• AUTOMÓVEL
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • LANÇAMENTOS
  • DESPORTO
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • DESIGN
  • LINKS
    • BELEZA
    • ESTUDO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Repsol investirá mais de 18 milhões de euros para produzir polióis poliméricos de alta qualidade em Tarragona

28 de Maio, 2022

Peça a Peça — a construir amor LEGO® há 90 anos

28 de Maio, 2022

Jürgen Klopp, Embaixador da marca Opel, aponta à tripla

28 de Maio, 2022
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL

    Jürgen Klopp, Embaixador da marca Opel, aponta à tripla

    28 de Maio, 2022

    A Casa 500 torna-se ainda mais acolhedora com o novo FIATCafé500, um espaço de convívio para receber os visitantes do mundo 500

    28 de Maio, 2022

    Geração 2022 do Mazda MX-30 exibe novos argumentos no ‘ECAR SHOW 2022’

    27 de Maio, 2022

    Volvo Cars app com funcionalidade de carregamento facilitado

    27 de Maio, 2022

    Vermelho, Ágil, Elétrico: Rocks-e de plantão no Corpo de Bombeiros da Fábrica da Opel

    27 de Maio, 2022
  • ENTREVISTA

    Entrevista com TSUNEO KANASUGI, designer do LEXUS NX

    11 de Fevereiro, 2022

    Luiza Teixeira de Freitas – Operação Nariz Vermelho

    8 de Novembro, 2021

    Mestres Takumi: Os artesãos modeladores de argila da Mazda

    22 de Julho, 2021

    Maria Greger: Reflexões de uma veterana do design

    22 de Julho, 2021

    Nos bastidores da Mazda: A evolução do design Mazda na visão de Jo Stenuit

    22 de Julho, 2021
  • NEGÓCIOS

    Repsol investirá mais de 18 milhões de euros para produzir polióis poliméricos de alta qualidade em Tarragona

    28 de Maio, 2022

    eDreams ODIGEO supera o mercado, triplica os membros Prime para 2.9 milhões e regista progressos substanciais nos objetivos para 2025

    26 de Maio, 2022

    SAINT-GOBAIN adquire fibroplac e falper para acelerar o seu percurso como líder em construção sustentável em PORTUGAL

    26 de Maio, 2022

    Stellantis e Samsung SDI vão investir mais de 2,5 mil milhões de dólares numa joint-venture para uma fábrica de baterias de iões de lítio nos EUA

    25 de Maio, 2022

    DACHSER expande rede LCL no transporte marítimo

    25 de Maio, 2022
  • IMOBILIÁRIO

    RE/MAX FRANÇA cresce 54% em recrutamento em 2021

    23 de Maio, 2022

    Como conseguir uma casa mais saudável? A Sto explica os requisitos necessários

    19 de Maio, 2022

    Zome lança primeiro portal de uma rede imobiliária para listar imóveis em criptomoeda

    18 de Maio, 2022

    SIL 2022: RE/MAX tem a maior presença de sempre

    12 de Maio, 2022

    Keller Williams aumenta o volume de negócio em 62% no primeiro trimestre do ano

    11 de Maio, 2022
  • LANÇAMENTOS

    Nova SEAT Mó eScooter 125

    25 de Maio, 2022

    Novo design de CHIVAS REGAL 12 revela novo posicionamento da marca

    25 de Maio, 2022

    nutribullet®: a novidade mais simples e prática Para uma alimentação e estilo de vida saudável

    25 de Maio, 2022

    Rota dos Vinhos do Dão na ponta dos dedos

    24 de Maio, 2022

    Blend.pt lança dois novos vinhos do Porto RUBY e TAWNY

    23 de Maio, 2022
  • DESPORTO

    (RE)ENCONTRO VIVAFIT

    26 de Maio, 2022

    Challenger Series: Teresa Bonvalot vence em Manly Beach e faz história!

    24 de Maio, 2022

    O GRUPO LEGENDRE reforça o seu compromisso com o mundo do desporto e apresenta oficialmente a sua equipa de atletas profissionais

    23 de Maio, 2022

    Kalle Rovanperä tornou-se o mais jovem vencedor de sempre nas 55 edições do Vodafone Rally de Portugal

    23 de Maio, 2022

    Kalle Rovanperä faz História no Vodafone Rally de Portugal

    22 de Maio, 2022
  • DESTINOS

    Ministra da Coesão Territorial na largada inaugural do projeto

    27 de Maio, 2022

    Está aberta a época das cerejas na Quinta da Fonte Souto

    15 de Maio, 2022

    MADEIRA sugere areias medicinais e mergulhos instagramáveis neste Verão

    14 de Maio, 2022

    Por que viajam os Portugueses? eDreams descobriu que a motivação principal é relaxar e cuidar do seu bem-estar

    5 de Maio, 2022

    COSTA VENEZIA parte de ISTAMBUL com novos cruzeiros à descoberta da TURQUIA e GRÉCIA

    2 de Maio, 2022
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • DESIGN

    VICAIMA INFINITY lança uma nova dimensão para o design de interiores

    1 de Maio, 2022

    LEXUS apresenta “SPARKS OF TOMORROW” na semana de DESIGN DE MILÃO 2022

    18 de Abril, 2022

    Inovação e sustentabilidade “MADE IN PORTUGAL” merecem elogios na MAISON & OBJET

    31 de Março, 2022

    DS X MÉTIERS D’ART: Anne Lopez, primeira premiada, recria o ambiente de um DS 9

    26 de Março, 2022

    Quais são as marcas com os anúncios mais memoráveis de todos os tempos? E deste Natal (2021)?

    21 de Janeiro, 2022
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. ESTUDO
    3. EVENTO
    4. LIVROS
    5. MODA
    6. SAÚDE
    7. SUSTENTÁVEL
    8. TECNOLOGIA
    9. VER TODOS

    Dove promove exposição com testemunhos reais de body shaming no Colombo

    18 de Maio, 2022

    Sara Prata é a nova embaixadora da AVON

    18 de Maio, 2022

    Produtos naturais, orgânicos, biológicos e certificados – Atida | Mifarma ajuda a escolher os melhores

    5 de Maio, 2022

    Produtos naturais, orgânicos, biológicos e certificados – Atida | Mifarma ajuda a escolher os melhores

    2 de Maio, 2022

    ALF revela recuperação do financiamento especializado no primeiro trimestre

    25 de Maio, 2022

    A Pipoca Mais Doce, Wuant e Bumba na Fofinha são os influenciadores digitais com maior notoriedade espontânea

    25 de Maio, 2022

    59% das PME portuguesas está mais dependente da tecnologia depois da pandemia

    20 de Maio, 2022

    Estudo Selligent: 50% da Geração Z diz ter controlo sobre os seus dados pessoais

    13 de Maio, 2022

    Emoções fortes e muita adrenalina marcam o primeiro evento BENTLEY EXPERIENCE

    27 de Maio, 2022

    Inscrições abertas para o prémio K.TECH apoiado pela KCS iT

    26 de Maio, 2022

    Sage reúne Clientes e Parceiros no evento anual Mid-Market Customer Day

    25 de Maio, 2022

    Projeto ajuda a colmatar dificuldades sentidas por mais de metade dos cuidadores informais

    24 de Maio, 2022

    VIAGEM ao INTERIOR dos livros, das pessoas e do país

    23 de Julho, 2021

    Sara Carbonero e Isabel Jiménez apresentam ‘New Nomads’, a nova coleção spring-summer da Slowlove

    9 de Maio, 2022

    MO reforça aposta na sustentabilidade e desenvolve peças em algodão reciclado

    21 de Abril, 2022

    A La Redoute desvenda as inspirações por detrás da coleção Moda Primavera

    23 de Março, 2022

    DS AUTOMOBILES é patrocinadora oficial da MODALISBOA 2022

    9 de Março, 2022

    Mais para sentir do que para dizer os novos tratamentos do ANANTARA SPA

    26 de Maio, 2022

    28 de maio – Dia Internacional da Saúde da Mulher

    26 de Maio, 2022

    Xavier Barreto candidata-se à liderança da APAH e propõe revisão da carreira de administrador hospitalar

    24 de Maio, 2022

    Tenha mão no seu coração, para não ter o coração nas mãos

    24 de Maio, 2022

    MoOngy cria departamento de Responsabilidade Social Corporativa para acelerar sustentabilidade

    26 de Maio, 2022

    Poupar a dobrar com MB WAY e TOO GOOD TO GO

    26 de Maio, 2022

    O luxo do futuro: A Mercedes-Benz preserva os recursos naturais e utiliza materiais sustentáveis

    26 de Maio, 2022

    LIDL evita o desperdício de 3 milhões de produtos alimentares em apenas 1 ano

    29 de Abril, 2022

    11 profissões em 2030: o Metaverso

    26 de Maio, 2022

    GRUPO BRESIMAR leva soluções nacionais com inovação de ponta à HANNOVER MESSE 2022

    26 de Maio, 2022

    Selligent Marketing Cloud anuncia funcionalidade para otimizar os assuntos de email

    24 de Maio, 2022

    Ciberataques a países da UE irão aumentar nos próximos tempos

    23 de Maio, 2022

    Repsol investirá mais de 18 milhões de euros para produzir polióis poliméricos de alta qualidade em Tarragona

    28 de Maio, 2022

    Peça a Peça — a construir amor LEGO® há 90 anos

    28 de Maio, 2022

    Jürgen Klopp, Embaixador da marca Opel, aponta à tripla

    28 de Maio, 2022

    A Casa 500 torna-se ainda mais acolhedora com o novo FIATCafé500, um espaço de convívio para receber os visitantes do mundo 500

    28 de Maio, 2022
Creative News
Home»Automóvel»Juntos a desafiar as convenções: 30 anos de co-criação entre a Mazda e a Bose
Automóvel

Juntos a desafiar as convenções: 30 anos de co-criação entre a Mazda e a Bose

A Mazda e a Bose começaram a trabalhar em conjunto há 30 anos, na 3ª geração do Mazda RX-7
5 de Setembro, 2021
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

O ano de 1991 marcou o início de uma parceria tecnológica que, até ao presente, abrangeu um vasto número de modelos Mazda. Depois de iniciar a sua colaboração há 30 anos, na então terceira geração do Mazda RX-7, a Mazda e a Bose continuaram a desenvolver conjuntamente diversas soluções inovadoras para sistemas de som premium, as quais têm contribuído para uma experiência de condução de nível superior. Quando conjugados, a potência sonora e o prazer de conduzir proporcionam uma experiência de cliente extraordinária e envolvente, permitindo aos ocupantes sentir todos os detalhes acústicos e o impacto emocional de um concerto ao vivo, dentro dos seus próprios carros.

Tudo começou com o Mazda RX-7

Baixos potentes e uma sonoridade impactante. Estes foram os requisitos que os engenheiros de áudio que trabalhavam no Mazda RX 7 “FD” estabeleceram para si próprios. Em busca de uma performance de áudio excepcional, capaz de corresponder a estes padrões premium, a equipa liderada por Ryoji Oe deparou-se com o sistema Acoustic Wave Cannon da Bose. O sistema de reprodução de sons graves (baixos) composto por um tubo de 3,6 metros de comprimento com um woofer de alta potência no interior, era precisamente o que a Mazda procurava, pelo que as duas empresas desenvolveram um trabalho conjunto para integrar a tecnologia de altifalantes no RX-7.

Aparentemente impossivel de alcançar no início, o trabalho de adaptação resultou num engenhoso sistema de dobras e curvas que permitiu aos engenheiros da Bose e da Mazda alojar o longo tubo na secção traseira do carro, sem comprometer o espaço ou a qualidade sonora. “A tecnologia Acoustic Waveguide e o RX-7 deram uma nova dimensão à qualidade sonora”, recorda Mike Rosen, Engenheiro Chefe da Bose Automotive Systems, que esteve envolvido no projecto. Este sucesso deu início a uma tarefa permanente focada em oferecer uma qualidade sonora de nível superior em muitos outros modelos Mazda.

Mazda MX-5: Capota aberta, volume bem alto

Um marco particularmente importante neste longo percurso envolve o modelo mais icónico da Mazda até hoje, o Mazda MX-5. Nos automóveis descapotáveis, proporcionar uma grande qualidade de som com a capota aberta foi sempre um enorme desafio para os fabricantes de equipamento original (OEM) e engenheiros de som, mas a Mazda e a Bose encontraram uma solução inovadora. Um interruptor EQ ajusta automaticamente o volume de som quando a capota está aberta, ao mesmo tempo que os altifalantes UltraNearfield, incorporados directamente nos apoios de cabeça dos bancos, permitem uma experiência de audição imersiva a céu aberto.

Além disso, a tecnologia de compensação de ruído AudioPilot da Bose monitoriza continuamente o ambiente sonoro e ajusta automaticamente a reprodução áudio em função de todas as alterações registadas, tais como o ruído da estrada e do vento. Desta forma, o condutor pode concentrar a sua atenção na música e na experiência de condução sem a necessidade de proceder a ajustes manuais.

Mazda MX-30[1]: Baixos “em alta”

A mais recente geração de modelos Mazda regista outro avanço fundamental nos trinta anos de colaboração: em quase todos os modelos a partir do Mazda3 de 2019, os woofers foram reposicionados, deixando de estar alojados nos painéis das portas e passando para a parte superior dos painéis laterais dianteiros junto ao tabliê. Esta nova colocação não só liberta espaço para maiores espaços de arrumação nas portas, como também contribui para uma melhor experiência sonora, uma vez que a energia dos sons graves é reflectida simultaneamente através do piso do carro, do painel de separação do compartimento do motor (firewall) e dos painéis laterais dianteiros junto ao tabliê.

Este efeito de concentração sonora nos cantos dianteiros cria uma reprodução de baixos muito intensa e de grande qualidade, sem atingir níveis incomodativos ou causar vibrações. Além disso, os altifalantes de baixos nas laterais dianteiras são complementados por um subwoofer adicional na parte traseira de forma a “alinhar” os sons de baixa frequência em toda o habitáculo.

Esta nova configuração, apropriadamente denominada BassMatch, exibe todo o seu potencial no Mazda MX-30, 100% eléctrico: dada a inexistência de ruído do motor, o condutor e os passageiros podem desfrutar de uma experiência áudio ainda mais detalhada e completa nunca antes possível.

Desde o primeiro projecto até este último exemplo, a colaboração entre a Mazda e a Bose tem sido caracterizada não só pelo primor de engenharia, mas também por um espírito de cumplicidade quase familiar entre as duas empresas: a paixão por vencer os limites do que é possível e uma convicção comum de que as soluções premium requerem uma abordagem ousada, para além do convencional.

Este é o espírito que irá também impulsionar os futuros projectos conjuntos, previstos para os próximos anos, envolvendo pessoas empenhadas em encontrar soluções únicas para um objectivo comum: a perfeita harmonia entre carro, condutor e música.

[1] Mazda MX-30 (valores combinados WLTP): consumo de electricidade: 19 kWh/100 km; emissões de CO2: 0 g/km. Veículos homologados de acordo com o processo de aprovação WLTP (Regulamento (EU) 1151/2017; Regulamento (EU) 2007/715).

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorDS torna-se numa marca 100% elétrica
Próximo Anunciado júri para o LEXUS DESIGN AWARD 2022

Relacionados

Jürgen Klopp, Embaixador da marca Opel, aponta à tripla

28 de Maio, 2022

A Casa 500 torna-se ainda mais acolhedora com o novo FIATCafé500, um espaço de convívio para receber os visitantes do mundo 500

28 de Maio, 2022

ÚLTIMAS
Negócios

Repsol investirá mais de 18 milhões de euros para produzir polióis poliméricos de alta qualidade em Tarragona

28 de Maio, 2022

A Repsol vai investir mais de 18 milhões de euros na fábrica de polióis do…

Peça a Peça — a construir amor LEGO® há 90 anos

28 de Maio, 2022

Jürgen Klopp, Embaixador da marca Opel, aponta à tripla

28 de Maio, 2022

A Casa 500 torna-se ainda mais acolhedora com o novo FIATCafé500, um espaço de convívio para receber os visitantes do mundo 500

28 de Maio, 2022
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.