A JCDecaux SE (Euronext Paris: DEC), número um mundial da comunicação exterior, anunciou que está a reforçar a sua abordagem de conceção ecológica com o lançamento do Eco Design Index, uma ferramenta pedagógica para avaliar e comunicar o desempenho ambiental do seu mobiliário.
O Eco Design Index é uma ferramenta que permite medir o desempenho ambiental dos produtos JCDecaux, constituindo um novo marco na abordagem de conceção ecológica adotada pela empresa há vários anos. Permite avaliar os principais impactos ambientais dos produtos, bem como comparar o seu desempenho em termos de conceção ecológica dentro da mesma família.
Enquanto ferramenta estruturante para acelerar e sistematizar as práticas de conceção ecológica, o Eco Design Index sensibiliza todos os stakeholders para tópicos relevantes, levando-os a fazer escolhas cada vez mais informadas:
- a nível interno, ajudar as equipas a desenvolver e promover soluções com menor impacto ambiental;
- a nível externo, ajudar as autoridades locais e as empresas de transportes a escolher e instalar o mobiliário urbano mais responsável;
- de um modo geral, promover o desenvolvimento e a instalação de mobiliário urbano com uma conceção ecológica que contribua para ambientes de vida mais sustentáveis.
Com base na experiência da JCDecaux na realização de análises de ciclo de vida (ACV), este índice agrega resultados quantitativos que têm em conta os 16 indicadores ambientais da metodologia EF da Comissão Europeia, bem como dados mais específicos das atividades da JCDecaux e dos seus desafios ambientais, complementares aos da ACV.
O Eco Design Index oferece, deste modo, uma abordagem multicritério baseada em dois temas principais:
- CONCEÇÃO E FABRICO: incluindo os desafios relativos às matérias-primas, como durabilidade, da circularidade, fornecimento e fim de vida do produto.
- OPERAÇÃO E UTILIZAÇÃO: incluindo os desafios relativos ao consumo de energia, consumo de água, consumíveis, manutenção, transporte e as fases de instalação/desinstalação do mobiliário.
O desempenho ambiental de um produto é avaliado numa escala de 0 a 10. Esta pontuação numérica é depois traduzida num índice de A a E para uma representação simples e pedagógica, sendo que o “A” corresponde à melhor avaliação.
O Eco Design Index permitirá visualizar os esforços constantes efetuados nos últimos anos, tanto em termos de conceção como de funcionamento. A título de exemplo, o nosso mobiliário urbano para fins informativos é, em média, 90% reciclável e, em 10 anos, o seu consumo de energia foi reduzido em 60% graças à introdução de tecnologias de iluminação inteligente mais eficientes em termos energéticos (LED, regulação da intensidade luminosa, desligamento).
Neste sentido, a ambição do Grupo é incluir os seus novos avanços – abrigo transformado (upciclagem) (-60% de emissões de CO2[1]), abrigo de madeira (-48% de emissões de CO21) – e as suas práticas mais virtuosas – recondicionamento do mobiliário (-71% de emissões de CO2[2]) – no topo da escala para lhe permitir alcançar os seus objetivos climáticos.
Esta metodologia, concebida com a agência de inovação responsável Maobi, está alinhada com o quadro normativo europeu, o mais exigente do mundo, e foi auditada pela organização independente EY.
Desde a sua criação em 1964, a JCDecaux coloca a responsabilidade e a sobriedade no centro do seu modelo económico. A conceção ecológica do mobiliário urbano é uma alavanca fundamental para a JCDecaux implementar a sua estratégia de ESG até 2030 e alcançar os objetivos da sua trajetória de redução de carbono validada pelo SBTi – Carbono Net Zero até 2050. Neste contexto, o Eco Design Index permite à JCDecaux reforçar e sistematizar a sua abordagem de conceção ecológica e promover a sustentabilidade dos seus produtos e a sua implementação junto de todas as suas partes interessadas.
[1] Sobre as fases de extração e de fabrico em relação a um modelo histórico de abrigo de passageiros novo
[2] Sobre as fases de extração e de fabrico com recondicionamento no local em relação a um abrigo de passageiros de modelo histórico, novo
Reduzir a nossa pegada ambiental é parte integrante do modelo histórico da JCDecaux: desde a criação da empresa, o nosso fundador concebeu mobiliário urbano capaz de durar mais de 30 anos. A ação contínua sobre o nosso mobiliário urbano para reduzir o seu impacto sobre os recursos é uma prioridade permanente para atingir os nossos compromissos climáticos. Numa altura em que o design ecológico está no centro da nossa estratégia de ESG para 2030, e um ano após a revelação de uma nova geração de abrigos de passageiros transformados (upciclagem), estamos particularmente orgulhosos de lançar hoje o Eco Design Index. Esta ferramenta assenta numa avaliação transparente e comparativa do impacto ambiental dos nossos produtos, efetuada por uma entidade terceira independente e de confiança. Esta ferramenta particularmente inovadora permitirá à JCDecaux continuar a apoiar o sector público e privado, alavanca essencial para a sobriedade desejável, através de uma abordagem baseada na qualidade e na consideração efetiva de critérios ambientais e sociais ambiciosos.
Jean-Charles Decaux, Presidente do Diretório e Co-Diretor Geral da JCDecaux