A SEAT S.A. dá mais um passo em frente na sua estratégia “Move to Zerø”, com um novo serviço ferroviário que liga a sua fábrica de Martorell (Barcelona) à fábrica da Volkswagen Autoeuropa em Palmela. A partir deste mês, este serviço funciona uma vez por semana, e espera-se que transporte mais de 20.000 veículos por ano, o que irá evitar 2.400 viagens de camião e assim reduzirá as emissões de CO2 em 43%.
Até agora, os veículos produzidos em Martorell eram transportados de comboio para Salobral (Madrid) e depois distribuídos a partir daí de camião, para os vários concessionários. Com esta nova Linha, os veículos chegarão diretamente à fábrica de Palmela, de onde serão transportados de camião uma última vez para o depósito de distribuição na Azambuja, a 75 km de distância. A viagem do comboio de volta irá levar veículos fabricados em Palmela para o Porto de Barcelona, a partir de onde serão distribuídos por estrada para diferentes regiões de Espanha, sul de França e de navio para outros destinos no Mediterrâneo.
“O comboio é um meio de transporte amigo do ambiente, rentável e eficiente, razão pela qual este novo serviço entre as fábricas de Martorell e Palmela nos ajuda a progredir no nosso objetivo de reduzir a nossa pegada de carbono do transporte de veículos e nos aproxima do nosso objetivo de sustentabilidade logística”. diz Herbert Steiner, Vice-Presidente da Produção e Logística, na SEAT S.A. “Este projeto faz parte da estratégia ‘One Production’ das fábricas do Grupo Volkswagen na Península Ibérica, que procura otimizar recursos, gerar sinergias em três centros de produção e aumentar a eficiência.”
O novo serviço de comboio, operado pela Pecovasa Renfe Mercancías, é constituído por 16 vagões, tem um comprimento máximo de 500 metros e será capaz de transportar até 184 veículos por viagem. A partir de 2023, prevê-se que o comboio tenha mais duas carruagens e que chegue aos 550 metros em comprimento, permitindo o transporte de cerca de 200 carruagens.
A eliminação de 2.400 viagens rodoviárias significará uma redução de quase 1.000 toneladas de CO2. A neutralidade das emissões será alcançada até 2024, com a chegada de locomotivas híbridas que irão permitir a utilização de eletricidade em 100% das rotas.
Compromisso firme com a logística sustentável
Esta nova rota ferroviária complementa o serviço ferroviário Autometro, que liga a fábrica de Martorell ao Porto de Barcelona, para a exportação de veículos. A SEAT S.A. exporta mais de 80% dos automóveis que fabrica em Martorell, e com o serviço de transporte ferroviário a empresa elimina a circulação de cerca de 25.000 camiões por ano no troço da estrada de Martorell para o Porto de Barcelona. Com carruagens articuladas de dois andares, capacidade para 170 veículos e um comprimento de 411 metros, transportou quase 1,3 milhões de veículos e reduziu a circulação rodoviária em mais de 300.000 viagens de camiões desde a sua inauguração em 2008.
De forma a continuar a promover a logística sustentável e a inovar em diferentes sistemas de transporte, a SEAT S.A. lançou em julho o primeiro megatruck para o transporte de veículos em Espanha. Trata-se de um serviço entre Martorell e o Porto de Barcelona, que oferece um volume anual de transporte de mais de 8.600 veículos. Este tipo de camião tem um comprimento total de 25,25 metros, para uma carga de 10-11 automóveis, mais três carros do que um camião convencional de quatro eixos. Graças à sua capacidade, elimina 500 viagens de camiões por ano e reduz as emissões de CO2 em 5,2 toneladas por ano.
Compromisso em Portugal
A otimização dos transportes tem sido uma preocupação constante nas operações logísticas da SIVA|PHS. “Com a integração das marcas SEAT e CUPRA na SIVA|PHS, procurámos criar com os parceiros do grupo uma cadeia de transporte ecologicamente sustentável dos modelos SEAT e CUPRA para a Azambuja. Com a implementação do transporte contribuímos assim significativamente para uma redução da pegada de carbono. Por outro lado, após chegada à SIVA|PHS, a preparação e a distribuição para a rede de concessionários é otimizada pela redução de desperdício com a introdução de ferramentas digitais” diz
Paulo Filipe, Diretor de Logística da SIVA.
Também sobre este projeto, Rui Baptista, Diretor de Logística da Volkswagen Autoeuropa, salienta que “Integrado na estratégia de descarbonização dos nossos transportes logísticos, a Volkswagen Autoeuropa abraçou com entusiasmo desde o início este projeto focando todos os esforços no bem comum entre todos os interlocutores do projeto”.
Compromisso ambiental
A circulação deste novo serviço ferroviário move a SEAT S.A. para a frente no seu projeto “Move to Zerø”, que visa alcançar a neutralidade de emissões em todos os seus processos de produção. Este pilar faz parte da missão corporativa global do Grupo Volkwagen, que pretende minimizar o impacto ambiental de todos os produtos e soluções de mobilidade durante o seu ciclo de vida, desde a aquisição e produção de matérias-primas até ao fim de vida.
O projeto “Move to Zerø” está alinhada com o compromisso de sustentabilidade da empresa para alcançar os objetivos ambientais estabelecidos no Acordo de Paris. O foco está em alcançar uma pegada de carbono zero até 2050, reduzir as emissões de CO2 por veículo na Europa em 40% até 2030 e acelerar a transição para a mobilidade elétrica.