• AUTOMÓVEL
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • LANÇAMENTOS
  • DESPORTO
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • DESIGN
  • LINKS
    • BELEZA
    • ESTUDO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Andrés Marieyhara / Ariday Bonilla vencem a jornada lusa pontuável para o WRC

21 de Maio, 2022

Estreia do PEUGEOT 9X8 no Campeonato do Mundo FIA de Resistência em julho, em Monza

21 de Maio, 2022

LLYC eleita melhor consultora de comunicação da Europa pelo segundo ano consecutivo

21 de Maio, 2022
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL

    Estreia do PEUGEOT 9X8 no Campeonato do Mundo FIA de Resistência em julho, em Monza

    21 de Maio, 2022

    A Jeep® e a Juventus entram em campo com o novo equipamento para a época de 2022-2023: linhas icónicas e estilo renovado para refletir o futuro

    21 de Maio, 2022

    IMAGinE e Opel: Para uma condução mais segura e cooperativa no futuro

    21 de Maio, 2022

    O Renascimento da Lancia inicia-se hoje

    20 de Maio, 2022

    Novos modelos Volvo vão ter o ar mais limpo e purificado

    20 de Maio, 2022
  • ENTREVISTA

    Entrevista com TSUNEO KANASUGI, designer do LEXUS NX

    11 de Fevereiro, 2022

    Luiza Teixeira de Freitas – Operação Nariz Vermelho

    8 de Novembro, 2021

    Mestres Takumi: Os artesãos modeladores de argila da Mazda

    22 de Julho, 2021

    Maria Greger: Reflexões de uma veterana do design

    22 de Julho, 2021

    Nos bastidores da Mazda: A evolução do design Mazda na visão de Jo Stenuit

    22 de Julho, 2021
  • NEGÓCIOS

    iad Portugal abre a porta a empreendedores em nova campanha de atração de talento

    20 de Maio, 2022

    CEO da CITROËN “CARIMBA” acordos comerciais com três importantes operadores económicos em PORTUGAL

    19 de Maio, 2022

    Ganhos de produtividade nas empresas que apostam em formação podem chegar aos 5%

    19 de Maio, 2022

    Grupo Renault assina acordo para vender a Renault Rússia e a sua participação de controlo na AVTOVAZ

    17 de Maio, 2022

    NIVÀ inaugura primeira gelataria no PORTO

    17 de Maio, 2022
  • IMOBILIÁRIO

    Como conseguir uma casa mais saudável? A Sto explica os requisitos necessários

    19 de Maio, 2022

    Zome lança primeiro portal de uma rede imobiliária para listar imóveis em criptomoeda

    18 de Maio, 2022

    SIL 2022: RE/MAX tem a maior presença de sempre

    12 de Maio, 2022

    Keller Williams aumenta o volume de negócio em 62% no primeiro trimestre do ano

    11 de Maio, 2022

    MELOM lança projeto Casa de Sonho Eco que constrói moradias com soluções amigas do ambiente

    11 de Maio, 2022
  • LANÇAMENTOS

    Triunfo lança uma viagem pela Tradição Portuguesa – o Passatempo imperdível de 2022

    17 de Maio, 2022

    PUMA apresenta novo equipamento do BORUSSIA DORTMUND

    16 de Maio, 2022

    Izidoro lança gama de carne de novilho e suíno, congelada em fresco na origem, com cortes Premium

    16 de Maio, 2022

    TRANSFORMERS chegam ao Universo LEGO®

    15 de Maio, 2022

    NOVO Casal Garcia Fruitzy

    12 de Maio, 2022
  • DESPORTO

    Andrés Marieyhara / Ariday Bonilla vencem a jornada lusa pontuável para o WRC

    21 de Maio, 2022

    Estreia do PEUGEOT 9X8 no Campeonato do Mundo FIA de Resistência em julho, em Monza

    21 de Maio, 2022

    A Jeep® e a Juventus entram em campo com o novo equipamento para a época de 2022-2023: linhas icónicas e estilo renovado para refletir o futuro

    21 de Maio, 2022

    IVECO contribui para uma edição de 2022 mais sustentável do European Truck Racing Championship através do Pace Truck IVECO S-WAY LNG e compete com o Die Bullen von IVECO

    21 de Maio, 2022

    PEUGEOT Sport e Marelli estabelecem parceria técnica para o sistema de propulsão híbrido do 9X8 Hypercar

    20 de Maio, 2022
  • DESTINOS

    Está aberta a época das cerejas na Quinta da Fonte Souto

    15 de Maio, 2022

    MADEIRA sugere areias medicinais e mergulhos instagramáveis neste Verão

    14 de Maio, 2022

    Por que viajam os Portugueses? eDreams descobriu que a motivação principal é relaxar e cuidar do seu bem-estar

    5 de Maio, 2022

    COSTA VENEZIA parte de ISTAMBUL com novos cruzeiros à descoberta da TURQUIA e GRÉCIA

    2 de Maio, 2022

    OHAI NAZARÉ apresenta duas novidades aquáticas e uma programação especial

    30 de Abril, 2022
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • DESIGN

    VICAIMA INFINITY lança uma nova dimensão para o design de interiores

    1 de Maio, 2022

    LEXUS apresenta “SPARKS OF TOMORROW” na semana de DESIGN DE MILÃO 2022

    18 de Abril, 2022

    Inovação e sustentabilidade “MADE IN PORTUGAL” merecem elogios na MAISON & OBJET

    31 de Março, 2022

    DS X MÉTIERS D’ART: Anne Lopez, primeira premiada, recria o ambiente de um DS 9

    26 de Março, 2022

    Quais são as marcas com os anúncios mais memoráveis de todos os tempos? E deste Natal (2021)?

    21 de Janeiro, 2022
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. ESTUDO
    3. EVENTO
    4. LIVROS
    5. MODA
    6. SAÚDE
    7. SUSTENTÁVEL
    8. TECNOLOGIA
    9. VER TODOS

    Dove promove exposição com testemunhos reais de body shaming no Colombo

    18 de Maio, 2022

    Sara Prata é a nova embaixadora da AVON

    18 de Maio, 2022

    Produtos naturais, orgânicos, biológicos e certificados – Atida | Mifarma ajuda a escolher os melhores

    5 de Maio, 2022

    Produtos naturais, orgânicos, biológicos e certificados – Atida | Mifarma ajuda a escolher os melhores

    2 de Maio, 2022

    59% das PME portuguesas está mais dependente da tecnologia depois da pandemia

    20 de Maio, 2022

    Estudo Selligent: 50% da Geração Z diz ter controlo sobre os seus dados pessoais

    13 de Maio, 2022

    Ronaldo, Fernando Mendes e Ricardo Araújo Pereira são as figuras públicas portuguesas mais reconhecidas

    12 de Maio, 2022

    Emissão de faturas eletrónicas por PME’s aumenta 5,69% em Portugal

    26 de Abril, 2022

    Alunas de arquitetura representam portugal em concurso internacional da SAINT-GOBAIN

    20 de Maio, 2022

    The Famous Grouse celebra Dia Mundial do Whisky no Mercado de Algés

    20 de Maio, 2022

    ALEGRO MONTIJO celebra FESTA DA FLOR “A UMA SÓ VOZ” com concerto de AUREA e CORO “MÃOS QUE CANTAM”

    19 de Maio, 2022

    IRGAwards vão distinguir projetos de sustentabilidade e transformação nas empresas

    19 de Maio, 2022

    VIAGEM ao INTERIOR dos livros, das pessoas e do país

    23 de Julho, 2021

    Sara Carbonero e Isabel Jiménez apresentam ‘New Nomads’, a nova coleção spring-summer da Slowlove

    9 de Maio, 2022

    MO reforça aposta na sustentabilidade e desenvolve peças em algodão reciclado

    21 de Abril, 2022

    A La Redoute desvenda as inspirações por detrás da coleção Moda Primavera

    23 de Março, 2022

    DS AUTOMOBILES é patrocinadora oficial da MODALISBOA 2022

    9 de Março, 2022

    PNF traz luz para doença rara que poucos conhecem, mas que muda a vida de quem tem o diagnóstico

    17 de Maio, 2022

    Os primeiros passos de uma nova forma de supervisão cirúrgica à distância

    7 de Maio, 2022

    ANDAR apoia refugiados ucranianos com artrite reumatóide

    7 de Maio, 2022

    Especialistas debatem impacto da pandemia na saúde mental das comunidades

    27 de Abril, 2022

    LIDL evita o desperdício de 3 milhões de produtos alimentares em apenas 1 ano

    29 de Abril, 2022

    Iberdrola inicia a construção de quatro parques fotovoltaicos em Portugal

    12 de Fevereiro, 2022

    INFLUENCERS’ MARKET regressa ao MAR SHOPPING matosinhos com edição especial de saldos

    24 de Janeiro, 2022

    A Vaca que ri luta contra o desperdício alimentar e sensibiliza mais de 1 milhão de portugueses

    28 de Novembro, 2021

    Burlas online crescem 22%

    20 de Maio, 2022

    Kyndryl e NetApp anunciam aliança para acelerar a Transição para a Cloud e suportar a rápida Transformação dos Clientes

    20 de Maio, 2022

    O metaverso: emoções num mundo virtual

    20 de Maio, 2022

    Kaspersky Safe Kids, mais funcionalidades para melhor proteção das crianças online

    18 de Maio, 2022

    Andrés Marieyhara / Ariday Bonilla vencem a jornada lusa pontuável para o WRC

    21 de Maio, 2022

    Estreia do PEUGEOT 9X8 no Campeonato do Mundo FIA de Resistência em julho, em Monza

    21 de Maio, 2022

    LLYC eleita melhor consultora de comunicação da Europa pelo segundo ano consecutivo

    21 de Maio, 2022

    A Jeep® e a Juventus entram em campo com o novo equipamento para a época de 2022-2023: linhas icónicas e estilo renovado para refletir o futuro

    21 de Maio, 2022
Creative News
Home»Estudo»Estudo da Google mostra como os portugueses usam os motores de busca
Estudo

Estudo da Google mostra como os portugueses usam os motores de busca

22 de Setembro, 2021
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

Apesar de familiarizados com a pesquisa na Internet, cerca de metade dos utilizadores gostaria de ser mais eficiente. Esta é uma das conclusões do estudo “Como pesquisam os Portugueses?”, que inquiriu mais de 600 utilizadores de diferentes gerações sobre os seus hábitos e formas de pesquisa online.

 

Os motores de pesquisa fazem parte do dia-a-dia da maioria dos portugueses. Em concreto, 85% dos utilizadores inquiridos em Portugal utilizam estas ferramentas diariamente para pesquisar informação: 43% numa frequência de 1 a 5 vezes por dia e 28% mais de 10 vezes por dia. Mas será que o fazem da forma mais eficaz?

Foi com o objetivo de responder a esta questão que a Google desenvolveu um estudo em Portugal, sobre como e para quê usam os portugueses os motores de busca na web. Uma das principais conclusões é que a maioria dos utilizadores (58%) não conhece truques para otimizar a sua pesquisa online e quase metade (48%) afirma que gostaria de saber mais sobre como tornar a sua pesquisa mais eficiente.

E de que truques estamos a falar? Tratam-se de operadores de pesquisa e outras ferramentas que estão disponíveis quando usamos a Pesquisa Google, ou qualquer outro motor de busca, mas que nem todos os utilizadores conhecem. Nisto, o estudo mostra que dos utilizadores que dizem conhecer alguns truques para otimizar a pesquisa, mais de três quartos (77%) costuma pesquisar por categorias (imagens, vídeos, notícias, tudo…) e 39% utiliza as aspas (“) para filtrar os resultados. Contudo, e dando alguns exemplos, apenas 11% recorre ao hífen (-) para eliminar palavras que não são relevantes na pesquisa ou 4% procura por sinónimos (colocando o “~”).

“A nossa missão de organizar a informação e torná-la universalmente acessível e útil é central na Pesquisa Google. Em mais de 20 anos do nosso motor de busca em Portugal, e com os avanços recentes em inteligência artificial, fizemos muitos progressos para que a pesquisa possa ser sempre o mais útil para todos: seja para encontrar algo rapidamente com truques mais simples, ou para ajudar os utilizadores na sua jornada ao pesquisar e explorar mais informações”, salienta Bernardo Correia, Country Manager da Google em Portugal.

OS MAIS NOVOS SÃO MAIS ÁGEIS NA PESQUISA

Outra das conclusões do estudo é que há gerações* que estão mais à vontade com a pesquisa online do que outras. Os Baby Boomers são a geração que mais desconhece estas dicas de otimização (72%), seguindo-se a Geração X (61%), enquanto a Geração Z e os Millennials são as únicas faixas etárias a manifestarem mais conhecimento do que desconhecimento destes truques: 58% e 57% revelam que sabem como otimizar a sua pesquisa, respetivamente.

Por outro lado, no que respeita aos dispositivos utilizados para pesquisar na Internet, a maioria dos inquiridos prefere o computador (59%) ao mobile (33%). Uma vez mais, verificam-se diferenças entre as várias gerações – e também entre sexos. 60% da Geração Z e dos Millennials preferem pesquisar no telemóvel, enquanto 64% dos Baby Boomers pesquisam mais no computador – uma percentagem que baixa para os 51% no caso da Geração X. E se a maioria das mulheres recorre mais ao mobile (53%), a maior parte dos homens (60%) usa mais o computador para o mesmo efeito.

ATUALIDADE E UTILIDADE É O QUE PROCURAM OS PORTUGUESES

O mesmo estudo também analisa os diferentes usos que os utilizadores dão aos motores de pesquisa. E conclui: a maioria dos portugueses (61%) usam os motores de busca para aceder aos meios de comunicação para ler notícias relevantes sobre a atualidade; 43% para ter informação sobre produtos e serviços antes de fazer compras; e 39% para encontrar informação útil para tarefas do dia-a-dia (tutoriais, receitas, localizações, meteorologia…).

Se os Baby Boomers são a geração que mais pesquisa sobre atividades de lazer (restaurantes, estadias, viagens…), a Geração Z é a que procura mais informação para entretenimento (filmes, músicas, humor…). Ao nível do desempenho profissional, são as Geração X e os Millennials as mais interessadas nesta temática.

Por outro lado, as utilizadoras do sexo feminino recorrem mais à pesquisa para facilitar as tarefas do seu dia-a-dia e tomar decisões de compra sobre produtos ou serviços, enquanto os homens pesquisam mais online para encontrar informações úteis para o seu desempenho profissional e para o seu entretenimento.

SOBRE O ESTUDO COMO PESQUISAM OS PORTUGUESES?

Este estudo contou com 607 inquiridos, que se identificaram como 54% do sexo feminino e 46% do sexo masculino. Todas as regiões de Portugal estão representadas (à exceção das ilhas), bem como as diferentes gerações (dos Baby Boomers à Geração Z).

*Geração Z (18-24 anos) | Millennials (25-40 anos) | Geração X (41-56 anos) | Baby Boomers (57-75 anos)

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorAndré Bessa é o novo Head of IT da iad Portugal
Próximo “Rumo a Emissões Líquidas Zero”: IVECO e SHELL apelam à ação na transição energética em painel de debate intersetorial

Relacionados

59% das PME portuguesas está mais dependente da tecnologia depois da pandemia

20 de Maio, 2022

Estudo Selligent: 50% da Geração Z diz ter controlo sobre os seus dados pessoais

13 de Maio, 2022

ÚLTIMAS
Desporto

Andrés Marieyhara / Ariday Bonilla vencem a jornada lusa pontuável para o WRC

21 de Maio, 2022

Oito classificativas (das nove do alinhamento inicial) e seis equipas diferentes a alcançar os melhores…

Estreia do PEUGEOT 9X8 no Campeonato do Mundo FIA de Resistência em julho, em Monza

21 de Maio, 2022

LLYC eleita melhor consultora de comunicação da Europa pelo segundo ano consecutivo

21 de Maio, 2022

A Jeep® e a Juventus entram em campo com o novo equipamento para a época de 2022-2023: linhas icónicas e estilo renovado para refletir o futuro

21 de Maio, 2022
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.