A Xiaomi Corporation, uma empresa de eletrónica de consumo e fabrico inteligente, com smartphones e hardware inteligente ligado através de uma plataforma Internet das Coisas (IoT) no seu núcleo, anunciou os seus resultados consolidados não auditados para os três e seis meses terminados a 30 de setembro de 2021.
No terceiro trimestre de 2021, as receitas totais da Xiaomi ascenderam a RMB 78,1 mil milhões (cerca de 11 mil milhões de euros), representando um aumento de 8,2% em relação ao ano anterior, o lucro líquido ajustado para o período foi de RMB 5,2 mil milhões (mais de 723 milhões de euros), um aumento de 25,4% em relação ao ano anterior. Impactados pelo macro ambiente global, bem como pelo sentimento do mercado em relação ao setor tecnológico na China no terceiro trimestre, os investimentos a longo prazo da Xiaomi medidos ao valor justo através de lucros ou perdas no período atual geraram perdas financeiras não realizadas, que tiveram um impacto substancial no lucro líquido da Xiaomi. No entanto, a rentabilidade da atividade principal da Xiaomi manteve um crescimento constante. A Xiaomi apresentou um excelente modelo de negócio e operação com receitas totais e lucro líquido ajustado, tendo ambos mantido um crescimento sólido.
Entretanto, o número global de utilizadores ativos do MIUI durante 30 dias ultrapassou os 500 milhões a 22 de novembro de 2021, assinalando outro marco para a estratégia “Smartphone x AIoT” da Xiaomi.
Destaques financeiros do 3.º trimestre de 2021
- Receitas totais de RMB 78,1 mil milhões (cerca de 11 mil milhões de euros), mais 8,2% em relação ao anterior;
- Lucro bruto de aproximadamente RMB 14,29 mil milhões (cerca de 1.988 milhões de euros), mais 40,6% em relação ao ano anterior;
- O lucro líquido não ajustado de RMB 5,18 mil milhões (cerca de 720 milhões de euros), um aumento de 25,4% em relação ao ano anterior.
De acordo com a Xiaomi Corporation: “Durante o terceiro trimestre de 2021, continuámos a reforçar a nossa estratégia central ‘Smartphone × AIoT’ e avançámos no mercado dos smartphones premium. Ficámos em 1º lugar em termos de envios de smartphones para 11 países e regiões. Continuámos a explorar e a inovar em produtos e tecnologia para aumentar ainda mais a nossa competitividade no mercado premium. As nossas receitas dos serviços de internet atingiram um novo recorde trimestral e continuamos empenhados em investir em investigação e desenvolvimento que sustenta a principal competitividade dos nossos produtos. A partir de 22 de novembro de 2021, o número global de utilizadores ativos MIUI durante 30 dias ultrapassou os 500 milhões, assinalando outro marco para a estratégia”.
Análise trimestral do desempenho
As receitas dos serviços de Internet atingem um novo recorde trimestral
No terceiro trimestre, a rentabilidade da Xiaomi continuou a reforçar-se à medida que as receitas dos serviços de internet atingiram RMB 7,3 mil milhões (cerca de 1.015 milhões de euros), atingindo um novo máximo trimestral, representando um aumento de 27,1% face ao ano anterior. A margem bruta de lucro do segmento dos serviços de Internet foi de 73,6%, 13,1 pontos percentuais acima do mesmo período do ano passado.
Entretanto, a base global de utilizadores do Grupo continuou a expandir-se rapidamente no terceiro trimestre. Em setembro de 2021, o MAU (número de utilizadores mensais ativos) do MIUI aumentou 32,0% em relação ao ano anterior para 485,9 milhões. Desde 22 de novembro de 2021, os utilizadores globais ativos do MIUI durante 30 dias excederam pela primeira vez 500 milhões, assinalando mais um marco na expansão global de Xiaomi. Em setembro de 2021, o MAU global da Smart TV de Xiaomi e Xiaomi Box expandiu mais de 33,0% em relação ao ano anterior. A 30 de Setembro de 2021, o número de assinantes de TV paga do Grupo era de 4,7 milhões, um aumento de 13,5% em relação ao ano anterior.
No terceiro trimestre de 2021, as receitas publicitárias da Xiaomi atingiram RMB 4,8 mil milhões (cerca de 668 milhões de euros), um aumento de 44,7% em relação ao ano anterior, principalmente devido à expansão da base de utilizadores, maior percentagem de utilizadores de smartphones premium e maior capacidade de monetização. As receitas de jogos da Xiaomi atingiram RMB 1,0 mil milhões (cerca de 139 milhões de euros), aumentando 25,0% em relação ao ano anterior, devido ao forte desempenho dos novos jogos de alta qualidade e a uma maior receita média de jogos por utilizador (“ARPU”) impulsionada pelos smartphones premium e pelos smartphones de jogo. As receitas de outros serviços de valor acrescentado da Xiaomi ascenderam a RMB 1,6 mil milhões (cerca de 222 milhões de euros) no terceiro trimestre.
No terceiro trimestre de 2021, as receitas dos serviços de Internet no estrangeiro da Xiaomi aumentaram 110,0% em relação ao ano anterior para RMB 1,5 mil milhões (cerca de 208 milhões de euros), representando 19,9% das receitas totais dos serviços de Internet, estabelecendo outro recorde trimestral. É objetivo continuar a expandir e a aprofundar a colaboração com os parceiros comerciais globais do Grupo e a explorar ativamente novas ofertas de serviços de Internet nos mercados estrangeiros.
A Xiaomi continua empenhada em investir na investigação e desenvolvimento, o que aumenta a competitividade dos seus produtos. Nos primeiros três trimestres de 2021, as despesas acumuladas de investigação e desenvolvimento do Grupo atingiram RMB 9,3 mil milhões (1.294 milhões de euros), o que representa um aumento de 51,4% face ao ano anterior. Em setembro de 2021, Xiaomi introduziu o Xiaomi Smart Glasses, um visor de informação visual e características interativas. Em novembro de 2021, a Xiaomi lançou a Tecnologia Loop LiquidCool, que melhora a dissipação de calor dos smartphones sob utilização intensiva. A 30 de Setembro de 2021, a equipa de investigação e desenvolvimento de Xiaomi totalizava 13.919 colaboradores, representando mais de 44% do total de trabalhadores.
Rendimentos robustos no estrangeiro com envios de smartphones classificados no 1.º lugar em 11 países e regiões
As receitas da Xiaomi no estrangeiro atingiram RMB 40,9 mil milhões (cerca de 5.692 milhões de euros) durante o terceiro trimestre de 2021, representando 52,4% das receitas totais. Apesar da escassez global de componentes-chave, a Xiaomi solidificou a sua posição no mercado, otimizando a alocação de recursos no mercado global e reforçando os seus canais de acordo com as condições do mercado local. De acordo com a Canalys, a quota de mercado da Xiaomi em envios de smartphones no terceiro trimestre classificou-se no n.º 1 em 11 países e regiões e entre os cinco primeiros em 59 países e regiões a nível mundial.
A Xiaomi continuou a aprofundar a sua presença no mercado global no terceiro trimestre. De acordo com a Canalys, no terceiro trimestre de 2021, a Xiaomi ocupava o segundo lugar na Europa, com uma quota de mercado de 21,5% nos smartphones. Na Europa Ocidental, a quota de mercado dos smartphones Xiaomi atingiu 17,0% e classificou-se entre os três primeiros em termos de envios; na Europa Central e Oriental, a Xiaomi classificou-se no 2º lugar, com 28,7% de quota de mercado de envios de smartphones. No terceiro trimestre de 2021, a Xiaomi vendeu mais de 6,8 milhões de smartphones através de canais de operadores em mercados estrangeiros, excluindo a Índia, representando um aumento de mais de 130% em relação ao ano anterior. Segundo a Canalys, a quota de mercado dos smartphones Xiaomi nos operadores da Europa Ocidental aumentou de 4,6% no terceiro trimestre de 2020 para 13,0% no terceiro trimestre de 2021.
Ao mesmo tempo, a Xiaomi continuou a reforçar a sua competitividade nos mercados emergentes. De acordo com a Canalys, no terceiro trimestre de 2021, as quotas de mercado da Xiaomi na América Latina, Médio Oriente e África atingiram 11,5%, 16,3% e 7,3%, respetivamente. Além disso, a Xiaomi manteve a posição n.º 1 em remessas de smartphones na Índia pelo 16.º trimestre consecutivo.
Os envios de smartphones no 3.º trimestre classificaram-se em 3.º lugar a nível mundial com avanços contínuos no mercado premium
No terceiro trimestre de 2021, apesar da escassez global de componentes-chave, os envios globais de smartphones do Grupo atingiram 43,9 milhões. Segundo a Canalys, no terceiro trimestre de 2021, os envios globais de smartphones do Grupo ocuparam o terceiro lugar, com uma quota de mercado de 13,5%. As receitas de smartphones do Grupo totalizaram RMB 47,8 mil milhões (cerca de 6.652 milhões de euros) com uma margem bruta de 12,8%, um aumento de 4,4 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
A estratégia de segmentação dos utilizadores e novos produtos da Xiaomi permitiu ao Grupo alargar a sua base de utilizadores. Para muitos dos novos smartphones lançados este ano, mais de metade dos utilizadores são novos utilizadores da Xiaomi.
Nos três primeiros trimestres de 2021, as remessas globais de smartphones Xiaomi com preços iguais ou superiores a RMB 3.000 na China continental e 300 euros, ou equivalente, nos mercados estrangeiros, totalizaram aproximadamente 18 milhões, representando mais de 12% do total das remessas. Nos mercados estrangeiros, o total de envios de smartphones com preços iguais ou superiores a 300 euros, ou equivalente, cresceu mais de 180% durante o terceiro trimestre, principalmente na América Latina, Europa Ocidental e Médio Oriente.
Estratégia “Smartphone x AIoT” continua, novos esforços de crescimento do retalho acelerados
As receitas do segmento de produtos Xiaomi IoT e lifestyle foram de RMB 20,9 mil milhões (cerca de 2.908 milhões de euros) durante o terceiro trimestre de 2021, aumentando 15,5% face ao ano anterior. Notavelmente, as receitas da Xiaomi IoT e dos produtos de lifestyle no estrangeiro atingiram um novo recorde, apesar dos desafios em termos de logística e transporte marítimo no estrangeiro neste trimestre.
No terceiro trimestre, no contexto de um declínio anual do volume global de vendas de televisores, os envios globais de Smart TVs da Xiaomi atingiram 3,0 milhões com um aumento anual de 19,5% das receitas.
Além disso, a Xiaomi expandiu as suas categorias de eletrodomésticos inteligentes premium para ajudar os utilizadores a criar um ambiente de vida saudável e confortável. No terceiro trimestre, a Xiaomi lançou eletrodomésticos inteligentes, incluindo o Frigorífico Inteligente de quatro portas Xiaomi 550L e a Máquina de Lavar Roupa Xiaomi Mini. Os aparelhos de ar condicionado com ventilação inteligente da Xiaomi também tiveram um bom desempenho.
A plataforma AIoT da Xiaomi continua a expandir-se. Desde 30 de Setembro de 2021, o número de dispositivos IoT ligados (excluindo smartphones, tablets e computadores portáteis) na sua plataforma AIoT excedeu pela primeira vez os 400 milhões. O número de utilizadores com cinco ou mais dispositivos ligados à sua plataforma AIoT (excluindo smartphones, tablets e computadores portáteis) excedeu os 8 milhões.
Este ano, a Xiaomi acelerou os seus esforços de crescimento a retalho, solidificou ainda mais a sua liderança nos canais online, ao mesmo tempo que expandiu rapidamente os canais offline. A partir da data deste anúncio, o número total de lojas de retalho da Xiaomi na China continental ultrapassou as 10.000. A Xiaomi espera que o crescimento futuro da penetração no mercado a níveis mais baixos permitirá ao Grupo servir mais utilizadores na China Continental.