No futebol, como na vida, há sonhadores dispostos a revolucionar tudo com o seu impulso. São uma nova geração que chegou para marcar uma nova era. Para falar sobre isso, o Futebol Clube de Barcelona participa pela primeira vez num podcast com cinco dos seus jogadores: é o Podcast CUPRA Next Gen, dois episódios especiais do The Impulse.
No primeiro, Marc ter Stegen e Frenkie de Jong analisam o seu impulso para melhorar enquanto futebolistas e pessoas, enquanto no segundo episódio Ansu Fati, Pedri e Eric García comentam o papel no futebol desta nova geração da qual fazem parte. Apresentado por Cécilia Taieb, Diretora Global de Comunicação da CUPRA e SEAT, o Podcast CUPRA Next Gen é uma colaboração sem precedentes com a 433, uma das maiores comunidades sociais desportivas do mundo.
-Os valores da Next Gen. Esta nova geração mostrou que se pode fazer as coisas de forma diferente, com motivação e paixão. “Temos de dar o melhor de nós mesmos para que aqueles que virão vejam que tudo é possível, mesmo que sejam jovens; se tiveres vontade de trabalhar, podes chegar onde quiseres“, diz Ansu Fati, embaixador da CUPRA. O El 10 também aproveitou o momento para explicar como é usar este mítico número na camisola e como se sentiu quando o Barça lho ofereceu: “É um orgulho” Para Pedri, o mais importante é desfrutar: “Quando entro em campo deixo a pressão para trás e só quero desfrutar com os meus colegas de equipa“, explica.
-Um impulso comum. Os cinco apontam as suas famílias como os impulsionadores da sua paixão pelo futebol. Ansu Fati começou a jogar quando viu como o seu irmão mais velho, a sua referência, gostava de jogar. Eric Garcia confessou que fez os testes para entrar em La Masia “só para tentar“. O que não se esperava era que o aceitassem e agora “estou grato por esta oportunidade e por todos os esforços que a minha família tem feito por mim; é a minha maior motivação“, diz.
-Um sonho, um desafio. Frenkie de Jong sempre foi um fiel adepto do Barça, pelo que assinar pelo clube foi “um sonho tornado realidade“. “Às vezes chego aqui e olho para o céu e depois apercebo-me: estou em Barcelona“, explica o holandês, cativado. “E estou orgulhoso disso e quero dar o meu melhor“, acrescenta. Ansu Fati, por seu lado, recorda a sua estreia com a primeira equipa com emoção: “Estava nervoso, mas foi bom partilhar esse momento com os adeptos“, diz.
-Referência dentro e fora do campo. “Para mim, o sucesso é poder crescer como equipa e acreditar nos nossos pontos fortes, naquilo que fazemos”, explica Marc ter Stegen. O alemão, embaixador da CUPRA, é uma referência para esta nova geração dentro e fora do campo. Muito envolvido na sustentabilidade, o guarda-redes expressou a sua filosofia de vida: “Às vezes, pequenas coisas podem ter um grande impacto, e eu quero que as pessoas saibam o que eu penso não só por o dizer, mas também porque vivo em conformidade. É por isso que sou embaixador da CUPRA, identifico-me com os seus valores.”, comenta. Para Ter Stegen, o mais importante é melhorar: “Crescer é algo pelo qual todos devem lutar, e eu pessoalmente gosto de ver como as pessoas à minha volta evoluem”.
Em tempo de desconto
Nestes dois episódios especiais, houve também tempo para descobrir pequenas curiosidades sobre estes futebolistas. Por exemplo, onde De Jong gosta de passear o cão, que Ter Stegen normalmente não costuma tomar o pequeno-almoço ou que o seu filho de dois anos está mais interessado em carros do que na bola. Além disso, Ansu Fati, Pedri e Eric Garcia passaram por uma série de perguntas rápidas que não deixarão ninguém indiferente.
Se não fosse futebolista, Pedri teria sido bombeiro e, questionado sobre o complemento que não pode faltar no seu CUPRA, é claro: “O meu irmão“. O jogador, de apenas 19 anos, ainda não tem carta de condução e o irmão é quem o leva a todo o lado. Numa corrida de carros entre todos os jogadores da equipa, Eric García acredita que o vencedor seria Nico e Ansu seria o último, enquanto Ansu Fati se revela o vencedor e pensa que o último seria Pedri. Ele ri-se: “Claro, eu teria de correr.”
Os episódios já estão disponíveis no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Ivoox.