Depois da Baja Aragón, na vizinha Espanha, e das participações nas Bajas da Hungria e da Polónia, no leste Europeu, o PRK Sport Rally Team encontra-se agora em Itália, para participar na jornada simultaneamente pontuável para Taça do Mundo e Taça da Europa FIA de Bajas e que arranca já esta sexta-feira. Os representantes lusos nesta que é a penúltima prova da época de 2021 em ambas as categorias serão Pedro Dias da Silva / José Janela, na pick-up Ford EXR05 (nº 219), e Filipe Nascimento / Paulo Torres, aos comandos de um Buggy PRK 002 (nº 304), criação da equipa nabantina.
Líder da formação lusa, o empresário / piloto volta a apontar a um bom resultado, que compense a inesperada menor prestação na baja polaca, onde várias vicissitudes impediu os representantes da equipa de alcançar os objetivos inicialmente definidos: “De facto, queremos nesta jornada italiana, não só assegurar um bom resultado, algo que está perfeitamente ao nosso alcance mas se nos escapou na Polónia, como continuar a nossa aprendizagem nestes ambientes internacionais, medindo forças com os melhores representantes de cada país e da própria Taça do Mundo. ~
“Desta feita, iremos aqui contar com duas duplas, eu e José Janela, na categoria Auto, e o Filipe Nascimento acompanhado pelo Paulo Torres nos Buggies. Neste processo internacional continuamos, também, a preparar-nos a nossa Baja Portalegre 500, que é simultaneamente a última prova destas duas Taças da FIA. É um palco onde, em face do nosso maior conhecimento e experiência no terreno, o PRK Sport Rally Team pretende lutar pelas melhores posições”, acrescentou.
Oitava prova da Taça do Mundo FIA e 4ª da Taça da Europa FIA de Bajas, a 28 Italian Baja começa esta sexta-feira (10 setembro) com o Shakedown (8h30/10h30) e a Cerimónia de Partida (13h00). A secção competitiva arranca com a Qualifying Stage / SS1 de Meduna (7,55 km; 13h30), seguindo-se a SS2 Dignano (74,94 km; 17h00). No sábado as equipas sairão do Parque Fechado às 6h00, tendo pela frente um mesmo Sector Selectivo dividido em duas secções (Pasch, com 12,4 km, e Dignano, com 79,91 km) intercaladas por uma neutralização, a repetir por três vezes: a primeira a partir das 08h00, a segunda das 12h00 e a final pelas 16h00. A prova terminará no pódio com a entrega de prémios (20h00). Nota: horas em Itália, mais 1 hora do que em Portugal Continental.
Corridas que estão 3 provas da Taça da Europa FIA de Bajas (Espanha, Hungria e Polónia), o PRK Sport Rally Team ocupa a 3ª posição na série, totalizando 23 pontos. Nos Pilotos, Pedro Dias da Silva é 10º, com 10 pontos do 5º lugar alcançado na Baja Hungria, prova em que teve a companhia de José Sá Pires (11º classificado no ranking de Navegadores). Uma vez terminada esta Baja Itália, ficará a faltar a última jornada, a Baja Portalegre 500, a correr-se no nosso país.