuima Nakazato mostram um vislumbre de um futuro mais sustentável para a Moda

    3 de Fevereiro, 2023

    Epson apresenta projeto B-SEArcular, moda e têxtil sustentável

    21 de Novembro, 2022

    Vinted Descobriu as 10 Melhores Tendências para este Outuno-Inverno

    16 de Outubro, 2022

    SKEPTA é o novo embaixador global da PUMA

    5 de Outubro, 2022

    Oferecer informação séria e credível sobre o cancro pediátrico às famílias de crianças e adolescentes com cancro é o objetivo deste Seminário

    6 de Fevereiro, 2023

    Salvador Sobral participa na nova campanha de sensibilização da Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca

    24 de Janeiro, 2023

    A.N.D.A.R quer levar ‘Saúde para Todos’ a São Tomé e Príncipe

    12 de Dezembro, 2022

    eRDT IPLEXMED – diagnóstico de doenças respiratórias em 20 minutos em vez de sete dias e em casa

    7 de Dezembro, 2022

    Cetelem e EDP juntam-se para promover soluções de mobilidade sustentável

    7 de Fevereiro, 2023

    Epson contribui, pelo quarto ano, com 500 árvores para reforçar biodiversidade local

    27 de Janeiro, 2023

    10 Hot Consumer Trends da Ericsson ConsumerLab, este ano denominada Life in a Climate-Impacted Future

    20 de Janeiro, 2023

    Plantação de uma árvore por colaborador marca o início das celebrações dos 100 anos da Nestlé Portugal

    20 de Janeiro, 2023

    Guestcentric e HiJiffy apostam na Inteligência Artificial para nova geração de sistema de reservas

    7 de Fevereiro, 2023

    Francisco España assume Direção Executiva de Startups e Nativos Digitais da Microsoft Portugal

    3 de Fevereiro, 2023

    MB WAY simplifica os pagamentos autorizados e a gestão de subscrições

    3 de Fevereiro, 2023

    Cisco anuncia progressos no seu propósito de promover um futuro inclusivo para todos

    3 de Fevereiro, 2023

    Ervideira vence na categoria Enoturismo do Ano (Sem Estadia)

    7 de Fevereiro, 2023

    Seis inovações académicas nas áreas de saúde, agroalimentar e gaming prontas para o mercado

    7 de Fevereiro, 2023

    Cetelem e EDP juntam-se para promover soluções de mobilidade sustentável

    7 de Fevereiro, 2023

    Guestcentric e HiJiffy apostam na Inteligência Artificial para nova geração de sistema de reservas

    7 de Fevereiro, 2023
Creative News
Home»Automóvel»CITROËN entrega o primeiro Ë-JUMPY HYDROGEN ao GRUPO SUEZ
Automóvel

CITROËN entrega o primeiro Ë-JUMPY HYDROGEN ao GRUPO SUEZ

16 de Dezembro, 2021
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

“A solução de pilhas de combustível a hidrogénio torna-se hoje realidade com a produção deste primeiro ë-Jumpy Hydrogen. Complementar à nossa oferta elétrica, o modelo permitirá aos clientes uma maior autonomia e uma otimização do tempo de utilização do veículo, graças ao seu carregamento ultrarrápido. Tudo isto mantendo as capacidades e a versatilidade do veículo de forma a que ele seja relevante no mercado de veículos comerciais. A CITROËN orgulha-se de poder combinar todas as qualidades que confirmam o sucesso das versões térmicas dos seus veículos comerciais, acrescentando-lhes a serenidade de uma condução mais ecológica e orientada para o futuro. Com os planos em curso de desenvolvimento do hidrogénio, trata-se de uma nova oferta importante que completa a gama mais ampla de veículos comerciais elétricos no mercado. Temos o prazer de disponibilizar à SUEZ, parceiro privilegiado e fortemente empenhado em reduzir a pegada ambiental, este primeiro veículo para a realização de um teste em grande escala, em utilização real.”

Laurence Hansen – Diretora de Produto e Estratégia da Citroën 

A OFERTA A HIDROGÉNIO TORNA-SE UMA REALIDADE

Anunciada no início do ano, a chegada da tecnologia da pilha de combustível torna-se hoje uma realidade com a produção do primeiro CITROËN ë-Jumpy Hydrogen.

Este primeiro veículo a hidrogénio será enviado, nos próximos dias, para um cliente privilegiado, o Grupo SUEZ. Este é um novo passo na estratégia de eletrificação da Marca, para enfrentar os desafios do futuro.

A CITROËN é um dos primeiros fabricantes a industrializar uma nova oferta energética de futuro, complementar à oferta elétrica tradicional, que é atualmente objeto de planos de investimento massivos em França e na Alemanha, e que será, provavelmente, noutros países no futuro próximo. A CITROËN mantém-se, assim, fiel a 100 anos de inovação e de savoir-faire em matéria de veículos comerciais, de modo a propor ofertas personalizadas para cada profissional.

UMA OFERTA COMPLEMENTAR, ADAPTADA A UTILIZAÇÕES ESPECÍFICAS

A escolha da tecnologia do hidrogénio é coerente com a estratégia de eletrificação da CITROËN e com esta vontade de oferecer uma variedade de respostas técnicas, adequadas às diferentes utilizações. O ë-Jumpy Hydrogen completa a gama mais ampla de veículos comerciais ligeiros no mercado, que vai do MY AMI Cargo até ao ë-Jumper, passando pelo ë-Berlingo e ë-Jumpy. Uma eletrificação que se baseia num preceito caro à CITROËN: não comprometer as capacidades ou os aspetos práticos que tornam os seus furgões referenciais nos respetivos segmentos.

A solução a hidrogénio destina-se a quem necessita de uma autonomia superior a 300 km, para deslocações longas, que exigem um veículo que se recarregue rapidamente para maximizar o tempo de exploração, que precisa de aceder aos centros urbanos com acessos limitados, e que ao mesmo tempo tenham um perfil de utilização mais rodoviário e em autoestradas, bem como acessos facilitados às estações de hidrogénio. Com esta oferta a hidrogénio, os profissionais podem reduzir a pegada de carbono das suas frotas e garantir uma maior sustentabilidade às suas atividades.

Existem vários clientes-alvo e dois os pontos em comum partilhados por todos: um compromisso para com a transição energética e a necessidade de acesso aos centros das cidades. Podem ser operadores de correio, quer para entregas do tipo último quilómetro, em centros urbanos, quer para transportes em distâncias mais longas, mas também autoridades locais, operadores, industriais, etc.

UMA ARQUITETURA EFICIENTE PARA RESPONDER ÀS NECESSIDADES 

“Para o nosso veículo a hidrogénio com pilha de combustível escolhemos uma arquitetura denominada ‘mid-power’, que combina o melhor da energia elétrica através de uma bateria de iões de lítio de 10,5 kWh, uma pilha de combustível de 45 kW e um dispositivo de armazenamento de hidrogénio de 4,4 kg úteis, de modo a proporcionar uma autonomia completa, superior a 400 km no ciclo WLTP.  Em particular, a bateria assegura as necessidades de energia durante as fases de arranque ou aceleração e também permite uma boa recuperação de energia. Entretanto, a pilha de combustível garante a autonomia do veículo. O dimensionamento utilizado e a integração resultante permitiram-nos oferecer uma proposta de veículo comercial sem cedências, uma vez que preservámos uma das suas principais características, o volume de carga (idêntico ao dos seus equivalentes elétricos e térmicos).”

Christian Maugy, Especialista Hidrogénio e Pilhas de Combustível

MAIOR AUTONOMIA

O ë-Jumpy Hydrogen está equipado com dois sistemas de propulsão complementares: uma bateria, que armazena energia e fornece eletricidade, e uma pilha de combustível, que converte o hidrogénio e oxigénio do ar em eletricidade, água e calor. Sendo alimentado por hidrogénio, este gerador de energia funciona de modo contínuo. O motor elétrico, alimentado principalmente pela pilha de combustível a hidrogénio de 45 kW, tem, assim, a capacidade de proporcionar uma maior autonomia, na ordem dos 350 km. A bateria de iões de lítio de 10,5 kWh serve de reserva, permitindo percorrer 50 km em ciclo WLTP. Também fornece potência adicional ao motor, o que é necessário para garantir o desempenho dinâmico do veículo, especialmente durante as fases de aceleração. Também permite a recuperação de energia durante a desaceleração e travagem. A combinação destes dois componentes garante uma autonomia superior a 400 km.

CARREGAMENTO RÁPIDO

A recarga do ë-Jumpy Hydrogen é 20 vezes mais rápida do que a de um veículo elétrico (tendo como base uma estação de carregamento público de 100 kW). São, assim, apenas necessários 3 minutos para reabastecer os três tanques de hidrogénio, que podem armazenar até 4,4 kg úteis, o que representa uma poupança de tempo e aumento de produtividade para todas as empresas que não possam imobilizar os seus veículos num processo de reabastecimento, beneficiando, assim, de um tempo de utilização mais longo.

CAPACIDADES E VERSATILIDADE INALTERADAS

Na mesma lógica aplicada aos seus furgões elétricos – ë-Berlingo Van, ë-Jumpy e ë-Jumper – a CITROËN assegurou que o volume de carga do ë-Jumpy Hydrogen não fosse afetado pela integração da bateria e dos depósitos de hidrogénio, de modo a que os clientes possam beneficiar do valor acrescentado desta nova tecnologia, mas não em detrimento das capacidades do veículo comercial, que são a principal exigência dos profissionais deste segmento. Para preservar a primeira função do comercial ë-Jumpy Hydrogen, o transporte frequente de objetos volumosos e pesados, a bateria foi implantada sob os bancos e os três depósitos de hidrogénio sob o piso. Assim, os volumes úteis das duas silhuetas mantêm-se inalterados, em comparação com as respetivas versões elétricas: 5,3 m3 na carroçaria de dimensão M, e 6,1 m3 na versão XL. Da mesma forma, a carga útil e a carga rebocável podem atingir até 1.000 kg, tal como nas versões térmicas.

O CITROËN ë-Jumpy Hydrogen é montado em França na fábrica de SevelNord, sendo depois transformado no polo especializado de pilhas de combustível a hidrogénio do Grupo STELLANTIS em Russelsheim, na Alemanha.

SUEZ, PARCEIRO PRIVILEGIADO PARA TESTAR O PRIMEIRO CITROËN Ë-JUMPY HYDROGEN

“O ambiente e a inovação são centrais para o Grupo SUEZ, entidade que opera todos os dias para preservar os elementos essenciais do nosso ambiente. O Grupo explora e desenvolve novas soluções no conjunto das suas atividades, para moldar um futuro sustentável e alcançar o seu objetivo de reduzir em 45% as emissões de CO2 até 2030. A integração de veículos a hidrogénio elétricos e verdes pela SUEZ sublinha mais um passo importante para a descarbonização da sua frota automóvel. O ë-Jumpy Hydrogen permite, assim, manter a mesma carga útil da versão térmica, ao mesmo tempo que otimiza as rotas, graças a uma autonomia suficiente que evita a necessidade de regressos diários à base.”

Yves Colladant, Responsável do Grupo, Veículos Ligeiros

O Grupo SUEZ pretende que a descarbonização da mobilidade seja uma forte alavanca na sua estratégia de carbono, que visa alcançar uma redução de 45% nas emissões de CO2 do Grupo até 2030.

Ao desenvolver soluções para a recuperação de energia a partir de água e de resíduos, o Grupo permite otimizar o consumo de energia dos seus clientes, promover a exploração de energias renováveis com elevado potencial e estabelecer a experiência da SUEZ na produção de hidrogénio, como um dos principais intervenientes no setor. Operando mais de 200 veículos elétricos, a SUEZ quer acelerar a renovação da sua frota com veículos de baixas emissões de gases com efeito de estufa, garantindo, assim, uma mobilidade mais verde para veículos ligeiros e veículos comerciais e para camiões basculantes.

A primeira unidade ë-Jumpy Hydrogen será entregue muito em breve à SUEZ, de modo a ser testado em condições reais durante um período de quinze dias. O modelo proporcionará uma solução concreta às necessidades dos negócios do Grupo nas instalações de Carcassonne, possibilitando, assim, responder a muitas das utilizações diárias dos agentes operacionais que têm de intervir em diferentes locais. Estas instalações fazem parte de um acordo entre a Carcassonne Agglo e a SUEZ[1], com o objetivo de apoiar a comunidade nas suas ambições no domínio da transição energética, em particular com a colocação de uma estação de produção de hidrogénio verde local para os veículos elétricos dos agentes da SUEZ. Esta estação é capaz de alimentar um total de quatro veículos, com uma produção de 2 kg de hidrogénio por dia.

Este teste é, também, uma oportunidade para a CITROËN validar o desenvolvimento desta tecnologia em condições de utilização real. A colaboração para testar este primeiro veículo surgiu de forma natural, dada a relação de confiança estabelecida entre a CITROËN e o Grupo SUEZ ao longo dos últimos anos. Uma parceria comercial, mas também um encontro em torno de valores partilhados de inovação e para moldar um ambiente mais sustentável. Recentemente, as duas empresas reuniram-se para o lançamento do MY AMI Cargo, uma inovadora solução de micromobilidade para profissionais, que decorreu na estação de tratamento e recuperação de águas residuais de Saint-Cyr l’Ecole, na região da Île de France. Os CITROËN MY AMI Cargo e ë-Jumpy Hydrogen deverão, muito em breve, integrar a frota da SUEZ.

[1] A Carcassonne Agglo (11) entregou à SUEZ a gestão de contratos de água e saneamento para 90.000 habitantes, do total de 115.000 do seu território. Estes dois contratos, com duração de 10 anos, iniciaram-se a 1 de janeiro de 2018.

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorQuase metade dos portugueses pesquisa os produtos online antes de os comprar em lojas físicas
Próximo GUTsy Captain inspira a um Natal Quentinho numa ação de responsabilidade social de apoio aos Sem Abrigo

Relacionados

Tom Matano e Jo Stenuit: Duas gerações de designers Mazda

6 de Fevereiro, 2023

Mercedes-Benz é o primeiro fabricante automóvel do mundo a certificar um sistema SAE Nível 3 para o mercado dos EUA

5 de Fevereiro, 2023

ÚLTIMAS
Vinhos

Ervideira vence na categoria Enoturismo do Ano (Sem Estadia)

7 de Fevereiro, 2023

O Enoturismo é uma clara e forte aposta da Ervideira e ficamos naturalmente muito satisfeitos…

Seis inovações académicas nas áreas de saúde, agroalimentar e gaming prontas para o mercado

7 de Fevereiro, 2023

Cetelem e EDP juntam-se para promover soluções de mobilidade sustentável

7 de Fevereiro, 2023

Guestcentric e HiJiffy apostam na Inteligência Artificial para nova geração de sistema de reservas

7 de Fevereiro, 2023
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.