O projeto Roadart – Design em Movimento, iniciado nos primórdios do verão de 2021, tem vindo a promover ao longo de 4 meses o vasto e rico património português através da decoração de viaturas de animação turística que têm circulado pela região do Algarve decoradas com as obras propostas por jovens designers sob o tema “Símbolos de Portugal”.
No próximo dia 24 de outubro (domingo), o Projeto Roadart irá celebrar a genialidade e a inovação conferida ao património português com a entrega de 4 prémios de valor monetário aos Designers e Obras mais votadas num concurso decorrido nas redes sociais do Projeto.
Portimão foi o município eleito para a realização, não só, do segundo desfile Roadart, mas também para ser o palco da terceira exposição e entrega dos prémios aos vencedores desta que é a primeira edição do Projeto. Com o agradecimento especial à Câmara Municipal de Portimão e à Junta de Freguesia de Alvor, informamos que no próximo domingo (dia 24) por volta das 17h00 será realizado um desfile com todas as viaturas decoradas no âmbito do Projeto. O desfile irá passar pelas ruas da cidade algarvia entre a Avenida Tomás Cabreira e a Zona Ribeirinha de Alvor. Esta última localização será o cenário da exposição, que irá decorrer ao longo de duas horas – entre as 17h30 e as 19h30 – mais precisamente no largo entre as cabanas dos pescadores e o Restaurante Restinga. Por volta das 19h00 está ainda prevista a entrega dos Certificados de Prémio e Participação a todos os Designers e representantes das Empresas de Animação Turística integrantes do projeto – Happy Van, Tuk Tuk Andrade, Portitours, Zebra Safari Tours e Extremo Ambiente.
Haverá ainda a possibilidade de conhecer os Designers, bem como saber mais sobre a inspiração por detrás de cada uma das criações artísticas. Desde Lisboa até aos nossos conterrâneos algarvios, destacamos os quatro Designers com as obras mais votadas nas redes sociais – a arrecadar o primeiro prémio com a obra “Algarve, uma Força da Natureza”, aplicada numa carrinha Ford cedida pela Empresa Portitours, temos Fernando Madeira, mais conhecido por “Phermad”; no segundo lugar temos a Designer Patrícia Rodrigues com a sua obra “Expressões Portuguesas Há Muitas” aplicada num Jipe Land Rover Defender também cedido pela Empresa Portitours; num honroso terceiro lugar temos o graffiter albufeirense ASUR com a sua obra “Algarve Algarvio” aplicada numa Carrinha Volkswagen Pão-de-Forma cedida pela Empresa Happy Van; por fim, e em quarto lugar, temos a artista Gorete Matias com a sua criação “Hora de Viajar” aplicada num Tuk-Tuk cedido pela Empresa Tuk Tuk Andrade.
A exposição e desfile serão realizados em consonância com todas as recomendações da Direção-Geral de Saúde, pelo que serão cumpridas à regra todas as indicações.
Juntamente com a demonstração de que o Algarve é muito mais do que um destino de praia, a realização de desfiles e exposições têm como objetivo não só valorizar a cultura portuguesa e o talento de todos os jovens associados ao projeto, mas também a região do Algarve, pelo que é também incluída a divulgação das atividades e ofertas de todos os operadores turísticos integrados no Projeto.
Outro ponto, não menos importante, foi a possibilidade de estabelecer uma conexão e relação colaborativa mais próxima entre os vários agentes locais. Muito mais do que proceder à valorização da identidade e cultura portuguesa junto das populações locais, o Projeto Roadart tem como objetivo a promoção da cultura local e nacional junto de todos aqueles que visitam a região, não só nas épocas de maior movimentação, mas principalmente nos meses em que a atividade turística começa a diminuir.
Não só pelo seu carácter inovador e pela sua forte ligação à valorização e divulgação do património português, mas principalmente por tratar-se de uma atividade de criação e programação cultural, foi possível envolver uma grande diversidade de público, o que possibilitou na veiculação do conceito e objetivo do Projeto de forma ampla e criativa, tanto por meio digitais como por meios físicos, com especial destaque e agradecimento à Câmara de Albufeira, onde decorreu a exposição inaugural do projeto, e à Câmara de Loulé, não apenas pela cedência do espaço para a realização da segunda exposição oficial do projeto, como também pela possibilidade de realização do desfile entre a cidade de Quarteira e Vilamoura.
Dado o sucesso desta edição, está a ser planeada uma 2ª edição do projeto Roadart, cujo objetivo é o alargamento territorial para lá das fronteiras do Algarve. Para além do alargamento a outras autarquias e regiões do país, é também pretendido alargar a abrangência do projeto a outras expressões artísticas e formas de arte urbana. Por conseguinte, para o futuro estão identificadas 3 áreas de atuação: a continuidade do projeto atualmente em vigor, através da decoração de viaturas com obras de designers, tendo por base o património nacional, regional e local; o levantamento do portefólio de vários artistas e obras de arte urbana visíveis em vários municípios, tendo em vista a criação de conteúdos a elas associados (criação de circuitos culturais disponíveis para visitantes, turistas e Empresas de Animação Turística) e por fim, a elaboração de um plano estratégico para a divulgação e promoção online de atividades, eventos e tours associados a artes visuais (pintura, ilustração, fotografia, artesanato, entre outros).
O projeto “Roadart – design em movimento” decorre no âmbito da candidatura ao Programa Garantir Cultura pela Geoflicks, Lda, com apoio do COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.