O regresso às aulas mais esperado está aí. Com 74% dos jovens portugueses entre os 12 e os 17 anos com uma dose da vacina, o desejo de todos é que se retome em pleno o ensino presencial, que segundo os especialistas, é insubstituível.
Contudo, mesmo neste cenário de otimismo, o papel da tecnologia para transpor barreiras físicas, aproximar e partilhar conhecimento continua a revelar-se central. De acordo com um estudo realizado em agosto de 2021 pela Boutique Research para a Hubside.Store, a cadeia de lojas de tecnologia para todas as experiências do mundo conectado, que acaba de chegar a Portugal, 47% dos portugueses teve de comprar dispositivos eletrónicos para permitir que os seus filhos acedessem ao ensino à distância.
Segundo o estudo, 9 em cada 10 pais revela algum receio relativamente ao ano letivo que agora arranca, e para 43% a maior preocupação é que voltemos a um novo confinamento. 15% dos inquiridos manifesta o receio de que num eventual regresso ao ensino à distância, os filhos não poderem acompanhar as aulas, e 13% teme o convívio dos alunos sem máscara.
A tecnologia, ferramenta essencial para aprender
Durante a pandemia, cerca de metade dos pais portugueses (47%) tiveram de comprar algum dispositivo eletrónico ou multimédia para permitir que os seus filhos estudassem. Em média, os portugueses adquiriram 1,3 dispositivos tecnológicos para apoiar o ensino à distância, e a 38% dos inquiridos gastou mais de 500 euros nesse equipamento. Apenas 8% afirma ter gasto menos de 100% em equipamento tecnológico para o ensino à distância.
De acordo com os resultados do estudo, o laptop foi o dispositivo eletrónico mais procurado, com 68% dos pais portugueses a investirem neste equipamento para permitir o ensino à distância. Logo a seguir, surge o tablet, o dispositivo adquirido por 26% dos inquiridos em média, com especial incidência nas faixas etárias mais jovens (7 aos 9 anos, 38%) e só depois o smartphone, com 15% de respostas afirmativas.
Crianças e tecnologia
De acordo com o estudo, 95% das crianças portuguesas com mais de 10 anos têm o seu próprio telemóvel. O ponto de viragem é a passagem para o segundo ciclo, momento em que 50% das crianças recebem o seu primeiro telemóvel.
Apesar da forte penetração, os pais portugueses não escondem algum tipo de preocupação relativamente ao uso da tecnologia: 98% dos pais manifesta algum receio, independentemente da idade dos filhos. O receio de uma utilização excessiva surge no topo das preocupações (73% de respostas afirmativas), seguido da exposição aos perigos da Internet (ciber-bullying, vírus, pornografia, com 71% de respostas afirmativas), o risco de criar uma dependência (58%) e a perda de controle sobre o que os filhos fazem (25%).
Assim, 4 em cada 5 pais impõe algum limite à utilização do telemóvel pelo seu filho, sendo que estes limites são mais fortes nas crianças mais jovens (93% no grupo 7 aos 9 anos, versus 73% na faixa etária 13-17 anos). Nesta questão, uma média de 38% dos pais impõe controle parental no uso dos dispositivos, 36% responde que limita a utilização à noite e 34% impede que os filhos façam compras online. 26% responde que os filhos não podem usar os dispositivos em qualquer lugar momento e 3% impede o acesso à Internet.
Ficha técnica:
500 entrevistas online a mães e pais, com filhos entre os 7 e os 17 anos, residentes em Portugal. Amostra proporcional à população portuguesa em termos de sexo, idade e região. O trabalho de campo foi realizado entre 23 e 29 de agosto de 2021.
Hubside.Store
Lançada em 2020, a Hubside.store é uma rede de lojas próprias e franchisadas que oferece uma ampla gama de produtos multimédia novos e recondicionados (smartphones, PCs, tablets TVs, acessórios, etc.) e serviços (instalações de reparação e reciclagem, aluguer de equipamento multimédia e de estilo de vida, criação de websites, seguros multimédia, etc.). A missão da marca é dar vida a todas as experiências do mundo conectado e tornar a tecnologia acessível a todos, aderindo ao mesmo tempo a uma abordagem eco-responsável. No prazo de um ano, cerca de 100 lojas serão lançadas em França e prevê-se que dentro de 3 anos a marca conte com 500 lojas na Europa. A Península Ibérica é o segundo mercado para a expansão da marca, que abrirá depois em Itália, Bélgica, Alemanha e Suíça. Hubside.Store espera atingir um volume de negócios de 100 milhões de euros em 2021.