• AUTOMÓVEL
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • LANÇAMENTOS
  • DESPORTO
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • DESIGN
  • LINKS
    • BELEZA
    • ESTUDO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

RE/MAX FRANÇA cresce 54% em recrutamento em 2021

23 de Maio, 2022

Católica e Serralves promovem debate sobre a tendência dos NFTs e as oportunidades de expansão artística

23 de Maio, 2022

O GRUPO LEGENDRE reforça o seu compromisso com o mundo do desporto e apresenta oficialmente a sua equipa de atletas profissionais

23 de Maio, 2022
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL

    Dia Nacional da Segurança Infantil

    23 de Maio, 2022

    Estreia do PEUGEOT 9X8 no Campeonato do Mundo FIA de Resistência em julho, em Monza

    21 de Maio, 2022

    A Jeep® e a Juventus entram em campo com o novo equipamento para a época de 2022-2023: linhas icónicas e estilo renovado para refletir o futuro

    21 de Maio, 2022

    IMAGinE e Opel: Para uma condução mais segura e cooperativa no futuro

    21 de Maio, 2022

    O Renascimento da Lancia inicia-se hoje

    20 de Maio, 2022
  • ENTREVISTA

    Entrevista com TSUNEO KANASUGI, designer do LEXUS NX

    11 de Fevereiro, 2022

    Luiza Teixeira de Freitas – Operação Nariz Vermelho

    8 de Novembro, 2021

    Mestres Takumi: Os artesãos modeladores de argila da Mazda

    22 de Julho, 2021

    Maria Greger: Reflexões de uma veterana do design

    22 de Julho, 2021

    Nos bastidores da Mazda: A evolução do design Mazda na visão de Jo Stenuit

    22 de Julho, 2021
  • NEGÓCIOS

    MELOM e Querido Mudei a Casa Obras crescem 32% em faturação no 1º trimestre face ao período homólogo

    23 de Maio, 2022

    iad Portugal abre a porta a empreendedores em nova campanha de atração de talento

    20 de Maio, 2022

    CEO da CITROËN “CARIMBA” acordos comerciais com três importantes operadores económicos em PORTUGAL

    19 de Maio, 2022

    Ganhos de produtividade nas empresas que apostam em formação podem chegar aos 5%

    19 de Maio, 2022

    Grupo Renault assina acordo para vender a Renault Rússia e a sua participação de controlo na AVTOVAZ

    17 de Maio, 2022
  • IMOBILIÁRIO

    RE/MAX FRANÇA cresce 54% em recrutamento em 2021

    23 de Maio, 2022

    Como conseguir uma casa mais saudável? A Sto explica os requisitos necessários

    19 de Maio, 2022

    Zome lança primeiro portal de uma rede imobiliária para listar imóveis em criptomoeda

    18 de Maio, 2022

    SIL 2022: RE/MAX tem a maior presença de sempre

    12 de Maio, 2022

    Keller Williams aumenta o volume de negócio em 62% no primeiro trimestre do ano

    11 de Maio, 2022
  • LANÇAMENTOS

    Blend.pt lança dois novos vinhos do Porto RUBY e TAWNY

    23 de Maio, 2022

    Triunfo lança uma viagem pela Tradição Portuguesa – o Passatempo imperdível de 2022

    17 de Maio, 2022

    PUMA apresenta novo equipamento do BORUSSIA DORTMUND

    16 de Maio, 2022

    Izidoro lança gama de carne de novilho e suíno, congelada em fresco na origem, com cortes Premium

    16 de Maio, 2022

    TRANSFORMERS chegam ao Universo LEGO®

    15 de Maio, 2022
  • DESPORTO

    O GRUPO LEGENDRE reforça o seu compromisso com o mundo do desporto e apresenta oficialmente a sua equipa de atletas profissionais

    23 de Maio, 2022

    Kalle Rovanperä tornou-se o mais jovem vencedor de sempre nas 55 edições do Vodafone Rally de Portugal

    23 de Maio, 2022

    Kalle Rovanperä faz História no Vodafone Rally de Portugal

    22 de Maio, 2022

    Alfa Romeo F1 Team ORLEN conquistou um lugar entre os dez melhores na qualificação para o GP de Espanha

    22 de Maio, 2022

    Andrés Marieyhara / Ariday Bonilla vencem a jornada lusa pontuável para o WRC

    21 de Maio, 2022
  • DESTINOS

    Está aberta a época das cerejas na Quinta da Fonte Souto

    15 de Maio, 2022

    MADEIRA sugere areias medicinais e mergulhos instagramáveis neste Verão

    14 de Maio, 2022

    Por que viajam os Portugueses? eDreams descobriu que a motivação principal é relaxar e cuidar do seu bem-estar

    5 de Maio, 2022

    COSTA VENEZIA parte de ISTAMBUL com novos cruzeiros à descoberta da TURQUIA e GRÉCIA

    2 de Maio, 2022

    OHAI NAZARÉ apresenta duas novidades aquáticas e uma programação especial

    30 de Abril, 2022
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • DESIGN

    VICAIMA INFINITY lança uma nova dimensão para o design de interiores

    1 de Maio, 2022

    LEXUS apresenta “SPARKS OF TOMORROW” na semana de DESIGN DE MILÃO 2022

    18 de Abril, 2022

    Inovação e sustentabilidade “MADE IN PORTUGAL” merecem elogios na MAISON & OBJET

    31 de Março, 2022

    DS X MÉTIERS D’ART: Anne Lopez, primeira premiada, recria o ambiente de um DS 9

    26 de Março, 2022

    Quais são as marcas com os anúncios mais memoráveis de todos os tempos? E deste Natal (2021)?

    21 de Janeiro, 2022
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. ESTUDO
    3. EVENTO
    4. LIVROS
    5. MODA
    6. SAÚDE
    7. SUSTENTÁVEL
    8. TECNOLOGIA
    9. VER TODOS

    Dove promove exposição com testemunhos reais de body shaming no Colombo

    18 de Maio, 2022

    Sara Prata é a nova embaixadora da AVON

    18 de Maio, 2022

    Produtos naturais, orgânicos, biológicos e certificados – Atida | Mifarma ajuda a escolher os melhores

    5 de Maio, 2022

    Produtos naturais, orgânicos, biológicos e certificados – Atida | Mifarma ajuda a escolher os melhores

    2 de Maio, 2022

    59% das PME portuguesas está mais dependente da tecnologia depois da pandemia

    20 de Maio, 2022

    Estudo Selligent: 50% da Geração Z diz ter controlo sobre os seus dados pessoais

    13 de Maio, 2022

    Ronaldo, Fernando Mendes e Ricardo Araújo Pereira são as figuras públicas portuguesas mais reconhecidas

    12 de Maio, 2022

    Emissão de faturas eletrónicas por PME’s aumenta 5,69% em Portugal

    26 de Abril, 2022

    Católica e Serralves promovem debate sobre a tendência dos NFTs e as oportunidades de expansão artística

    23 de Maio, 2022

    Movimento Juntos Pelas Abelhas reúne caras conhecidas

    23 de Maio, 2022

    Rota Firestone regressa a Portugal com Sean Riley & The Slowriders em Lisboa

    23 de Maio, 2022

    Vencedores das Bolsas de Cidadania divulgados no dia 1 de junho

    23 de Maio, 2022

    VIAGEM ao INTERIOR dos livros, das pessoas e do país

    23 de Julho, 2021

    Sara Carbonero e Isabel Jiménez apresentam ‘New Nomads’, a nova coleção spring-summer da Slowlove

    9 de Maio, 2022

    MO reforça aposta na sustentabilidade e desenvolve peças em algodão reciclado

    21 de Abril, 2022

    A La Redoute desvenda as inspirações por detrás da coleção Moda Primavera

    23 de Março, 2022

    DS AUTOMOBILES é patrocinadora oficial da MODALISBOA 2022

    9 de Março, 2022

    PNF traz luz para doença rara que poucos conhecem, mas que muda a vida de quem tem o diagnóstico

    17 de Maio, 2022

    Os primeiros passos de uma nova forma de supervisão cirúrgica à distância

    7 de Maio, 2022

    ANDAR apoia refugiados ucranianos com artrite reumatóide

    7 de Maio, 2022

    Especialistas debatem impacto da pandemia na saúde mental das comunidades

    27 de Abril, 2022

    LIDL evita o desperdício de 3 milhões de produtos alimentares em apenas 1 ano

    29 de Abril, 2022

    Iberdrola inicia a construção de quatro parques fotovoltaicos em Portugal

    12 de Fevereiro, 2022

    INFLUENCERS’ MARKET regressa ao MAR SHOPPING matosinhos com edição especial de saldos

    24 de Janeiro, 2022

    A Vaca que ri luta contra o desperdício alimentar e sensibiliza mais de 1 milhão de portugueses

    28 de Novembro, 2021

    Ciberataques a países da UE irão aumentar nos próximos tempos

    23 de Maio, 2022

    Xiaomi utiliza tecnologia de voz para ajudar as pessoas com distúrbios da fala

    23 de Maio, 2022

    Burlas online crescem 22%

    20 de Maio, 2022

    Kyndryl e NetApp anunciam aliança para acelerar a Transição para a Cloud e suportar a rápida Transformação dos Clientes

    20 de Maio, 2022

    RE/MAX FRANÇA cresce 54% em recrutamento em 2021

    23 de Maio, 2022

    Católica e Serralves promovem debate sobre a tendência dos NFTs e as oportunidades de expansão artística

    23 de Maio, 2022

    O GRUPO LEGENDRE reforça o seu compromisso com o mundo do desporto e apresenta oficialmente a sua equipa de atletas profissionais

    23 de Maio, 2022

    Pescanova desafia Lourenço Ortigão e Chef Kiko para 1 Minuto Sustentável e com receitas sem desperdício

    23 de Maio, 2022
Creative News
Home»Automóvel»CITROËN entrega o primeiro Ë-JUMPY HYDROGEN ao GRUPO SUEZ
Automóvel

CITROËN entrega o primeiro Ë-JUMPY HYDROGEN ao GRUPO SUEZ

16 de Dezembro, 2021
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

“A solução de pilhas de combustível a hidrogénio torna-se hoje realidade com a produção deste primeiro ë-Jumpy Hydrogen. Complementar à nossa oferta elétrica, o modelo permitirá aos clientes uma maior autonomia e uma otimização do tempo de utilização do veículo, graças ao seu carregamento ultrarrápido. Tudo isto mantendo as capacidades e a versatilidade do veículo de forma a que ele seja relevante no mercado de veículos comerciais. A CITROËN orgulha-se de poder combinar todas as qualidades que confirmam o sucesso das versões térmicas dos seus veículos comerciais, acrescentando-lhes a serenidade de uma condução mais ecológica e orientada para o futuro. Com os planos em curso de desenvolvimento do hidrogénio, trata-se de uma nova oferta importante que completa a gama mais ampla de veículos comerciais elétricos no mercado. Temos o prazer de disponibilizar à SUEZ, parceiro privilegiado e fortemente empenhado em reduzir a pegada ambiental, este primeiro veículo para a realização de um teste em grande escala, em utilização real.”

Laurence Hansen – Diretora de Produto e Estratégia da Citroën 

A OFERTA A HIDROGÉNIO TORNA-SE UMA REALIDADE

Anunciada no início do ano, a chegada da tecnologia da pilha de combustível torna-se hoje uma realidade com a produção do primeiro CITROËN ë-Jumpy Hydrogen.

Este primeiro veículo a hidrogénio será enviado, nos próximos dias, para um cliente privilegiado, o Grupo SUEZ. Este é um novo passo na estratégia de eletrificação da Marca, para enfrentar os desafios do futuro.

A CITROËN é um dos primeiros fabricantes a industrializar uma nova oferta energética de futuro, complementar à oferta elétrica tradicional, que é atualmente objeto de planos de investimento massivos em França e na Alemanha, e que será, provavelmente, noutros países no futuro próximo. A CITROËN mantém-se, assim, fiel a 100 anos de inovação e de savoir-faire em matéria de veículos comerciais, de modo a propor ofertas personalizadas para cada profissional.

UMA OFERTA COMPLEMENTAR, ADAPTADA A UTILIZAÇÕES ESPECÍFICAS

A escolha da tecnologia do hidrogénio é coerente com a estratégia de eletrificação da CITROËN e com esta vontade de oferecer uma variedade de respostas técnicas, adequadas às diferentes utilizações. O ë-Jumpy Hydrogen completa a gama mais ampla de veículos comerciais ligeiros no mercado, que vai do MY AMI Cargo até ao ë-Jumper, passando pelo ë-Berlingo e ë-Jumpy. Uma eletrificação que se baseia num preceito caro à CITROËN: não comprometer as capacidades ou os aspetos práticos que tornam os seus furgões referenciais nos respetivos segmentos.

A solução a hidrogénio destina-se a quem necessita de uma autonomia superior a 300 km, para deslocações longas, que exigem um veículo que se recarregue rapidamente para maximizar o tempo de exploração, que precisa de aceder aos centros urbanos com acessos limitados, e que ao mesmo tempo tenham um perfil de utilização mais rodoviário e em autoestradas, bem como acessos facilitados às estações de hidrogénio. Com esta oferta a hidrogénio, os profissionais podem reduzir a pegada de carbono das suas frotas e garantir uma maior sustentabilidade às suas atividades.

Existem vários clientes-alvo e dois os pontos em comum partilhados por todos: um compromisso para com a transição energética e a necessidade de acesso aos centros das cidades. Podem ser operadores de correio, quer para entregas do tipo último quilómetro, em centros urbanos, quer para transportes em distâncias mais longas, mas também autoridades locais, operadores, industriais, etc.

UMA ARQUITETURA EFICIENTE PARA RESPONDER ÀS NECESSIDADES 

“Para o nosso veículo a hidrogénio com pilha de combustível escolhemos uma arquitetura denominada ‘mid-power’, que combina o melhor da energia elétrica através de uma bateria de iões de lítio de 10,5 kWh, uma pilha de combustível de 45 kW e um dispositivo de armazenamento de hidrogénio de 4,4 kg úteis, de modo a proporcionar uma autonomia completa, superior a 400 km no ciclo WLTP.  Em particular, a bateria assegura as necessidades de energia durante as fases de arranque ou aceleração e também permite uma boa recuperação de energia. Entretanto, a pilha de combustível garante a autonomia do veículo. O dimensionamento utilizado e a integração resultante permitiram-nos oferecer uma proposta de veículo comercial sem cedências, uma vez que preservámos uma das suas principais características, o volume de carga (idêntico ao dos seus equivalentes elétricos e térmicos).”

Christian Maugy, Especialista Hidrogénio e Pilhas de Combustível

MAIOR AUTONOMIA

O ë-Jumpy Hydrogen está equipado com dois sistemas de propulsão complementares: uma bateria, que armazena energia e fornece eletricidade, e uma pilha de combustível, que converte o hidrogénio e oxigénio do ar em eletricidade, água e calor. Sendo alimentado por hidrogénio, este gerador de energia funciona de modo contínuo. O motor elétrico, alimentado principalmente pela pilha de combustível a hidrogénio de 45 kW, tem, assim, a capacidade de proporcionar uma maior autonomia, na ordem dos 350 km. A bateria de iões de lítio de 10,5 kWh serve de reserva, permitindo percorrer 50 km em ciclo WLTP. Também fornece potência adicional ao motor, o que é necessário para garantir o desempenho dinâmico do veículo, especialmente durante as fases de aceleração. Também permite a recuperação de energia durante a desaceleração e travagem. A combinação destes dois componentes garante uma autonomia superior a 400 km.

CARREGAMENTO RÁPIDO

A recarga do ë-Jumpy Hydrogen é 20 vezes mais rápida do que a de um veículo elétrico (tendo como base uma estação de carregamento público de 100 kW). São, assim, apenas necessários 3 minutos para reabastecer os três tanques de hidrogénio, que podem armazenar até 4,4 kg úteis, o que representa uma poupança de tempo e aumento de produtividade para todas as empresas que não possam imobilizar os seus veículos num processo de reabastecimento, beneficiando, assim, de um tempo de utilização mais longo.

CAPACIDADES E VERSATILIDADE INALTERADAS

Na mesma lógica aplicada aos seus furgões elétricos – ë-Berlingo Van, ë-Jumpy e ë-Jumper – a CITROËN assegurou que o volume de carga do ë-Jumpy Hydrogen não fosse afetado pela integração da bateria e dos depósitos de hidrogénio, de modo a que os clientes possam beneficiar do valor acrescentado desta nova tecnologia, mas não em detrimento das capacidades do veículo comercial, que são a principal exigência dos profissionais deste segmento. Para preservar a primeira função do comercial ë-Jumpy Hydrogen, o transporte frequente de objetos volumosos e pesados, a bateria foi implantada sob os bancos e os três depósitos de hidrogénio sob o piso. Assim, os volumes úteis das duas silhuetas mantêm-se inalterados, em comparação com as respetivas versões elétricas: 5,3 m3 na carroçaria de dimensão M, e 6,1 m3 na versão XL. Da mesma forma, a carga útil e a carga rebocável podem atingir até 1.000 kg, tal como nas versões térmicas.

O CITROËN ë-Jumpy Hydrogen é montado em França na fábrica de SevelNord, sendo depois transformado no polo especializado de pilhas de combustível a hidrogénio do Grupo STELLANTIS em Russelsheim, na Alemanha.

SUEZ, PARCEIRO PRIVILEGIADO PARA TESTAR O PRIMEIRO CITROËN Ë-JUMPY HYDROGEN

“O ambiente e a inovação são centrais para o Grupo SUEZ, entidade que opera todos os dias para preservar os elementos essenciais do nosso ambiente. O Grupo explora e desenvolve novas soluções no conjunto das suas atividades, para moldar um futuro sustentável e alcançar o seu objetivo de reduzir em 45% as emissões de CO2 até 2030. A integração de veículos a hidrogénio elétricos e verdes pela SUEZ sublinha mais um passo importante para a descarbonização da sua frota automóvel. O ë-Jumpy Hydrogen permite, assim, manter a mesma carga útil da versão térmica, ao mesmo tempo que otimiza as rotas, graças a uma autonomia suficiente que evita a necessidade de regressos diários à base.”

Yves Colladant, Responsável do Grupo, Veículos Ligeiros

O Grupo SUEZ pretende que a descarbonização da mobilidade seja uma forte alavanca na sua estratégia de carbono, que visa alcançar uma redução de 45% nas emissões de CO2 do Grupo até 2030.

Ao desenvolver soluções para a recuperação de energia a partir de água e de resíduos, o Grupo permite otimizar o consumo de energia dos seus clientes, promover a exploração de energias renováveis com elevado potencial e estabelecer a experiência da SUEZ na produção de hidrogénio, como um dos principais intervenientes no setor. Operando mais de 200 veículos elétricos, a SUEZ quer acelerar a renovação da sua frota com veículos de baixas emissões de gases com efeito de estufa, garantindo, assim, uma mobilidade mais verde para veículos ligeiros e veículos comerciais e para camiões basculantes.

A primeira unidade ë-Jumpy Hydrogen será entregue muito em breve à SUEZ, de modo a ser testado em condições reais durante um período de quinze dias. O modelo proporcionará uma solução concreta às necessidades dos negócios do Grupo nas instalações de Carcassonne, possibilitando, assim, responder a muitas das utilizações diárias dos agentes operacionais que têm de intervir em diferentes locais. Estas instalações fazem parte de um acordo entre a Carcassonne Agglo e a SUEZ[1], com o objetivo de apoiar a comunidade nas suas ambições no domínio da transição energética, em particular com a colocação de uma estação de produção de hidrogénio verde local para os veículos elétricos dos agentes da SUEZ. Esta estação é capaz de alimentar um total de quatro veículos, com uma produção de 2 kg de hidrogénio por dia.

Este teste é, também, uma oportunidade para a CITROËN validar o desenvolvimento desta tecnologia em condições de utilização real. A colaboração para testar este primeiro veículo surgiu de forma natural, dada a relação de confiança estabelecida entre a CITROËN e o Grupo SUEZ ao longo dos últimos anos. Uma parceria comercial, mas também um encontro em torno de valores partilhados de inovação e para moldar um ambiente mais sustentável. Recentemente, as duas empresas reuniram-se para o lançamento do MY AMI Cargo, uma inovadora solução de micromobilidade para profissionais, que decorreu na estação de tratamento e recuperação de águas residuais de Saint-Cyr l’Ecole, na região da Île de France. Os CITROËN MY AMI Cargo e ë-Jumpy Hydrogen deverão, muito em breve, integrar a frota da SUEZ.

[1] A Carcassonne Agglo (11) entregou à SUEZ a gestão de contratos de água e saneamento para 90.000 habitantes, do total de 115.000 do seu território. Estes dois contratos, com duração de 10 anos, iniciaram-se a 1 de janeiro de 2018.

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorQuase metade dos portugueses pesquisa os produtos online antes de os comprar em lojas físicas
Próximo GUTsy Captain inspira a um Natal Quentinho numa ação de responsabilidade social de apoio aos Sem Abrigo

Relacionados

Dia Nacional da Segurança Infantil

23 de Maio, 2022

Estreia do PEUGEOT 9X8 no Campeonato do Mundo FIA de Resistência em julho, em Monza

21 de Maio, 2022

ÚLTIMAS
Imobiliário

RE/MAX FRANÇA cresce 54% em recrutamento em 2021

23 de Maio, 2022

A RE/MAX França, rede de franchising que a RE/MAX Portugal, adquiriu em 2019, no âmbito…

Católica e Serralves promovem debate sobre a tendência dos NFTs e as oportunidades de expansão artística

23 de Maio, 2022

O GRUPO LEGENDRE reforça o seu compromisso com o mundo do desporto e apresenta oficialmente a sua equipa de atletas profissionais

23 de Maio, 2022

Pescanova desafia Lourenço Ortigão e Chef Kiko para 1 Minuto Sustentável e com receitas sem desperdício

23 de Maio, 2022
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.