A APVP, a AICEP, o gaminghub da Unicorn Factory Lisboa e o Studio Ellipsis anunciam o seu programa intensivo focado em capacitar os estúdios de videojogos com as competências, conhecimentos e redes necessárias para apresentarem os seus projetos de forma eficaz aos principais editores e investidores. Direcionada a criadores independentes que têm atividade em Portugal, a ação, que irá decorrer de 26 a
28 de maio em Lisboa, terá como mentor uma figura de renome na área, Jason Della Rocca, especialista em desenvolvimento de negócios e internacionalização, que irá liderar atividades estratégicas para reforçar a indústria local.
O evento de abertura terá lugar no Studio Ellipsis, parte do grupo internacional FunPlus, onde todos os participantes irão apresentar um videojogo em fase de pré-produção, com o objetivo de captar o interesse de editoras e investidores. O programa inclui uma sessão comunitária de boas-vindas, um bootcamp intensivo focado em captação de fundos, estratégias de apresentação e acesso a mercados globais, bem como aconselhamento personalizado. Estão ainda previstas reuniões estratégicas com a APVP e entidades governamentais. A expetativa é que, até ao final do ano, a maioria dos estúdios consiga iniciar negociações para viabilizar a produção completa dos seus jogos.
Esta ação visa reforçar o papel do ecossistema nacional, apoiar a definição de estratégias de crescimento e promover a ligação entre criadores locais e o mercado externo, posicionando Portugal no mapa global dos videojogos. Diogo Rato, diretor executivo da APVP, reforça que “este é mais do que um evento pontual – é um passo estratégico, em colaboração com os parceiros institucionais de referência como a AICEP e a Unicorn Factory Lisboa, no reforço da presença de Portugal na indústria global de videojogos. A APVP está comprometida em construir pontes, de perto com os produtores já estabelecidos como o Studio Ellipsis, e garantir que os estúdios portugueses estejam preparados para competir internacionalmente”.
Durante os três dias de atividades, o gaminghub da Unicorn Factory Lisboa irá também receber várias sessões. Gil Azevedo, diretor executivo da Fábrica de Unicórnios, sublinha que “apostar em programas de aceleração como este é essencial para que os projetos ganhem escala e para que Portugal se afirme como um dos grandes centros da indústria dos videojogos, sendo essencial a colaboração entre todos”. Já Ricardo Arroja, Presidente do Conselho de Administração da AICEP, afirma que “Portugal é hoje palco de uma nova geração de produtores de videojogos, marcada pela criatividade, ambição e visão global. Este BootCamp, promovido em parceria com a APVP e com o apoio da AICEP, representa um passo decisivo na estratégia de internacionalização do talento nacional. O nosso objetivo é projetar os criadores portugueses para os principais mercados mundiais, reforçando o papel de Portugal como um centro de excelência, inovação e competitividade numa das indústrias criativas com maior crescimento a nível global”.
Alexandre Amâncio, Diretor do Studio Ellipsis, destaca “temos orgulho em fazer parte desta iniciativa. A colaboração com a APVP, a AICEP e a UFL reforça o nosso compromisso com o crescimento dos estúdios independentes em Portugal. Acreditamos que os criadores de jogos indie estão atualmente na vanguarda da criatividade e da narrativa, moldando com audácia o futuro da indústria através da sua originalidade e paixão. Além disso, o crescente talento em Portugal posiciona o país como um forte candidato a tornarse uma referência para o resto da indústria dos videojogos.”
Jason Della Rocca é consultor e investidor com experiência no apoio a estúdios de videojogos em áreas como estratégia e captação de investimento. Já colaborou com equipas e iniciativas em países como Canadá, Estados Unidos e Brasil. A sua visita tem como objetivos capacitar os participantes com ferramentas de negócio, marketing e comunicação de projetos, oferecendo orientação personalizada a estúdios selecionados. O mentor irá dar resposta direta às necessidades urgentes dos estúdios em áreas como financiamento, estratégia e internacionalização.
O programa promove a partilha de conhecimento, o desenvolvimento de competências e oportunidades de networking para profissionais do setor, empreendedores e líderes de estúdios de videojogos. Pretende-se com isto reforçar relações institucionais com entidades públicas e investidores internacionais, contribuir para a definição de uma estratégia nacional para o setor e preparar as empresas portuguesas para uma presença mais forte em eventos globais em 2025. Esta iniciativa é financiada pelo Compete 2030, Portugal 2030 e cofinanciada pela União Europeia.