O novo Mégane E-TECH Elétrico é o primeiro dos automóveis elétricos da Geração 2.0 da Renault e marca o começo de um novo capítulo da revolução elétrica iniciada há cerca de 10 anos. Ligado e integrado no ecossistema de automóveis elétricos e no mundo digital dos seus utilizadores, o novo Mégane E-TECH Elétrico simboliza o início da história de liderança Renault no mercado dos veículos compactos (segmento C). O Mégane do futuro já chegou!
FRUTO DE UMA EXPERIÊNCIA SEM PARALELO
Alicerçado em mais de dez anos de experiência na conceção, fabrico, comercialização e manutenção de automóveis elétricos, o lançamento do novo Mégane E-TECH Elétrico marca um grande salto em frente na revolução elétrica da Renault. Desde que o concept ZOE foi introduzido, pela primeira vez, em 2010, até à comercialização do ZOE ZE50, em 2019, a Renault tem vindo a melhorar, de forma consistente, as suas capacidades de gestão de energia, ao ponto de, agora, conseguir garantir uma autonomia de 395 km no ciclo WLTP. Embora o ZOE seja sinónimo de versatilidade para um automóvel urbano, desde então a gama cresceu de forma a satisfazer todas as utilizações: micro-mobilidade com o Twizy, entrega de último quilómetro com os Kangoo E-TECH Elétrico e a Master E-TECH Elétrico, e agilidade urbana com a recente adição do Twingo E-TECH Elétrico.
Ao mesmo tempo, mais de 30.000 colaboradores das Redes de Concessionários da marca receberam formação sobre as características específicas da mobilidade elétrica, para melhor poderem aconselhar os clientes durante o momento inicial da compra, mas também para assegurar o melhor serviço pós-venda possível. A Renault também foi o fabricante automóvel que mais dados recolheu sobre as baterias dos seus veículos, tornando assim mais fácil melhorar determinadas especificidades na conceção dos seus automóveis, para que as baterias durem mais tempo e proporcionem aos clientes exatamente aquilo de que necessitam.
Estas vantagens estratégicas são tangíveis no mercado. Na Europa, a Renault é líder em automóveis elétricos e é considerada uma marca de confiança para um número cada vez maior de clientes satisfeitos. Mais de 300.000 veículos elétricos foram vendidos em todo o Velho Continente desde que a gama foi lançada; por outras palavras, isto é, um em cada cinco veículos Renault vendidos desde 2010. A nível mundial, mais de 10 mil milhões de ‘e-quilómetros’ já foram cobertos por 400.000 veículos.
O novo Mégane E-TECH Elétrico é a forma de a Renault alavancar a sua incomparável experiência, para dar o salto para o futuro.
MAIS DO QUE UM AUTOMÓVEL, É UM SERVIÇO COMPLETO
O novíssimo Mégane E-TECH Elétrico é um ícone de um novo mundo, o novo mundo dos automóveis elétricos. Como tal, faz parte de um ecossistema onde o automóvel representa uma plataforma de hardware que acolhe software de última geração e uma conectividade otimizada para proporcionar novas experiências. Bem-vindo à era do ‘VaaS’ (Vehicle as a Service) – O Automóvel como um Serviço.
Assim, o novo Mégane E-TECH Elétrico não é apenas uma peça individual de um ecossistema maior de automóveis elétricos. Pelo contrário, a sua integração, profundamente enraizada, assenta em experiências levadas a cabo nos últimos anos: estando dotado de capacidades de carregamento inteligentes e, em última análise, será até, quando necessário, capaz de alimentar a rede energética, graças à tecnologia V2G (veículo-para-rede). A Renault e a nova marca do Grupo, a Mobilize, desenvolveram competências na gestão de baterias (por exemplo numa segunda vida útil para as mesmas e na reciclagem) que cobrem todo o ciclo de vida e cadeia de valor.
Tal como um moderno smartphone, o novíssimo Mégane E-TECH Elétrico integra-se, na perfeição, com o ecossistema digital do seu utilizador. É um automóvel de alta tecnologia, sempre pronto a servi-lo, graças ao novo ecrã OpenR e ao novo sistema multimédia OpenR Link, que foi desenvolvido com a Google e é baseado no Android Automotive OS. Por isso, integra o Google Assistant, o Google Maps e o Google Play, garantindo uma experiência de condução conveniente, personalizada e perfeitamente integrada. O perfil de cada utilizador pode, assim, ser ligado à sua conta pessoal no Google, para uma experiência ainda mais aprofundada. Além disso, as várias características da aplicação My Renault tornam a utilização do automóvel ainda mais interativa e pró-ativa.
UM AUTOMÓVEL ELÉTRICO SUSTENTÁVEL
A Renault fez a escolha estratégica de fabricar o novo Mégane E-TECH Elétrico em França, na fábrica de Douai, que está localizada no coração da ElectriCity, o principal centro dedicado aos automóveis elétricos da Europa. Com o objetivo de produzir 400.000 automóveis por ano, a Renault ElectriCity será, em breve, o maior e mais competitivo centro de produção de automóveis elétricos da Europa. Localizado no norte de França, está idealmente localizado no coração da procura do mercado.
Emitindo menos poluição quando em uso e também ao longo do seu ciclo de vida, quando se trata de mobilidade sustentável, os automóveis elétricos devem liderar o caminho. O novo Mégane E-TECH Elétrico não emite qualquer grama de CO2 ao ser conduzido e não perturba ninguém ao longo do seu percurso, graças ao motor suave e silencioso. O perfil esguio e aerodinâmico combina, na perfeição, com toda uma gama de sistemas de otimização da gestão de energia, para garantir uma maior eficiência. Quando o automóvel chega ao fim da primeira fase do seu ciclo de vida, as baterias podem ser reutilizadas, antes de serem recicladas, com as peças compostas a serem novamente utilizadas noutros fins industriais. Nessa medida, graças à Re-Fábrica de Flins e à parceria com a Veolia-Solvay, o Grupo Renault está muito à frente dos seus concorrentes.
O novo Mégane E-TECH Elétrico vai ainda mais além para proteger o ambiente. Todos os estofos são feitos de materiais 100% reciclados. Dependendo da versão, isso pode corresponder a até 2,2kg! Um total de 27,2 kg de peças visíveis (zona inferior do habitáculo) e invisíveis (estrutura interna do tablier) são feitas de plásticos reciclados. Mais, 95% do Mégane E-TECH Elétrico será reciclado no final do seu ciclo de vida.
Bateria ultrafina
Tal como com o seu inovador motor, o novo Mégane E-TECH Elétrico também estreia uma bateria de 395kg concebida a pensar na plataforma CMF-EV. Com 110mm de espessura (para 1 960mm de comprimento e 1 450mm de largura) – 40% mais pequena do que a bateria do ZOE – é a mais fina do mercado. E também contribui para baixar a altura total do novo Mégane E-TECH Elétrico para os 1,50m, otimizando o aerodinamismo e a eficiência.
Para atingir dimensões tão compactas, os engenheiros tiveram de recorrer a uma nova composição química
das baterias de iões de lítio NMC (Níquel, Manganês, Cobalto) da LG, que têm mais níquel e menos cobalto para garantir uma maior densidade energética. Atingindo 600 Wh/L, são 20% mais densas do que as do ZOE. Beneficiam, também, de um novo sistema de refrigeração líquida, localizado no compartimento inferior da bateria – uma estreia na Renault – que torna a bateria mais compacta e eficiente, graças aos tubos de alumínio fundido moldados sob pressão. Medindo apenas 18mm de altura, este sistema torna a montagem da bateria na plataforma muito mais fácil, deixando mais espaço livre para o design geral e para a habitabilidade.
Desempenho muito equilibrado
O novo Mégane E-TECH Elétrico permite optar por duas capacidades de bateria:
– 40 kWh para um alcance de 300 km (no ciclo WLTP)
– 60 kWh para um alcance de até 470 km (no ciclo WLTP, dependendo da versão)
A bateria de 40-kWh é composta por 8 módulos de 24 células cada um, distribuídos por uma única camada. A bateria de 60-kWh é constituída por 12 módulos de 24 células cada um, distribuídos por duas camadas. Em ambos os casos, as dimensões da bateria permanecem inalteradas, incluindo a altura recorde de 110 mm. Vêm com uma garantia de 8 anos e, neste intervalo de tempo, serão substituídas gratuitamente, se se deteriorarem para menos de 70% da sua capacidade nominal.
O objetivo do novo Mégane E-TECH Elétrico é oferecer aos clientes um desempenho equilibrado e otimizado, a um custo razoável. As diferentes versões da gama (ver página 39) cobrem a maioria das necessidades dos clientes, tanto para uso diário como para outro tipo de deslocação ocasional (viagens de fim-de-semana e de férias).
GAMA E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
ACABAMENTOS
Equilibre
Techno
Iconic
AUTOMÓVEIS PARTICULARES
EV40 130hp Carga normal AC7
EV40 130hp Carga Boost AC22
EV60 220hp Super Carga AC7 + DC130
EV60 220hp Carga Ótima AC22 + DC130
AUTOMÓVEIS PROFISSIONAIS
EV60 130hp Super Carga AC7 + DC130
EV60 130hp Carga Ótima AC22 + DC130
DIMENSÕES E PESO
Comprimento 4.21 m
Largura 1.77 m (profissional) / 1.78 m (particular)
Altura 1.50 m
Distância entre eixos 2.70 m
Vão dianteiro 800 mm
Vão traseiro 715 mm
Peso 1624 kilos
PRESTAÇÕES
0-100 km/h em 7.4 seg.
Velocidade máxima 160 km/h