A Primark acaba de abrir a sua 400ª loja na Sicília, Itália. O retalhista internacional tem percorrido um longo caminho desde que abriu sua primeira loja, em 1969, em Dublin, na Irlanda. Desde então até aos dias de hoje, a empresa emprega mais de 70.000 pessoas nas suas 400 lojas, presentes em 14 países. Embora todos conheçam a Primark pelos seus preços acessíveis e pela variedade de roupas e produtos, aqui estão 15 factos menos conhecidos sobre a Primark:
- O nome ‘Primark’ vem da palavra italiana ‘Prima’, que significa ‘primeiro’. O fundador Arthur Ryan adorava a língua italiana e queria que o negócio deixasse a sua “marca”. Daí nasceu a marca Primark e, por isso, é justo que a sua 400ª loja seja sediada precisamente em Itália.
- A Primark é conhecida como Penneys na Irlanda, mas tornou-se conhecida em todo o mundo como Primark, depois de surgir um problema com o registo da marca Penneys que não podia ser usada fora da Irlanda. Penneys já tinha tantos seguidores leais que o nome foi mantido na Irlanda.
- A loja de Birmingham não só é a maior da Primark, como também detém o título de maior loja de retalho de moda do mundo no Guinness World Records, já que ocupa cinco andares e tem 14.761m2.
- A Primark oferece 1 579 351.68 m2 de espaço de retalho em 400 lojas – o mesmo tamanho de 210 campos de futebol!
- A Penneys foi o primeiro grande retalhista, na Irlanda, a vender preservativos no início da década de 1990 – até então, só podiam ser comprados em farmácias ou através de profissionais de saúde.
- Existem mais de 170 nacionalidades entre os 70.000 colaboradores da Primark, presentes em 14 mercados.
- Em 2019, a Primark expandiu a sua oferta ao incluir estúdios de beleza e salões de cabeleireiro em algumas das suas lojas. No ano passado, foram feitos mais de 3.000 cortes de cabelo, pintaram-se 54.000 mãos e arranjaram-se 70.000 sobrancelhas aos seus clientes.
- Apesar da Primark estar mais concentrada nos seus próprios produtos, testou uma parceria de licença global com a Disney, em 2011. Hoje, a licença de roupa é uma parte próspera da sua oferta, incluindo parcerias com marcas como a Warner Brothers, a Universal, a Nickelodeon e a Netflix.
- Apesar da Irlanda ser conhecida por ter um clima húmido, a Primark vende mais guarda-chuvas em Espanha do que na Irlanda!
- Os Irlandeses levam o Natal muito a sério – a loja Penneys na Rua O’Connell, em Dublin, teve uma loja dedicada ao Natal durante todo o ano, na década de 90.
- Quando as lojas reabriram no Reino Unido, em junho de 2020, após o primeiro confinamento foram comprados 800.000 conjuntos de pestanas falsas no primeiro mês de reabertura.
- A loja Primark Manchester é o berço do primeiro Central Perk Café com o tema Friends do Reino Unido, que é uma réplica exata do famoso café da série televisiva.
- O Programa de Algodão Sustentável da Primark, que começou em 2013, é agora o maior programa de cultivo de algodão sustentável na indústria da moda e já formou mais de 160.000 agricultores em métodos de cultivo sustentáveis.
- Existem muitos fãs de desporto na Primark – a marca foi patrocinadora inicial do agora lendário proprietário da equipa do Grande Prémio de Fórmula 1, Eddie Jordan e também foi a patrocinadora principal do famoso Ireland Italia ’90 e USA ’94 World Cup soccer teams. Esta ligação ao desporto mantém-se até aos dias de hoje, com novas colaborações com a NFL e NBA, refletindo o seu novo modelo de loja nos Estados Unidos.
- O retalhista tem grandes planos de expansão: nos próximos cinco anos, a Primark abrirá, pelo menos, 130 novas lojas, elevando o seu número total de lojas para 530, em todo o mundo.
*Penneys é o nome comercial da Primark na Irlanda.