O contexto histórico e a nossa fonte de inspiração
Conhecida pelas inovações pioneiras no campo da luminescência, como é o caso dos famosos compostos Radiomir e Luminor, a Panerai recorre sempre aos seus completos arquivos para explorar fontes de inspiração para novos e impressionantes relógios concetuais. Na sua procura incessante pela inovação, a Panerai encontrou a Elux, uma tecnologia historicamente patenteada a 15 de junho de 1966 depois de anos de pesquisa, e um salto significativo no domínio da luminescência.
Abreviatura de ‘elettroluminescenza’, que significa eletroluminescência, Elux referia-se originalmente a painéis eletroluminescentes compostos por superfícies uniformemente luminosas, disponíveis em diversos tamanhos, formas e materiais, cuja luminescência permanente era conseguida através de um campo elétrico. Totalmente livres de substâncias radioativas, estes painéis eram excecionalmente duradouros e simultaneamente resistentes a choques e vibrações, o que os tornava adequados a uma vasta gama de utilizações. Para além disso, eram energeticamente eficientes,
alimentados por duas baterias portáteis e alimentação AC fixa, com possibilidade de ajuste da intensidade da luz. Esta combinação de características fez destes estes painéis versáteis, robustos e adaptáveis a diferentes ambientes e necessidades.
O Elux Panerai foi um instrumento importante para a Marinha Italiana, numa altura em que a procura por uma iluminação fiável e eficiente era fundamental. Estes painéis foram especificamente desenhados para aumentar a luminescência dos instrumentos. A sua utilização foi particularmente importante em áreas cruciais como centros de comando e quadros de sinalização interna dos navios. Enquanto fonte de luz fiável e eficiente, permitiu a leitura dos ecrãs de instrumentos em diversas condições, incluindo cenários de pouca luminosidade. Um desenvolvimento notável foi a sua utilização na criação de caminhos e de sinalética luminosa para que os helicópteros aterrassem no convés dos navios militares da Marinha Italiana, ajudando nas aterragens noturnas ou com poucas condições de visibilidade.
A assinatura luminescente da Panerai encontra uma nova expressão através da engenharia sofisticada do Submersible Elux LAB-ID totalmente mecânico
O Laboratorio di Idee da Panerai mantém a essência da histórica empresa familiar Officine Panerai através da procura contínua por soluções técnicas e inovadoras para elevar os padrões e o desempenho das suas criações. Atuando como uma incubadora criativa, o laboratório impulsiona a inovação através da sua abordagem disruptiva, apresentando invenções nunca antes vistas. Comuns às suas criações encontramos o ADN de legibilidade no escuro e a luminescência da Maison, bem como a sua durabilidade, apresentados de forma consistente em todos os seus relógios e instrumentos concetuais.
Desde 2017, a Panerai apresentou três relógios concetuais, começando pelo LAB-ID™ Luminor Carbotech™ PAM700, distinguido pelo mostrador negro profundo coberto com nanotubos de carbono, especificamente desenvolvidos para absorver a luz e reduzir os reflexos ao máximo, num contraste espetacular entre o azul dos marcadores e os ponteiros das horas. Sem esquecer do movimento sem lubrificação com garantia de 50 anos. Em 2020, o LAB-ID™ Luminor PAM01700 surpreendeu com uma nova geração de SuperLuminova®, o SuperLuminova® X1, e em 2021, com o Submersible eLAB-ID™ PAM1225.

Com base neste legado, o novo Submersible Elux LAB-ID PAM01800 é o culminar de uma viagem inspirada na histórica invenção patenteada Elux Panerai, e uma expressão perfeita do objetivo do Laboratorio di Idee. Reflexo de oito anos dedicados à Procura & Desenvolvimento na Manufactura Panerai em Neuchâtel, o novo modelo representa uma missão atualizada que exemplifica a experiência histórica da Maison em luminescência com a sua reconhecida mecânica relojoeira – a criação de um movimento completamente mecânico, que consegue alimentar a luz quando necessário.
O PAM01800 é uma proeza relojoeira com quatro sistemas de patentes*, resistência à água de 50 bar (~500 metros) e função de luz de alimentação que dura 30 minutos, tudo encapsulado numa caixa com 49mm de diâmetro. A iluminação a pedido é alimentada por armazenamento de energia totalmente mecânico, uma inovação revolucionária. Com um simples gesto, ao abrir o sistema patenteado de proteção do botão de pressão, o relógio ilumina-se através de um mecanismo criado pelo Laboratorio di Idee da Panerai. Um feito alcançado através de uma disposição inovadora de quatro barriletes dedicados ao armazenamento de bateria – dos disponíveis no movimento – precisamente concebido para se desenrolar num microgerador que converte a energia mecânica em eletricidade. O compacto microgerador de 8 x 2.3 mm possui bobinas, ímanes e um estator construídos por medida e, para otimizar a eficiência energética, não incorpora eletrónica ativa – tem um rotor de alta velocidade que funciona a 80 rotações por segundo, gerando um sinal elétrico de alta-frequência de 240 Hz.

Esta energia é depois canalizada para iluminar vários indicadores no mostrador, incluindo a luz do indicador da reserva de energia e os indexes. Iluminar os elementos móveis como os ponteiros (patenteados) e o marcador de luneta (pendente de patente) foi um processo particularmente ambicioso. Ultrapassando inúmeros desafios, a equipa conseguiu também conduzir engenhosamente a eletricidade para a luneta no exterior da caixa do relógio, mantendo níveis excecionais de resistência à água. Este feito tecnológico não se limita apenas ao desvio inteligente da energia, mas também à otimização da energia mínima garantida pelo barrilete mecânico. Graças ao seu acionamento mecânico, é possível chegar a uma iluminação inteligente que, através de LEDs bem posicionados abaixo dos pontos, ilumina apenas 15 LEDs em simultâneo, versus o total de 60 LEDs do interior do anel.
Outro feito notável é a capacidade do mecanismo para providenciar uma duração prolongada de luz contínua de até 30 minutos. Um marco significativo, quando comparado com a limitada disponibilidade de energia das baterias tradicionais.
As inovações continuam com a função de Luz Elétrica que depende de quatro barriletes dedicados, com dois barriletes restantes que garantem a precisão do P.9010/EL durante os três dias de reserva de energia, mesmo que a energia da lâmpada elétrica se esgote.
Para combinar com o intrincado funcionamento interno, o PAM01800 foi colocado numa caixa Ti-Ceramitech™, fabricada em titânio ceramizado, material com patente pendente pela Panerai. Ao longo de sete anos de meticulosa pesquisa e desenvolvimento, a Panerai apresentou um pedido de patente para o fabrico em titânio ceramizado através de Plasma Electrolytic Oxidation, para obter uma tonalidade de azul muito característica. Este processo transforma a superfície da liga de titânio numa densa camada cerâmica, e a escolha específica destes elementos utilizados, combinados com a composição
eletrolítica, permitiu a criação da cor azul peculiar e marcante deste relógio, uma tonalidade inspirada pelo alto mar. Esta técnica produz uma resistência significativamente melhorada, e a caixa é 44% mais leve do que o aço, com uma resistência a quebras dez vezes superior à da cerâmica tradicional. Um material que consegue suportar altas pressões e tensões térmicas muito elevadas, e uma ode à missão da Panerai: criar instrumentos confiáveis e inovadores.
O mostrador contém um indicador de reserva de Bateria de Luz, característica distintiva da marca, com um indicador de pequenos segundos na posição das 9 horas, enquanto o sistema de luz da luneta com patente pendente ilumina a luneta rotativa do relógio no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. A robusta funcionalidade foi reforçada pela icónica ponte de proteção da coroa, uma marca da linguagem e do design Panerai que protege de forma segura a coroa de enrolamento contra impactos. Nesta interação, a histórica marca REG TM tem sido substituída de forma criativa por SUB LAB, marcando a identidade deste modelo de forma especial dentro das gamas Submersible. Para completar a estética do relógio, os índices e o ponteiro das horas estão acentuados a SuperLuminova® X2 verde – uma escolha consciente que evoca a sua vibração luminescente – agora num novo grau que assegura em 10% mais luminosidade do que a SuperLuminova® X1, após 180 minutos no escuro**. Os ponteiros dos minutos acentuados a azul e os pontos na luneta são iluminados pela SuperLuminova® X1. O modelo contém uma bracelete de borracha azul e uma segunda bracelete em bi-material.
O Elux LAB-ID PAM01800 é uma edição limitada a 150 peças, com uma disponibilidade de 50 peças por ano, durante três anos.
* Patente de titânio ceramizado azul e moldura com patente de índice luminescente pendente.
Patente de ponteiros luminescentes e patente de alavanca de proteção de botão concedida.
**de acordo com o protocolo correspondente descrito na norma ISO 17514.